sábado, 31 de agosto de 2013

Cisterna suspeita: TCU veta pregão de R$ 600 milhões


  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Família atendida por cisterna
O GLOBO Vinicius Sassine
O Tribunal de Contas da União (TCU) investiga suspeita de irregularidades em licitação para a compra de 187,5 mil cisternas de plástico a um custo de quase R$ 600 milhões — uma das maiores em curso no governo federal. De acordo com a suspeita do TCU, a concorrência pode ter favorecido uma multinacional que acaba de abrir fábrica em Petrolina (PE), cidade do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho.
O pregão para a escolha das empresas que vão fornecer as cisternas em seis estados é conduzido pela Companhia de  Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa vinculada ao Ministério da Integração Nacional. No mês passado, uma medida cautelar do TCU mandou suspender o pregão e apontou o risco de “grave lesão ao Erário” se as empresas vencedoras fossem contratadas pela Codevasf. Continue lendoaqui a matéria na íntegra.
O vereador Gilberto de Belchior constatou, hoje pela manhã, no Sítio Retiro, próximo a Quitimbu, algumas cisternas instaladas, cuja bomba não funciona. Precisamos verificar a qualidade desses equipamentos, sob pena de termos as nossas necessidades supostamente atendidas pela Codevasf, e, na hora em que  a família precisar bombear a água, a bomba não funciona?

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O Reboliço do Mais Médicos

Vexame: global elogia cubanos e é cortado do site

DO PORTAL BR247

Um vexame explícito para a Globo nesta quinta-feira. O jornalista Jorge Pontual, no programa Em Pauta, da Globo News, desta quinta-feira 29, foi chamado a falar, no telão, sobre a chegada dos médicos cubanos ao Brasil. Ao lado dele, na grande tela, estava a também comentarista Eliane Cantanhêde, que em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo disse que os médicos cubanos chegariam ao Brasil em aviões negreiros!.
A censura foi feita na internet porque Pontual, sem adjetivos, repôs a verdade sobre a medicina e os médicos cubanos.
Ele iniciou dizendo que havia entrevistado a pesquisa americana Julia Silver para o programa que comanda, também na Globo News, o Sem Fronteiras. A partir desta entrevista, Pontual disse o seguinte no Em Pauta:
- Que, após a revolução de 1959, metade dos médicos de Cuba fugiram do país;
- Sobraram apenas 3 mil e 14 professores de Medicina;
- Diante da iminência do ensino de Medicina acabar em Cuba, o revolucionário Ernesto Che Guevara, que era médico, criou e implantou o sistema de saúde comunitária;
- Graças a esse sistema, milhares de novos médicos cubanos voltaram a se formar e puderam, mais tarde, sair pelo mundo em missões humanitárias;
- Num desses momentos, salvaram 600 mil africanos da cegueira;
- Noutro, fizeram um trabalho excepcional após o terremoto do Haiti;
- Atuaram no sentido de fazer, hoje, com que Cuba tenha índices de saúde melhores do que países como os Estados Unidos e muitos da Europa;
- Levaram a Organização Mundial de Saúde a considerar o sistema cubano um modelo a ser seguido por todos os países do mundo;
- A resistência das entidades médicas, explicou Pontual, se deu, em outros países, antes do que está acontecendo no Brasil, porque o sistema cubano é uma verdadeira revolução, com o médico vivendo dentro das comunidades;
- Finalizou Pontual, cravando: 'A Medicina de Cuba é um exemplo para o mundo'.

CORTADO

Por tudo isso, Pontual teve seu comentário cortado do site do Em Pauta, da Globo News.
Ele disse ter feito a entrevista para o programa que comanda, o Sem Froteiras, previsto para ir ao ar nesta sexta-feira 30, a partir das 23h30, na própria Globo News.
Vai mesmo?
A descoberta da censura foi feita por um leitor do site O Tijolaço (http://tijolaco.com.br/), que assistiu ao Em Pauta pela tevê e viu o mesmo programa, com a extirpação do comentário de Pontual, na internet.
Para vexame das Organizações Globo, foi possível recuperar o comentário de Jorge Pontual no Em Pauta.
Por volta das 20h30 desta quinta 29, diante da repercussão em tudo negativa da censura, a Globo voltou atrás e postou o comentário de Pontual de volta no site, como se nada tivesse ocorrido. Sem qualquer pedido de desculpas. Mas ai já era tarde. Ao longo das várias horas em que foi cortado, a máscara já havia caído.

Eduardo Campos e Aécio Neves se articulam pelo Planalto


Aécio Neves e Eduardo Campos jantam juntos nesta quinta-feira (29), na residência do governador de Pernambuco
Aécio Neves e Eduardo Campos jantaram juntos nesta quinta-feira (29), na residência do governador de Pernambuco

