quarta-feira, 31 de julho de 2013

De volta ao meu aconchego

Prezados Leitores

De volta ao trabalho, revigorado, depois de uma semana de descanso num dos melhores paraísos ambientais do nosso querido Brasil, não poderia de deixar de postar algumas imagens feitas durante essa curta temporada.

Antes, porém, gostaria de registrar um fato histórico dessa viagem. Na cidade de Cáceres, muito próximo à divisa com a Bolívia, nós fotografamos um monumento localizado na praça mais antiga da cidade, na margem do Rio Paraguai. É um marco em homenagem ao Tratado de Madrid, celebrado em 1750, entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI da Espanha, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas.  O Tratado de Madrid revogou o Tratado de Tordesilhas, que nunca havia sido respeitado.
Enquanto pescávamos, esse tuiuiú posou a menos de 10 metros
O Tratado de Madrid deu ao Brasil, os contornos territoriais aproximados do que temos atualmente. Por que aproximados? Por que algumas áreas foram anexadas ao nosso território depois do tratado de Madrid. Um exemplo foi a área que forma atualmente o Estado do Acre. Outro exemplo está na fronteira com a Bolívia, que pelo Tratado de Madrid teria o Rio Paraguai como limite, na altura da cidade de Cáceres. Entretanto, a atual fronteira com a Bolívia encontra-se atualmente a cerca de 80 km depois do Rio Paraguai, naquela altura do estado do Mato Grosso.


Nesse prazeroso passeio nós tivemos a oportunidade de ficar um dia inteiro dentro do Rio Paraguai, em contato com o Pantanal. Como se pode notar, a natureza nessa região está praticamente preservada. É um grande ativo ambiental para ser apreciado e preservado. 
Nossos agradecimentos à família Pires, radicada em Cáceres, pela hospitalidade, pelo carinho e pelo apoio, durante todo nosso passeio, de modo especial a Auzirinha, Élcio,  Gentil, Danilo, emfim, não dá para citar o nome de todos. Até a próxima.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pequena pausa do Blog

Prezados leitores

O nosso blog deverá ficar sem postagens por alguns dias, pelo fato de que este vereador estará viajando até o dia 30 do corrente mês. Será um pequeno descanso, na companhia da esposa e do neto Matheus, que não vê a hora de embarcar, para conhecer áreas do Pantanal, um dos mais belos Cartões Postais do nosso País.

Um abraço e até breve.
Vereador Gilberto de Belchior 

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Orçamento Participativo

Uma das promessas de campanha do prefeito Luiz Carlos foi a elaboração do Orçamento Municipal, com a participação popular, o chamado Orçamento Participativo.
No próximo dia 20 do corrente mês de julho será realizada a primeira Audiência Pública com essa finalidade, no Distrito de Quitimbú, para a qual estão sendo convidados, além das secretarias municipais e representantes do Poder Legislativo, representantes das associações e lideranças políticas, religiosas e familiares daquela região.
O vereador Gilberto de Belchior está encaminhando Indicação, para inclusão no Orçamento, a construção do açude da Cabaça,  com a finalidade de reforçar o abastecimento dágua do Umbuzeiro da Telha, Retiro e região circunvizinha. Essa obra, afirma Gilberto, eu tenho lutado por ela desde os tempos em que trabalhava na extinta Cisagro. Não a fiz naquela época, porque no meu departamento só havia trator de esteira, o que tornava a obra impossível de ser realizada. No próximo ano, com a aquisição de uma escavadeira mecânica, conforme está previsto, nós podemos fazer essa obra com certa facilidade.
Outras Audiências Públicas deverão ser realizadas nos demais distritos e bairros da cidade.

Como anda a saúde de Lula?

