domingo, 30 de dezembro de 2012

FALTAM APENAS DOIS DIAS

Veja como o prefeito está entregando a sua cidade
(Imagens de 30/12/2012)


Há dois dias para entregar o comando do governo municipal, o prefeito Nemias não se preocupou sequer com a sujeira que toma contas das ruas de Custódia, além, é claro, da sujeira que praticou no trato com o dinheiro público, ao longo dos doze anos que ficou no cargo máximo do poder executivo.
Durante os quatro anos da atual legislatura, eu e alguns companheiros da Casa João Miro da Silva temos denunciado os desvios, tanto de dinheiro quanto de conduta, desse governo que está terminando.
Afinal, o município recebeu, além do que normalmente é repassado para todos os municípios da federação, mais de trinta milhões de reais, referente à arrecadação de ISS das obras que estão sendo executadas em nosso território.
Onde todo esse dinheiro e os demais repasses foram parar? Vão dizer por aí que fizeram muito! Mas, muito o que? Calçamento mal feito, redes de esgoto que não funciona, reformas que não terminaram, obras feitas pelo Estado ou pela União, enfim. Digam-me, por favor, como irão justificar tanto dinheiro jogado fora.
Os servidores, inclusive os inativos, penaram para receber seus salários e olhem que pagar em dia era a principal bandeira desse governo. Mesmo com a justiça bloqueando contas, apesar das demissões em massa, dos protestos, estão entregando o município com salários atrasados.
A saúde não se fala. Sem dó e sem piedade dos que sofrem, muitos deles com doenças graves, retiraram os médicos e demais profissionais dos postos de saúde e do próprio hospital. Os serviços de saúde estão praticamente paralisados.
O município perdeu uma grande oportunidade de se estruturar para crescer. Poderia ter aproveitado o bom momento vivido nesses quatro anos para implantar seu distrito industrial e contratar uma consultoria especializada, a fim de atrair investimentos que possam gerar emprego e renda.
A incompetência desse governo foi tamanha, que não conseguiu trazer para o município sequer um canteiro de obras, seja da transposição, seja da transnordestina. Todos ficaram em Sertânia (Lote 11, Lote 12, Encalço e Vila para os reassentados)
A transnordestina chegou a instalar escritórios em Custódia, até porque seria o local estratégico para gerenciar a obra, mas acabou fechando os escritórios e instalando seus canteiros em Serra Talhada e Arcoverde. Em vez de negociar, o prefeito entrou com ações na justiça para cobrar mais impostos. Quem saiu perdendo foi o nosso município que perde empregos, diminui o dinheiro circulando na economia, o comércio vende menos. Sem falar que as instalações dos canteiros das obras poderiam servir para implantar uma faculdade ou uma escola técnica, por exemplo.
Então, sob esse olhar, o que temos que analisar e questionar, é o que deveria ter sido feito, principalmente nesses últimos quatro anos de arrecadação record e não apenas o que fizeram.
Sem nenhum escrúpulo e zelo pelo bem público, passaram a dilapidar o patrimônio público, depois do resultado das eleições. O sucateamento das máquinas, dois veículos, o sumiço de mobiliários, de materiais de construção, serão difíceis de serem recuperados.
Tiveram a ousadia de entregar máquinas a terceiros para ganhar dinheiro alugando para particulares, foi assim com a perfuratriz, que está sendo entregue com motor batido e com outros de tipos de máquinas. Isto nunca ocorreu em qualquer outro governo da história de Custódia.

Enquanto o lixo se acumula nas ruas, praças e avenidas, o mesmo não se pode dizer de materiais de construção das obras paralisadas, que vêm sendo roubados a luz do dia. Nesse domingo, 30 de dezembro, várias pessoas ligaram para a redação do blog para denunciar a retirada de pedras de calçamento na Vila Paulista. Fomos até o local e fotografamos um caminhão, supostamente de propriedade do prefeito, retirando as pedras que deveriam ser utilizadas no calçamento da mesma.
Seguimos o trajeto do caminhão e constatamos que todo material está sendo depositado em um loteamento particular. Um detalhe é que o referido caminhão quebrou justamente em frente ao cemitério, nas proximidades do loteamento.
Local onde as pedras estão sendo depositadas (um loteamento particular)

Enfim, um governo novo, uma esperança nova.
Um Feliz Ano Novo

sábado, 29 de dezembro de 2012

Luiz Carlos garante maioria na Câmara


Apesar de ter sido eleito com minoria na câmara de vereadores, cinco contra seis da oposição, o prefeito eleito, Luiz Carlos irá assumir seu mandato, no próximo dia 01 de janeiro, com maioria folgada na Casa João Miro da Silva, serão sete contra quatro da oposição.

