domingo, 30 de junho de 2013

Brasil Campeão


Rio de Janeiro, 30 jun (EFE).- Sem tomar qualquer conhecimento daquela que é apontada em quase todo o mundo como a melhor seleção do mundo, o Brasil se sagrou campeão da Copa das Confederações neste domingo ao atropelar a Espanha no Maracanã na final por 3 a 0.
Apoiada por mais de 70 mil torcedores no estádio, a seleção pentacampeã mundial apresentou um futebol envolvente e conquistou um título em casa pela primeira vez desde 1989, ano em que ficou com o troféu da Copa América. Fred, com dois gols que o tornaram um dos artilheiros da competição, e Neymar construíram o placar.
A conquista não deixa de ser também um alívio para a presidenta Dilma, cuja popularidade sofreu queda de 27% desde o início das manifestações de ruas, protestando contra corrupção, saúde, educação, que precisam de investimentos enquanto o País vem investindo mais de 28 bilhões com as obras relacionadas com a copa do mundo.

sábado, 29 de junho de 2013

Festas Juninas


São João e São Pedro sempre foi e continuará sendo a festa mais popular do sertão nordestino. Da mais nova criança ao mais idoso, todos participam, e o que é mais importante, em todos os lugares!
Não precisa de grandes produções para se reunir o povo nas festas juninas. É a manifestação cultural espontânea do povo. Festa Junina tem a ver com o forró, o samba de coco, bacamarteiro, quadrilha junina e tantas outras manifestações populares.




Esse ano não foi diferente. Em todas as escolas tivemos atividades festivas, concurso de quadrilha, a tradicional festa do Lamarão e para fechar com chave de ouro, a festa de São Pedro, na Vila Belchior Ferreira Nunes, com apresentação de bandas de forró.

Rainha do Milho da Escola Manoel Rodrigues

O vereador Gilberto de Belchior defende maior investimento nas festas juninas, pelo poder público, justamente por ser um evento que beneficia toda população, não apenas na festa em si, mas também economia local, com o aquecimento das vendas no comércio e até no humor das pessoas que melhora nesse período.



Os alunos especiais da Escola Manoel Rodrigues, com o vereador Gilberto, radiantes na festa que a Escola preparou.


A Quadrilha Arroxe o Nó, comandada pelo Professo Galdino foi uma das campeãs nesse São João.

O prefeito Luiz Carlos promete muito mais festa junina, no próximo ano. 

quinta-feira, 27 de junho de 2013

II Conferência Municipal de Educação

Foi aberta, ontem a tarde, a Segunda Conferência Municipal de Educação, que irá abordar sete Eixos, entre os quais, o Plano Nacional de Educação, Diversidade, Justiça Social, Direitos Humanos, Democracia, Cultura, Sustentabilidade e muitos outros.

O vereador Gilberto de Belchior fez a abertura da conferência, representando a Câmara de Vereadores. A secretária de educação, Nerice fez uma explanação geral da Conferência e em seguida o prefeito, Luiz Carlos declarou aberta a Conferência.

Depois da leitura e aprovação do Regimento Interno da Segunda Conferência Municipal de Educação, o professor Otacílio Góis fez uma retrospectiva da educação no Brasil, desde a chegada da Família Real até os dias atuais. Segundo ele, o País teve seu primeiro plano nacional de educação em 1932, quando o País se preparava para elaboração de uma constituinte, vindo a discutir uma lei de diretrizes e bases, por volta de 1946.

Até o final dos governos militares, apenas a classe média e a elite tinham acesso à educação. A partir daí, houve investimento pesado na educação, com ampliação das vagas nas escolas públicas e privadas, com a inclusão de todas as classes sociais no processo educacional, em detrimento da qualidade do ensino, situação que perdura até os dias atuais.

O vereador Gilberto de Belchior foi convidado para representar o Município, na condição de Delegado, perante a Conferência Estadual, falando sobre o Eixo “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente”.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pesquisa para Governador

Armando Monteiro venceria em todos os cenários
 
amn gde

Na primeira pesquisa para governador de Pernambuco encomendada por este blog ao Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT) aparecem na frente, empatados tecnicamente. Armando lidera com 23,1% e João vem logo em seguida, com 21,7%. Em terceiro vem o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSC), com 8,6%.