Lula repele boatos sobre a saúde. Diz que está "110%"
 Apesar de boatos relacionados com seu estado de saúde, o ex-presidente Lula disse a um aliado durante sua viagem à Alemanha, há cerca de dez dias, que está '110%'. A informação é de Vera Magalhães na Folha de S.Paulo desta quarta-feira. A nota da colunista vem a propósito de uma sucessão de informes dando conta de que Lula estaria recorrendo a tratamento extra clínico, como ao médium João de Deus, Goiás.
Procurando desmentir com fatos tais versões, o ex-presidente tem se movimentado intensamente em torno de articulações políticas, mantendo pauta que vai desde encontros com a presidente Dilma a corrreligionários petistas. Tudo passando pela sucessão presidencial, em São Paulo e nos Estados, dos quais não escapa Pernambuco, onde ele retomou os contatos com o governador Eduardo Campos.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Vereador cobra estradas

O vereador Gilberto de Belchior encaminhou Indicação ao prefeito, Luiz Carlos e ao secretário de obras, Luciano Lira, pedindo a manutenção das estradas, que se encontram em situação precária. O vereador tem sido cobrado pelas comunidades que o elegeu, mas garante que tem feito a sua parte, de informar e pedir as providências. O Blog do Vereador publica a seguir a íntegra da Indicação Nº 078/2013, datada de 13/06/2013. 


 I N D I C A Ç Ã O  N.º 078/2013


“Solicita-se a manutenção de estradas e dá outras providências”.


  Indicamos à Mesa, ouvido o Plenário e atendidas as formalidades regimentais, seja feito veemente apelo ao Exmº Senhor Prefeito, Luiz Carlos Gaudêncio de Queiroz e ao Secretário de Obras, Luciano Lira, no sentido de que seja feita a manutenção das estradas abaixo relacionadas:
1.    Serra da Torre, Mocó e Caldeirão;
2.    São Francisco e Cacimba Lima;
3.    Pindoba do Ingá;
4.    Poço do Capim, Bigode e Riacho Novo;
5.    Jeramataia, Marias Pretas.


J U S T I F I C A T I V A


                        
        A população depende das nossas estradas vicinais para desfrutar do seu direito elementar de ir e vir, seja transportando mercadorias, seja deslocando doentes, levando seus estudantes paras as escolas, levando água com os carros pipas, enfim, sem a estrada não se pode falar em progresso de uma região.
         Essas estradas encontram-se em péssimas condições de conservação, tornando o transporte escolar e o de água, através dos carros pipas, uma tarefa extremamente difícil, bem como o fluxo dos demais veículos das comunidades citadas.
         A Secretaria de Obras deveria aproveitar esse momento de final de inverno, em que os solos encontram-se com pouca umidade, para realização dessas tarefas, uma vez que o desgaste das máquinas e o consumo de combustível serão menores. O solo com umidade, desde que não seja excessiva, possibilita uma melhor compactação, proporcionando maior durabilidade das estradas, reduzindo também a poeira do verão.
 
            Sala das Sessões Legislativas, em 13 de junho de 2013.


Vereador GILBERTO NUNES VALERIANO.
(Gilberto de Belchior)
-Indicante-

Prefeito mostra ações do seu governo

O prefeito Luiz Carlos, juntamente com secretários e vereadores fizeram uma apresentação, ontem pela manhã, de duas máquinas recebidas do Governo Federal, sendo uma retroescavadeira e uma motoniveladora. Ele poderia ainda ter apresentado uma frota de 06 ônibus escolares, recebidos na sua gestão, do Governo Federal, mas, preferiu não criar polêmica, porque já existia uma frota desses ônibus recebida na gestão anterior.
O Prefeito disse que ainda pretende receber esse ano, uma caçamba, um caminhão pipa e uma pá carregadeira, além de uma escavadeira mecânica, de meio milhão de reais que pretende comprar, cujos recursos já estão garantidos no OGU. 
Na opinião do vereador Gilberto de Belchior, com esses equipamentos o município terá todas as condições de realizar muitas ações, principalmente na zona rural. A construção de açudes, de barragens subterrâneas, a construção e reforma de barreiros, conservação de estradas, são algumas dessas ações que devem ser realizadas a partir do próximo ano, quando as finanças do município já deverão está em condições de realizá-las.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Mais água nas torneiras em breve

O prefeito Luiz Carlos, juntamente com os vereadores Gilberto de Belchior e Wilson Leandro visitaram, as obras da Casa de Bombas do Cruzeiro e conversaram com os trabalhadores da Compesa. Pela previsão deles, as bombas deverão entrar em funcionamento em aproximadamente trinta dias, parece muito, mas para quem está esperando por esse líquido tão precioso, ha anos, trinta dias não é nada.
Essas bombas levarão a água da rede de Fátima para a Caixa dágua do Cruzeiro. Quando entrar em operação, nós teremos água, com pressão, bos bairros do Cruzeiro, Cohab, Mandacaru, Vila Paulista, etc.