Em reunião que aconteceu agora a pouco, na residência do vereador, Paulino Avícola, ficou fechada a chapa da Mesa Diretora, toda governista, com o vereador Nildinho de Biu na presidência, o vereador Gilberto de Belchior na Primeira Secretaria, o vereador Chico Elizeu na Segunda Secretaria e o vereador Rony Barbalho na Vice-presidência.
Participaram da reunião, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nildinho de Biu, Rony Barbalho, Uilson Leandro, Zé Neto, Paulino Avícola e Chico Elizeu, bem como o prefeito eleito, Luiz Carlos e o futuro secretário de administração, Cristiano Lira.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O teste do novo abatedouro foi adiado


Seria realizada uma visita às instalações e um teste do novo Abatedouro Público de Custódia, nesta quinta-feira, dia 27/12, com a presença do prefeito eleito, Luiz Carlos, comitiva e uma equipe enviada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado – SARA.
O teste, que seria feito com o abate de dois bovinos, acabou não acontecendo, porque o sistema pneumático, que aciona a pistola responsável pelo abate do animal, não funcionou.
O abatedouro está sendo construído com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da SARA, num terreno doado pela Câmara de Vereadores e será administrado pela prefeitura.
Os assessores da SARA, Dr. Gutemberg Maciel e João Pereira garantiram ao prefeito eleito, Luiz Carlos que na primeira quinzena de janeiro serão feitos os testes definitivos e a inauguração do abatedouro.


A Festa da Posse

O Prefeito Luiz Carlos estará assumindo os destinos do governo municipal, na próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, juntamente com o vice, Manuca de Zé do Povo e os vereadores eleitos.
A programação da festa de posse começa no dia 31, segunda-feira, com a celebração da missa em ação de graça, que será celebrada na Igreja Matriz, em horário ainda não confirmado. As 15:00 horas da terça-feira haverá a posse dos vereadores, seguida da eleição da Mesa Diretora e em seguida a posse do Prefeito.
Depois da posse, a Nação Amarela irá fazer a festa, animada pelo Trio Elétrico, Pantera e uma banda baiana, Bonde do Maluco, provavelmente na Av. Inocêncio Lima. Tá dado o recado.

Saneamento Básico

Afogados da Ingazeira será a 1ª cidade do Pajeú a ficar 100% saneada

Publicado em: 26-12-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Sertão

Na presença do prefeito Totonho Valadares (PSB), o governador Eduardo Campos assinou nesta quarta-feira a ordem de serviço para a execução das obras do sistema de esgotamento sanitário do município.
Quando elas estiverem concluídas, será a primeira cidade do Pajeú a ter 100% de suas residências saneadas.
A obra, que terá início agora em janeiro, tem um investimento previsto de R$ 32,5 milhões.
Ela prevê a construção de duas estações de tratamento de esgoto e de cinco estações elevatórias, a implantação de 195 quilômetros de tubulação para coleta de esgoto e a instalação de emissários. O prazo para sua conclusão é 18 meses.
O prefeito eleito José Patriota (PSB), que também participou da solenidade, disse ser importante que nesse período de seca “protejamos nossos mananciais”.
Ele fez um apelo aos outros prefeitos da região para que ajudem a salvar o Pajeú que hoje é praticamente um rio morto.

O projeto de saneamento de Custódia ficou engavetado, a cerca de três anos, porque o prefeito não fez sua parte, a desapropriação do terreno onde deveria ser construída a Estação de Tratamento dos efluentes. O prefeito de Afogados, como os de outros municípios fizeram direitinho a parte deles, garantindo essas obras tão importante, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Diplomação dos eleitos 2012