É muito provável, entretanto, que os entrevistados tenham confundindo o ex-prefeito do Cabo com o ex-presidente Lula (PT), embora na cartela esteja claramente o nome Lula Cabral, que entrou, vale a ressalva, porque o presidente nacional do PSC, partido que Lula preside no Estado, assumiu a legenda com a condição de abrir um palanque para o candidato a presidente da sigla, Pastor Everaldo.

O Instituto Opinião testou quatro cenários por causa da indefinição do PSB. Neste primeiro, entrou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que aparece em quarto lugar, com 7%, enquanto o vice-governador João Lyra Neto (PDT) desponta com 5,1% das intenções de voto. O último é o pré-candidato do PMDB, Júlio Lóssio, com 2,5%. Brancos e nulos somam 10,8% e 21,2% dos entrevistados se apresentaram indecisos.

Na estimulada, modelo pelo qual o eleitor é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do disco que contêm os nomes dos postulantes, quem lidera é o governador Eduardo Campos, com 17%, mas este não entra na disputa porque já foi reeleito. Em seguida vem Armando Monteiro, com 2,5%, e João Paulo com 2,2%.

Outros nomes foram citados pelos entrevistados: Eduardo da Fonte (1,6%), Jarbas Vasconcelos (1,6%), João Lyra Neto (1%), Lula Cabral (0,8%), Fernando Bezerra (0,7%), Geraldo Júlio (0,4%), Antônio Figueira (0,3%), Humberto Costa (0,3%), Daniel Coelho (0,2%) e Tadeu Alencar (0,1%).

Foram lembrados ainda Lula (0,1%), José Múcio (0,1%), Paulo Rubem (0,1%), Cadoca (0,1%), Ana Arraes (0,1%), Edilson Silva (0,1%), Raquel Lyra (0,1%) e Yves Ribeiro (0,1%).

Nesta modalidade, os indecisos sobem para 64,1% e brancos e nulos representam 6%.

O levantamento foi a campo entre os dias 14 e 17 deste mês em 80 municípios do Estado, cobrindo todas as regiões da Zona da Mata aos sertões do Pajeú, Moxotó, Araripe, Sertão de Salgueiro e Vale do São Francisco, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Armando tem mais intenção de voto entre os eleitores do sexo masculino – 26,4% contra 20,2% do feminino; aparece bem situado entre os eleitores que ganham acima de dez salários (31,9%), entre os eleitores com grau de instrução superior (26,8%), e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (24,3%). Seu menor indicativo de voto está entre os com grau de instrução até a quarta-série (19,4%).

João Paulo, que desponta em segundo, também tem sua maior taxa entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (28,7%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (26,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 23 a 34 anos (22,9%). Sua menor taxa de indicação de voto aparece entre os que cursam até a quarta-série (14,6%).

O ministro Fernando Bezerra Coelho, que pode deixar o PSB e disputar o Governo do Estado por outra legenda, tem sua maior taxa de indicações de voto entre os eleitores que ganham entre três e cinco salários (10,7%) e menor entre os eleitores com renda entre cinco a dez salários (2,8%).

Por região, João Paulo bate Armando na Metropolitana, mas perde nas demais áreas do Estado. No Grande Recife, ele aparece com 37,8% contra 20,1% de Armando. Mas a partir da Zona da Mata, passa a ser engolido pelo trabalhista, que tem 21,8% das intenções de voto contra 19,5% de João.

É a partir do Agreste, entretanto, que Armando começa a se distanciar de João Paulo. Ele aparece com 30,2% das intenções de voto contra 7,9% do petista. Nos sertões em geral, Armando tem 27% contra 4,9% de João e no São Francisco a diferença pró-Armando é de 11,3% para 5,3%.

Por ser da Região Metropolitana, Lula Cabral tem 8,9% nessa região e 12,4% na Mata, desaparecendo no Sertão. Já o ministro Fernando Bezerra tem seus maiores indicações na sua região, o Vale do São Francisco, onde desponta com 38,4%. É no São Francisco também, onde Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina, aparece melhor: 15% das intenções de voto.