Prefeitura recebe motoniveladora

O prefeito Luiz Carlos conseguiu mais um equipamento importante, para conservação das nossas estradas. Trata-se de uma motoniveladora, Caterpilar 120, que já se encontra na garagem da prefeitura, pronta para trabalhar. Até o fim do ano está previsto chegar também, uma pá carregadeira, uma caçamba e um caminhão pipa, além da retro-escavadeira, recebida na visita da presidenta Dilma a Serra Talhada. E para completar a frota, Luiz Carlos deverá adquirir também uma escavadeira no valor de meio milhão de reais, recursos já assegurados no Orçamento da União, através de uma Emenda apresentada pelo Senador Humberto Costa. Evidente que todos esses equipamentos estão sendo adquiridos com recursos da União, porque a prefeitura encontra-se em situação financeira difícil, como as de todo País.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O Vereador Gilberto de Belchior é o político melhor avaliado do momento

76,27%

Segundo enquete lançada pelo facebook, o vereador Gilberto de Belchior é o político de Custódia, com mandato, melhor avaliado, no momento desta postagem. Ele aparece com 76,27% de aprovação. Na mesma enquete a presidenta Dilma aparece com 35,76% e o governador Eduardo Campos com 56,78%. Os internautas estão votando.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Prefeitos pernambucanos hoje no encontro de Brasília


 De acordo com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), 110 prefeitos pernambucanos tinham confirmado até ontem a presença no encontro desta terça-feira em Brasília, e desde então a lista com os nomes não parava de crescer. "Vamos fazer um movimento forte com a união da maioria dos prefeitos de Pernambuco", diz Patriota.

"Vamos exigir o cumprimento do pacto federativo, a complementação dos programas federais nas áreas da saúde, educação e de assistência aos municípios. Vamos pedir que sejam contratados médicos estrangeiros para suprir a saúde nos municípios, estamos sem médicos e precisamos dessa ação emergencial. Além disso, debateremos soluções para a seca".

Ainda de acordo ainda com Patriota, os prefeitos esperam que a presidente Dilma Rousseff tome as decisões necessárias para que os municípios façam uma boa administração e esperam ser atendidos positivamente em relação a lista de pedidos. (Com Informações do Diario de Pernambuco - Filipe Barros)

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma Grande Vitória da Saúde

Programa "Mais Médicos" será criado por medida provisória

















O Governo Federal lançou hoje (8) o Programa Mais Médicos, que prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. O programa será criado por medida provisória assinada hoje pela presidente Dilma Rousseff (PT) e regulamentado por portaria conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde.
Para preencher as vagas, o governo vai lançar três editais: um para atração de médicos, outro para os municípios que desejam receber os profissionais e um terceiro para selecionar as instituições supervisoras. A quantidade de vagas só será conhecida depois que os municípios apresentarem suas demandas, mas o governo estima que o número chegue a 10 mil.
O edital para médicos estará aberto a profissionais formados no Brasil e graduados no exterior, inclusive estrangeiros. As vagas serão ocupadas prioritariamente por médicos brasileiros, e os estrangeiros terão de comprovar conhecimento em língua portuguesa e passar por um curso de especialização em atenção básica. Os profissionais receberão bolsa federal de R$10 mil mensais, com jornada de 40 horas semanais.
Os médicos estrangeiros ficarão isentos de participar do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) e terão apenas registro temporário para trabalhar no Brasil por período máximo de três anos e nos municípios para os quais forem designados. Os profissionais serão supervisionados por médicos brasileiros.
Os municípios terão que oferecer moradia e alimentação aos médicos, brasileiros ou estrangeiros, além de investir na construção, reforma e ampliação de unidades básicas.
Para o vereador Gilberto de Belchior, essa será uma vitória importante para a saúde pública, pois, só com médicos residentes nos municípios nós teremos a garantia dos serviços.
Dessa forma que está sendo proposta, afirma Gilberto, os médicos brasileiros não terão do que reclamar, pois, a prioridade será para eles. Agora, se não toparem trabalhar no interior do País, aí paciência, que venham os estrangeiros.