A Justiça Eleitoral fez a diplomação dos vereadores eleitos, suplentes de vereadores, prefeito e vice-prefeito, numa solenidade que reuniu políticos, seus familiares e correligionários de todos os partidos, coroando com sucesso, um processo eleitoral dos mais tranquilos dos úlitmos tempos.
O diretor do Cartório Eleitoral, Sr. Lauro foi o grande responsável pelo sucesso do pleito, como o próprio juiz eleitoral faz questão de frisar.
Lauro comandou e orientou os partidos e candidatos, de forma que ninguem saiu prejudicado, do início até o final do processo, inclusive com relaão as prestações de contas.
PARABENS LAURO, PARABENS AOS QUE FAZEM A JUSTIÇA ELEITORAL







sábado, 8 de dezembro de 2012

NATAL DE VACAS MAGRAS

Normalmente as pessoas utilizam o 13º para as compras de final de ano, aquecendo a economia e gerando novos empregos, mesmo que temporários.
Com os atrasos que vem ocorrendo no pagamento dos servidores municipais e a incerteza com relação ao 13º e o mês de dezembro, as pessoas preferem não se arriscarem e acabam indo as compras.
Muitos comerciantes já estão se queixando da falta de movimento em suas lojas, enquanto o Natal se aproxima. Não estaria na hora de o prefeito anunciar o pagamento do 13º e do mês de dezembro?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vereador contesta qualidade da ração animal

Em fevereiro do corrente ano o Vereador Gilberto de Belchior enviou Requerimento aos governos, Municipal, Estadual e Federal, alertando para provável seca que acabaria acontecendo, sugerindo providências a fim e evitar o colapso, principalmente no setor agropecuário.
De lá para cá muitas promessas foram feitas, porém, ações concretas e eficazes praticamente não aconteceram ainda. Atualmente o nosso rebanho praticamente desapareceu, restando algumas cabeças que de tão fracas, não sabemos se resistirão até a chegada das chuvas.
O noticiário do momento mostra o Governador Eduardo Campos prometendo bagaço de cana e cana inatura, para ajudar a salvar o rebanho.  A cana de açúcar é um alimento de difícil digestão, que deveria ser misturada a outros alimentos de fácil digestão e de melhor valor nutricional.
Então, esse bagaço de cana ou até mesmo a cana inatura, pode agravar ainda mais a situação do rebanho que ainda resta. O Governo do Estado poderia amenizar essa situação, fornecendo, além da cana, a ureia animal e o sal mineral, que manejado corretamente, teríamos uma alimentação de melhor qualidade e de baixo custo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O prefeito Luiz Carlos e o Vereador Gilberto recebem homenagem


Foi realizada na noite desta quarta-feira (05), no plenário da Câmara Municipal, a festa para homenagear os Melhores do Ano em Custódia. Empresários, comerciantes, médicos, secretários municipais, políticos e religiosos, receberam o título de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à população.
Ao receber o Certificado, o Vereador Gilberto de Belchior destacou a difícil tarefa de exercer a missão parlamentar e afirmou que essa premiação é uma extensão de outras provas de reconhecimento do seu trabalho: Em maio de 2012 eu fui classificado em 1º LUGAR na pesquisa de Preferência e Simpatia Pública no Segmento de Vereador, realizado pela Embrapp; em 07 de outubro fui reeleito com uma votação ampliada em quase quatrocentos votos em relação a minha primeira eleição, mesmo estando na oposição, então acredito que esse Título seja merecido.
O prefeito eleito, Luiz Carlos também recebeu o Certificado de Político do Ano, destacando as propostas de governo que pretende implantar a partir de 1º de janeiro próximo.
O jornalista do Pajeú, Itamar França foi o responsável pela pesquisa e entrega dos certificados, destacando a seriedade e a credibilidade desse trabalho que vem sendo feito em outros municípios da região.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Que o espírito natalino ajude a fortalecer a autoestima do povo brasileiro, de modo especial do povo custodiense - e que o sentimento e solidariedade, humildade e união prevaleça na luta contra os obstáculos da vida, entre eles, essa que é a pior seca dos últimos 50 anos, que afeta os nossos irmãos nordestinos, principalmente os moradores da zona rural. FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.
São os votos do Vereador Gilberto de Belchior.

Instituto Excelência elege os Melhores do Ano

Será no plenário da Câmara de Vereadores, hoje 05 de dezembro, a festa de premiação dos melhores do Ano. O evento será transmitido pela Rádio Custódia FM e serão premiados as melhores empresas e profissionais de diversas categorias que contribuíram, com seu trabalho, para a sociedade custodiense no ano de 2012.

Na cerimônia, haverá entrega de títulos aos eleitos em cada modalidade, que vai desde profissionais da área de saúde e direito até segurança, por exemplo. A pesquisa foi feita pelo Instituto Excelência, onde a população manifestou sua opinião. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram entrevistadas. A festa dos Melhores do Ano é uma iniciativa do Blog do Itamar França e Jornal O Binóculo.