Na Região Metropolitana, Fernando Bezerra só tem 3,6% e Lóssio 0,8%. Já o vice-governador João Lyra Neto, que hoje está no PDT, mas pode migrar para o PSB, tem no Agreste, sua região de atuação - a partir de  Caruaru -, 12,5% das intenções de voto, enquanto na Região Metropolitana não passa de 2,4%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

grafico gde

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dilma tem 10 pontos à frente de Eduardo em Pernambuco

montagem gde

Faltando um ano e quatro meses para as eleições presidenciais, a presidente Dilma Rousseff (PT) continua sendo a preferida para 44,6% dos pernambucanos, segundo pesquisa do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), contratada com exclusividade por este blog.
Pré-candidato do PSB, o governador Eduardo Campos aparece em segundo, com 33,7%, seguido da ex-senadora Marina Silva (sem partido), com 5,9%, e Aécio Neves (PSDB), o lanterninha, com apenas 3%.

Brancos e nulos somam 6,6% e indecisos 6,2%.

Foram aplicados dois mil questionários em 80 municípios de todas as regiões do Estado, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na espontânea, modalidade na qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do disco que contém os nomes avaliados, Dilma Rousseff lidera com 25,9%. Lula aparece em segundo, com 9,8%; Eduardo Campos em terceiro, com 8,5%; e Aécio em quarto, com 1,4%. São citados ainda José Serra (0,5%), Marina Silva (0,5%), Cristovam Buarque (0,1%), Fernando Collor (0,1%), Geraldo Júlio (0,1%) e Jarbas Vasconcelos (0,1%).

Dilma tem seus maiores percentuais de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar de até um salário mínimo (55,8%). Está bem situada também entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (49,5%) e entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (48,9%).

Suas menores taxas aparecem entre os que possuem renda acima de dez salários (23,4%), com grau de instrução superior (35,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (43,2%).

Com praticamente dez pontos abaixo de Dilma, Eduardo aparece melhor situado entre os que têm renda superior a dez salários (41,5%), com alto grau de instrução no ensino médio (35,9%) e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (36,1%).

As taxas mais baixas de intenção de voto estão entre os com renda familiar até um salário (29,3%), com grau de instrução da 5ª a 8ª séries (31,5%) e entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (31,7%).

Por região, os maiores percentuais de Dilma aparecem no Sertão Central, Pajeú, Moxotó e Araripe (59,7%), no Vale do São Francisco (54,1%), no Agreste (48,5%), na Zona da Mata (43%) e na Região Metropolitana (37,4%).

Já Eduardo aparece melhor na Zona da Mata (41,3%), na Região Metropolitana (37,2%), no Agreste (28,2%), no Sertão em geral (27%) e no Sertão do São Francisco (26,3%).
O melhor percentual de Marina é na Região Metropolitana (7,7%), e o de Aécio Neves no Agreste, onde aparece com apenas 4%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.
principal gde

São João no Ingá


A festa mais popular dos sertanejos, o São João atrai crianças, adolescentes, adultos e idosos, em todos os recantos, na cidade e no campo.

O vereador Gilberto de Belchior defende que as festas juninas tenham apoio e incentivo da prefeitura. É uma manifestação popular envolvente, que melhora o astral da população, reúne famílias e pode movimentar a economia, se bem planejada.


É também uma ótima oportunidade para os artistas da terra, principalmente o nosso Pé de Serra, que está em toda parte.
No Ingá, o Vereador patrocinou a festa na última sexta feira, com uma apresentação da quadrilha, Chapéu de Palha e um show de Luciano Lima. A galera se divertiu. Espero que a partir do próximo ano tenhamos um São João bem mais animado, para
isto, irei encaminhar uma proposição ao Executivo, com propostas de investimento nessa festa popular, afirma Gilberto.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Protestos em Recife

Imagens do Blog do Magno

Manifestantes ocuparam as ruas de Recife e os protestos continuam em todo País. É a falência de um modelo falido e ultrapassado, que precisa ser revisto. A paciência se esgota e chega a hora que não dá mais para suportar. É evidente que há muitos oportunistas nesses protestos, inclusive políticos corruptos que passaram boa parte de suas vidas roubando o dinheiro do povo, acumulando fortunas e agora tentam posar de santos. O bom senso recomenda que todos os brasileiros procurem tirar alguma lição desses movimentos. 