domingo, 7 de julho de 2013

Hestória de Trancoso

Senador alegou 'missão institucional' em carona para Trancoso

Mais um escândalo envolvendo o Senador e Presidente do Senado, Renan Calheiros, desta feita por causa do uso de avião da FAB , em viagens particulares.
No pedido do avião da FAB que solicitou para ir de Maceió à Bahia, onde participaria de festa de casamento, de uma filha de outro senador, ao lado da mulher, no dia 15, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) listou um motivo que não existe no decreto que regulamenta o uso de aeronaves oficiais.Calheiros especificou como 'missão institucional' o motivo da viagem a Trancoso no ofício encaminhado à Aeronáutica. No formulário padrão, sugerido pela Aeronáutica, o solicitante precisa dizer se o motivo da viagem é 'segurança ou emergência médica', 'serviço' ou 'deslocamento para o local de domicílio'. As solicitações precisam atender a um desses três itens, que estão em ordem de prioridade.
Não é estória de trancoso?

Médicos estrangeiros começam a chegar em agosto


 Médicos estrangeiros recrutados no programa que o Ministério da Saúde lançado na segunda-feira (1º) começam a trabalhar em setembro nos municípios brasileiros. Documento preliminar ao qual a reportagem teve acesso mostra que os profissionais selecionados no edital de chamamento deverão desembarcar no País em agosto e, dias depois, serão encaminhados para o processo de capacitação, com duração prevista de três semanas.
O projeto prevê que, na primeira etapa de agosto, serão convocados profissionais procedentes da Espanha e de Portugal. Na segunda fase, programada para outubro, começam a chegar profissionais procedentes de Cuba. Na terceira fase, inicialmente prevista para novembro, viriam médicos de outros países.

A estimativa é de que, neste ano, cheguem 4 mil profissionais estrangeiros para trabalhar nos serviços públicos de saúde municipais. Em três anos, o governo prevê que 10 mil médicos formados no exterior cheguem ao País. Os médicos estrangeiros começam a chegar em agostoAs informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O prefeito de Custódia solicitou 03 desses profissionais para atuarem no Município.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Caixa Assina Contratos de Habitação Rural


A gerente da Caixa Econômica Federal, Klébia Brayner assinou, ontem a tarde contratos para construção de 47 unidades habitacionais, nos sítios Jaramataia e Carvalho, através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR.

O projeto foi desenvolvido pelo vereador Gilberto de Belchior e a construção das casas deverá ser iniciada nos próximos 15 dias. São famílias pobres, a maioria morando em casas de taipa, destaca Gilberto, que acompanhou a assinatura dos contratos.

Por esse programa, os beneficiários irão pagar apenas 4% do valor da obra, o que corresponde a aproximadamente R$ 1.200,00 divididos em quatro anos. É praticamente uma doação e nós temos que aproveitar essa oportunidade para assegurar uma moradia digna para essas famílias, afirma o vereador Gilberto.
 Estamos constatando o empenho da CEF para a execução do PNHR e nós temos que fazer a nossa parte, levando essas demandas para análise e aprovação dos projetos.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lula: "Educação profissional é conquistar a cidadania"

Do Blog do Magno
 
















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (4), em palestra no torneio de educação profissional WorldSkills Competition, que ter uma qualificação é uma forma das pessoas conseguirem melhores empregos e tornarem-se cidadãos.

“O diploma do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] me fez arrumar um emprego melhor, trabalhar em uma empresa melhor, ganhar um salário melhor. A partir disso, eu pude ter coisas que nenhum parente meu tinha tido na vida”, disse Lula ao lembrar sua trajetória para exemplificar os efeitos da formação profissional.