dois gde

tres gde

um gde

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Protestos - O Aviso foi dado

É estranho que, justamente nesse momento em que o País sedia uma competição esportiva internacional, esteja acontecendo essa explosão de protestos em diversas capitais. Justamente a garotada, supostamente mais interessada no futebol. Não seria um momento para estarem alegres, aproveitando os jogos que estão acontecendo?
Tá na hora dos nossos governantes botarem as barbas de molho. Isso não é apenas coisa de preço de passagens não! Tem muito ingrediente nessa comida! Quem não se lembra do movimento Collor, quando o povo derrubou uma oligarquia e collocou no poder um nordestino sem expressão política nacional?
"Todo poder emana do povo e em nome dele deverá ser exercido"! Este é um preceito constitucional do qual não podemos esquecê-lo jamais.
Se esse movimento irá acabar hoje ou aumentar, nas ruas do nosso País, não importa. O recado já foi dado!
É como diz o velho ditado. "Tudo nessa vida tem um limite". Se a justiça não resolve, se os governantes não resolvem, se o nosso legislativo não resolve, uma hora dessas o povo resolve tomar uma atitude. E quando o sentimento de revolta transborda, basta um grito de vamos lá minha gente. A internet está aí para isto e as pesquisas comprovam: 81% dos manifestantes declaram que tomaram conhecimento e foram as ruas através de um chamado pela internet.
VAMOS VER EM QUE DARÁ ISTO.

sábado, 15 de junho de 2013

Conselho Rural entrega documentos

O Coordenador do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jucelino Moreira Alves entregou o Estatuto e a lista das Entidades que compõe o referido conselho, na Câmara de Vereadores. No dia 06 do corrente mês foi nomeada uma Comissão Eleitoral que irá organizar a eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, a ser realizada no próximo mês de julho, cujo Edital deverá ser publicado nos próximos dias.
A Comissão é composta pelos vereadores, Gilberto de Belchior, Yolanda e a presidente da Associação do Sítio Lagoinha, Senhora Alzenira.
Os vereadores reclamavam da demora para entrega dos documentos, sem os quais seria impossível realizar a eleição. A Mesa Diretora ainda teve que protocolar uma representação junto ao Ministério Público. O vereador Gilberto, membro da Comissão Eleitoral lamenta o episódio e diz que deseja apenas colaborar para que a eleição seja livre, transparente, respeitosa e democrática, vencendo aquele que tiver melhores propostas e estrutura para melhorar a vida dos homens e mulheres do campo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Boa Notícia para a Comunidade Riacho do Meio


Conforme noticiamos ontem, a perfuração do poço do Riacho do Meio já foi concluída, e, com sucesso. Com uma vazão de aproximadamente 3.000 litros por hora de água de excelente qualidade, aquela comunidade já poderá contar, a partir de agora, com importante reforço no seu abastecimento, garantindo a segurança hídrica da população.
Em breve será feita a instalação do poço, para atendimento da comunidade, um esforço do governo municipal e da Codevasf.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Riacho do Meio recebe Sistema de Abastecimento Dágua


O secretário de agricultura, Joãozito Moura, juntamente com os vereadores, Gilberto de Belchior e Rony Barbalho visitaram a região do Riacho do Meio, hoje pela manhã, onde está sendo perfurado um poço artesiano comunitário, mais uma ação do Governo Luiz Carlos e da Codevasf.


Se viável, o poço irá abastecer aquela comunidade. Essa é a prioridade do governo atual, abastecimento dágua. Nós precisamos aumentar nossas reservas hídricas, e paralelamente incentivar a introdução de tecnologia de irrigação localizada, voltada à produção de palma forrageira, sorgo, milho e outras forrageiras, para que o nosso criador possa ter sucesso nas suas atividades, resume Gilberto de Belchior.

Vereador pede melhoria das estradas

O Primeiro Secretário da Câmara, vereador Gilberto de Belchior está encaminhando Indicação ao prefeito Luiz Carlos e ao secretário de obras, Luciano Lira, pedindo a conservação de algumas estradas vicinais, por onde é maior o fluxo de veículos, principalmente do transporte escolar e de carros pipas que precisam levar água para essas comunidades. 
Gilberto sugere que os serviços sejam feitos agora, que o solo ainda está um pouco úmido, o que facilita o serviço, com menos desgaste para as máquinas, menor consumo de combustível e mais qualidade das estradas, pois, com o solo úmido teremos melhor compactação e menos poeira no verão.
Entre as estadas mais críticas apontadas pelo vereador Gilberto, estão: Serra da Torre, Caldeirão, Mocó, São Francisco, Cacimba Limpa, Poço do Capim, Jeramataia, Marias Pretas, Riacho Novo, Bigode, entre outras. 

Câmara de Vereadores leva caso do Conselho Rural ao Ministério Público

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, através do Ofício nº 074/2013, de 11/06/2013, levou ao conhecimento da Promotora de Justiça, Dra. Liana Menezes Santos os problemas que vêm ocorrendo no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, comandado pelo vereador Cicinho.
A Diretoria do Conselho, que tem como Coordenador o Senhor Jucelino Moreira Alves vem se recusando a entregar cópia dos documentos aos membros, Titulares, impedindo dessa forma, que os associados conheças as normas que precisam seguir.
Agora, com a proximidade das eleições para renovação da Diretoria, o Coordenador, Jucelino e o Secretário Cicinho se recusam a entregar cópia do Regimento Interno e lista dos eleitores, até mesmo aos membros da Comissão Eleitoral, eleitos na última Reunião, realizada no dia 06 do corrente mês

CRONOLOGIA DOS FATOS:
  • No dia 03/06/2013 o Coordenador Jucelino mandou o ofício de nº 005/2013 pedindo ao Presidente da Câmara de Vereadores que enviasse ofício informando os nomes dos vereadores que iriam compor o Conselho;
  • No mesmo dia 03/06/2013 o Presidente da Câmara, através do Ofício nº 064/2013, indicou os nomes dos vereadores, Gilberto de Belchior(Titular) e Paulino Avícola (Suplente), pela situação e de Fábio Medeiros (Titular) e Yolanda (Suplente);
  • No dia 06/06/2013 o Conselho se reuniu em Assembleia Geral e acatou as indicações dos membros da Câmara, tanto que elegeu os vereadores Gilberto de Belchior e Yolanda para compor a Comissão Eleitoral (três pessoas), que irá coordenar as eleições do próximo mês de julho;
  • No dia 11/06/2013 o Coordenador, Jucelino entregou, em mãos, o Ofício nº 008/2013, ao Presidente da Câmara, informando que não iria entregar cópia dos documentos, porque a Câmara havia perdido o direito de participar do Conselho.

Esse último ofício causou indignação nos vereadores, porque ele anula uma decisão da Assembléia Geral, que é o órgão máximo do Conselho, não podendo jamais, um coordenador ou qualquer outro membro anular uma decisão dele.
O assunto foi tema de debate intenso na Reunião que aconteceu nesse mesmo dia, onde o vereador Cicinho foi acusado de favorecimento político e até de quebra do decoro parlamentar, por ter assumido, perante o Poder Legislativo, o compromisso de entregar os documentos do Conselho e de não ter honrado esse compromisso.
O caso foi relatado pela Mesa Diretora da Câmara e encaminhado para o Ministério Público tomar as providências cabíveis. Entre as providências solicitadas pela Câmara, destacam-se:

1.    Acesso imediato ao Regimento Interno do Conselho (Estatuto), lista de eleitores, aptos a votar e ser votado, livros de atas, resoluções e todo documento que tiver alguma ligação com o processo eleitoral;
2.     Intimação da Diretoria do Conselho para prestar esclarecimentos dos atos que antecedem o período eleitoral, que eventualmente possam favorecer os membros da Diretoria, nas próximas eleições;
3.     Nomeação, por parte do MP de um representante par acompanhar o processo eleitoral em curso;
4.     Mudança do calendário eleitoral e formação de uma Comissão suprapartidária, sob a orientação do MP e da Justiça Eleitoral, para coordenar as eleições.