De acordo com o ex-presidente, a profissionalização muda a história de vida de quem se qualifica. “Na medida que se tem uma profissão, você passa a ser valorizado em qualquer lugar [...] Passa a ser tratado com respeito porque as pessoas sabem que você sabe fazer alguma coisa”, enfatizou.

Roberto Spada, diretor de Relações Externas do Senai de São Paulo, avalia o ensino técnico como pré-requisito importante para quem pretende ingressar no ensino superior. “O profissional passa a ser não apenas um gestor pelos conceitos, mas um gestor que tem conhecimento dos processos. [...] A educação profissional é a melhor estratégia para a transformação econômica e social”, pontuou.

Estudo feito pelo serviço com 40 mil alunos egressos aponta que um ano depois de completarem o curso profissionalizante, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar a renda em 24%.

O levantamento também verificou que sete em cada dez ex-alunos dos cursos técnicos ficam ocupados em atividades relacionadas à área de formação e conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura e têm renda média inicial de 2,6 salários mínimos.

Vitória da Chapa 01 na eleição do Conselho Rural

Com uma grande margem de votos, a Chapa 01, encabeçada  por Alan Amaral Santos venceu a Chapa 02 liderada pelo vereador Cicinho.  Foram 20 votos para a Chapa 01 contra 08 da Chapa 02, de Cicinho e um voto nulo. A Chapa 01 tinha como candidato a Coordenador, Alan Amaral, filho da vereadora Yolanda, Tesoureiro, Thiago Pires, filho de vereador Gilberto de Belchior e Secretária, Aristea, da Associação do Riacho do Meio, indicada pelo prefeito Luiz Carlos.

A Chapa 02 liderada pelo vereador  Cicinho sofreu várias desistências, inclusive o cabeça de chapara, Luciano da Santana, que desistiu da candidatura de última hora, dando lugar a Crislaine da Associação de Samambainha, que sequer compareceu a votação.

A eleição contou com a presença de dois representantes do PRORURAL e um da Justiça Eleitoral e foi coordenada por uma Comissão Eleitoral, composta pelos vereadores, Gilberto de Belchior e Yolanda de Alzira e a presidenta da Associação da Lagoinha, Ozanira Moura.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

O Caos da PE 280

O vereador Gilberto de Belchior procurou o DER, ontem, para pedir explicações sobre a situação em que se encontra a PE 280, que liga Custódia a Sertânia. A estrada está simplesmente em situação deplorável. É uma falta de respeito do governo estadual e do DER para com o cidadão, que paga seu IPVA, muito caro, diga-se de passagem, mas não tem o mínimo, que seria uma estrada decente para viajar.
Depois de suas reclamações, o vereador recebeu a informação de que a obra de recuperação da estrada deverá ser iniciada em 15 dias, segundo o Eng. Felipe, da Projetec, empresa responsável pelo projeto da obra. A empresa construtora será a Contec. Mais uma promessa, fazer o que?

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dilma anuncia Plano Safra do Semiárido na quinta-feira


















A presidente Dilma Rousseff (PT) vai a Salvador na próxima quinta-feira (4), onde anuncia o Plano Safra do Semiárido. O lançamento estava previsto para o último dia 21, mas foi cancelado a pedido do governador Jaques Wagner (PT-BA), devido à agenda de outros governadores da Região Nordeste.

A principal medida do Plano Safra do Semiárido será a suspensão das execuções das dívidas dos produtores da região até o fim do ano que vem. Também será concedido desconto de até 85% para a liquidação de operações de crédito contratadas até 2006 com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) ou do Tesouro Nacional.

O plano também terá medidas de estímulo à construção de silos para armazenagem de alimentos para que os pecuaristas possam alimentar seus rebanhos na época da seca. Atualmente, a escassez de milho, principal alimento dos animais, leva o governo a buscar o grão em outros estados e até a importar de países vizinhos, com um alto custo de deslocamento.

Segundo a assessoria do governo estadual, a cerimônia será feita no Centro de Convenções da Bahia.