O vereador Gilberto de Belchior afirmou da Tribuna que as eleições não têm como serem realizadas dessa forma, porque, recebeu da Assembléia Geral a incumbência de coordenar o processo eleitoral, porém, sem a documentação do Conselho não tem como fazer isto.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Vereador Wilson Criticou o Cancelamento do Leite de Cacimba Limpa


Depois do vereador Gilberto de Belchior ter denunciado a transferência do Leite de Cacimba Limpa para o Açude dos Costas e de ter aprovado Requerimento pedindo explicações ao Secretário de Agricultura do Estado, ontem foi a vez do vereador Wilson soltar o verbo.
Criticou a política mesquinha onde tudo que se faz é pensando no voto e que retirar o leite de uma comunidade carente, nesse período de seca, é uma injustiça. É como se quisessem se vingar do povo do Ingá pela derrota nas últimas eleições.
Wilson também criticou a denúncia contra o transporte de universitários, que resultou no sacrifício de centenas de estudantes, a maioria de bixa renda, que não têm condições de pagar por um transporte particular. 
Ratificando o que o prefeito Luiz Carlos já afirmou no seu programa de rádio e resumindo o pensamento da bancada governista, Wilson garantiu que os estudantes universitários terão o transporte normalizado.

O clima esquentou na Câmara de Vereadores ontem




O Vereador Gilberto de Belchior havia encaminhado um Requerimento solicitando cópia do Estatuto e relação dos eleitores aptos a votarem e serem votados no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, o qual constava na pauta da Reunião do dia 04 do corrente mês.
 O vereador Cicinho reagiu duramente contra o Requerimento, alegando não haver necessidade, pois, ele como Secretário do Conselho poderia fornecer tais documentos, sem a necessidade maiores formalidades.
De pronto o vereador Gilberto retirou seu requerimento, mediante o compromisso de Cicinho de entregar os documentos, porém, houve a Reunião do Conselho no dia 06 e até a reunião de ontem nada de documentos.
Em vez dos documentos prometidos, o Coordenador do Conselho chegou na Câmara, ontem pela manhã com um ofício, se negando a entrega-los, alegando que a Câmara estava impedida de participar do Conselho.
Foi aí que o debate esquentou, com o vereador Cicinho tentando defender o indefensável e sendo acusado de se beneficiar politicamente dele e até de falta com Decoro Parlamentar, ou seja, assumir compromisso perante o Poder Legislativo e não honrá-lo.
O caso está sendo encaminhado para o Ministério Público e as eleições correm o risco de serem canceladas.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Campanha da Vacinação Contra a Paralisia Infantil

Dia D de Mobilização deflagrou neste sábado (8) a ação da Secretaria de Saúde contra a paralisia infantil. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos podem ainda ser vacinadas até 21 de junho, em todas as unidades básicas de saúde, bem como na Unidade Mista - UMEBE. 
Além das unidades permanentes de vacinação, Um posto móvel foi instalado no Dia D na Praça Pe. Leão. Centenas de pessoas se envolveram com a campanha, que ficou marcada pela organização e alegria, com a qual a equipe de saúde recebeu cada criança superando todas as expectativas.

ENTENDA A CAMPANHA DESTE ANO – Em 2012, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças no país, o que representou 99% do público alvo. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam.


Já neste ano, o público alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação. Os pais devem sempre levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial.

VACINA ORAL - Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação, que protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.



CASOS – O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Mais uma promessa da transposição

Assinada mais uma ordem de serviço do Projeto São Francisco















O Ministério da Integração Nacional assinou, nesta semana, a primeira ordem de serviço das obras complementares do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, no valor de R$ 114,5 milhões. Ao todo, mais de 1,5 mil trabalhadores devem ser contratados para reforçar as frentes de trabalho nos quase 200 quilômetros de canais que passam pelos municípios pernambucanos de Floresta, Betânia, Petrolândia e Custódia.

“Com esse contrato, vamos retomar todas as obras ao longo do Eixo Leste. Isso vai nos permitir viabilizar 100 quilômetros de água até o final de 2014”, disse o ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Já na próxima semana, mais 90 trabalhadores estarão em campo neste trecho correspondente às metas 1 e 2 do Eixo Leste, que inicia com a captação de água do Rio São Francisco, em Floresta (PE), e vai até o Reservatório Barro Branco, em Custódia (PE).

Esta primeira fase contempla a mobilização de pessoal, equipamentos, implantação e reforma de canteiros e administração. A ordem de serviço assinada esta semana faz parte do contrato, no valor total de R$ 467,4 milhões, firmado, em maio, com as empresas S.A. Paulista e Somague, vencedoras da licitação.

Atualmente, a maior obra de infraestrutura hídrica do país emprega 5,1 mil trabalhadores e mobiliza 1,5 mil equipamentos. Em alguns trechos do empreendimento – em São José de Piranhas (PB), Salgueiro e Cabrobó (PE) – há operários atuando 24 horas por dia.

Transporte de Estudantes Universitários


Apesar de não obrigatório, o governo municipal, não só de Custódia, mas também de outros municípios, têm colocado ônibus para levar estudantes universitários para outros municípios, inclusive os ônibus amarelinhos doados pelo governo federal para o transporte escolar da zona rural.
Tudo estava indo bem, aqui em Custódia, até ontem, quando o prefeito, Luiz Carlos foi notificado pelo Ministério da Educação, por causa de uma denúncia, não sabe ainda o autor dela.
Para não correr o risco de comprometer o transporte dos alunos da zona rural, o prefeito preferiu suspender o transporte, temporariamente, enquanto providencia outra  alternativa para ajudar os alunos universitários.


quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Vereador Gilberto de Belchior pede a volta do leite da Cacimba Limpa


Inconformado com o cancelamento da distribuição do leite, na Associação da Cacimba Limpa, o Vereador Gilberto de Belchior aprovou Requerimento a ser encaminhado ao Secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo Santos e para outas autoridades, pedindo o restabelecimento da distribuição do leite, pelo programa, "Leite de Pernambuco", através da Associação.  
Os moradores da Cacimba Limpa e região afirmam que o leite foi desviado para Açude dos Costas e pedem uma providência urgente.

sábado, 1 de junho de 2013

Recuperação da palma forrageira


A prefeitura de Custódia, com o apoio do Governo do Estado, através do IPA deflagrou uma grande campanha pela recuperação da palma forrageira, destruída pela praga da Cochonilha do Carmim, que foi trazida do México e disseminada na região do Moxotó e Pajeú, atualmente presente já em outros estados.

O prefeito Luiz Carlos, que também é criador e veterinário, juntamente com o vereador, Líder do governa na Câmara, Gilberto de Belchior, que também é criador e Engº Agrônomo acompanharam, hoje pela manhã, o trabalho de distribuição de raquetes, da variedade Orelha de Elefante, Mexicana, por ironia do destina, essa variedade de palma é originária do mesmo país que mandou a destruidora praga para a nossa região.

Com experiência na área de irrigação, o vereador Gilberto aconselha a cada agricultor a instalação de um mini sistema de irrigação, por gotejamento, para o cultivo dessa variedade de palma ou da palma miúda, que também é conhecida como palma doce. Não dá mais para se plantar palma como antigamente. Temos que cultivá-la como uma cultura nobre, com irrigação, tratos culturais, adubação, que pode ser orgânica, utilizando o próprio esterco de curral, de fácil aquisição pelo criador.

Precisamos formar bancos de sementes, para posterior distribuição com os agricultores, assegura Gilberto. Estou estudando, juntamente com o prefeito, Luiz Carlos, e inclusão no Orçamento da União, recursos para que o nosso município potencialize esse processo de recuperação da palma e consequentemente da pecuária, já a partir do próximo ano. O primeiro passo é fortalecer o nosso criador com relação a recuperação das nossas pastagens e introdução de tecnologia para melhorar a nossa produtividade, tendo a pequena irrigação como ferramenta indispensável.


O segundo passo será o melhoramento dos nossos rebanhos, com a introdução de raças especializadas na produção de leite ou de carne, seja através de financiamentos, seja através de doações, seja através de aquisições com recursos do próprio criador. O que não podemos mais é permanecer praticando os sistemas antigos, inseguros e improdutivos. Custódia será pioneira nessa batalha, até para honrar também as nossas profissões, me refiro a minha (Agrônomo) e a do prefeito (Veterinário).