'Várias das conquistas que vieram desde o governo do PSDB estão em risco'.   Aécio
O senador e provável candidato à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou na noite desta quinta-feira (29), no Recife, que gostaria de construir uma 'nova agenda' para o país ao lado de outro presidenciável, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). O tucano, que chegou ao jantar na casa de Campos acompanhado pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e pelo deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE), disse ainda 'não ver dificuldades' em formar palanques duplos com o pernambucano em 'alguns Estados'.
Aécio Neves procurou ressaltar semelhanças com Campos e criticou o governo Dilma Rousseff. 'Várias das conquistas que vieram desde o governo do PSDB estão em risco', disse o senador. 'Há pouca generosidade do governo federal no respeito à Federação. E esse é um discurso que tem unido a mim e o governador Eduardo', afirmou.
DUAS VERSÕES
Aécio disse que sua visita a Eduardo Campos era uma cortesia. Mais cedo, o governador pernambucano disse que o mineiro viajava a Pernambuco em 'missão partidária'.
'Temos uma convivência com o PSB em muitos Estados, a começar pelo meu próprio. Em Estados como São Paulo essa parceria é muito sólida. Não vejo dificuldade nenhuma em alguns Estados estarmos juntos no mesmo palanque', afirmou Neves.
Aécio negou ter feito um pacto de não-agressão com Campos, mas disse haver 'respeito mútuo' entre os dois e que possui grande 'identidade' com o pernambucano.
'Nunca escondi que gostaria muito de um dia estar construindo uma nova agenda para o Brasil, iniciando um novo ciclo de eficiência na gestão pública, de ética, de transparência e resultados concretos ao lado do governador Eduardo Campos', afirmou. 'Se isso for possível quem ganha é o Brasil', completou o senador. (Da Folha de S.Paulo - Daniel Carvalho)

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A classe médica brasileira perdeu a guerra e a razão

Médicos cubanos: as verdades do doutor Juan
DO BLOG DE JOSIAS DE SOUZA
 Vaiado por colegas brasileiros há dois dias, em Fortaleza, o médico cubano Juan Delgado (foto) iluminou a falta de nexo do protesto. “Vamos ocupar lugares onde eles não vão. Me impressionou a manifestação. Diziam que somos escravos, que fôssemos embora do Brasil. Não sei por que diziam isso, não vamos tirar seus postos de trabalho.”
Vale a pena ouvir um pouco mais do doutor Juan: “Isso não é certo, não somos escravos. Seremos escravos da saúde, dos pacientes doentes, de quem estaremos ao lado todo o tempo necessário. Os médicos brasileiros deveriam fazer o mesmo que nós: ir aos lugares mais pobres prestar assistência.” Bingo.
Se Deus tiver de aparecer para um doente em desespero, não se atreverá a aparecer em outra forma que não seja a de um médico. Para quem está estirado na maca não importa a origem da aparição. Português, espanhol, cubano ou marciano, o médico que se debruçar sobre o paciente será saudado: ‘Deus seja louvado!’.
Além de se negarem a cumprir sua missão, de salvar vidas, a classe médica, com suas exceções  é claro, vem dando uma demonstração de corporativismo em detrimento da saúde pública, defesa de interesses capitalistas, e, como se pode notar na recepção dos colegas estrangeiros, racismo e comportamentos inadequados para uma categoria que deveria servir de espelho para o restante da sociedade. Será que esses médicos que vaiavam o colega, negro, que acabava de chegar de Cuba para trabalhar no Brasil, não tinham alguma coisa para fazer?
A imagem acima fala por si - as palavras são desnecessárias.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Vereador defende mais investimentos em recursos hidricos

Diante do agravamento da seca, que se arrasta por dois anos consecutivos, o vereador Gilberto de Belchior vem defendendo mais investimentos na infraestrutura hídrica do município, principalmente na área rural, onde os criadores já estão sofrendo com a falta de água para seus rebanhos e para o próprio consumo.
Temos consciência  da grave crise que os pequenos municípios vêm atravessando, a maioria deles endividados e sucateados, como é o caso de Custódia, mas todo esforço terá que ser feito para não deixar nossa população sem o mínimo necessário para sua sobrevivência. Tenho recebido pedidos de água de todas as partes e me sinto impotente diante da situação.
O pior é que o período de verão está apenas começando e por esse motivo, a situação só tende a se agravar, ressalta Gilberto, que pretende encaminhar, na próxima Reunião da Câmara de Vereadores, Requerimento ao prefeito Luiz Carlos e ao Governador Eduardo Campos, pedindo providências.
Para mim, não há nada mais urgente e prioritário que o abastecimento d água, nesse momento, destaca Gilberto.

Blecaute no Nordeste atinge 16 milhões de pessoas



















Um blecaute atingiu o Nordeste nesta quarta-feira (28), provocando corte de 8 mil megawatts (MW) de carga de energia na região, na primeira queda de eletricidade de grandes proporções no país neste ano.

Duas fontes do governo disseram à Reuters que o blecaute teria provocado o corte de 8 mil MW de carga, atingindo potencialmente 16 milhões de pessoas - já que cada 1 mil MW atende a cerca de 2 milhões de pessoas.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o apagão teve início às 15h03. A interrupção do fornecimento de eletricidade afetou áreas em todos os Estados do Nordeste: Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas, Ceará, Paraíba, Sergipe e Maranhão, segundo concessionárias que atuam nesses locais consultadas pela Reuters.

O ONS disse, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não é possível precisar quais localidades foram atingidas, o tamanho do blecaute, nem a causa da interrupção no fornecimento de energia. "A orientação do governo é restabelecer a energia o quanto antes e investigar as causas (do blecaute)", segundo a assessoria do Ministério de Minas e Energia.

O ONS está trabalhando para retomar o fornecimento de energia nas áreas atingidas, e em algumas localidades a carga já foi restabelecida, segundo concessionárias de distribuição.

A Chesf, geradora e transmissora de energia do grupo Eletrobras, disse que a carga de energia de todo Nordeste foi atingida pelo evento que levou à falta de energia em áreas da região. A sede da empresa, em Recife, chegou a sofrer o blecaute.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

TRE cassa o mandato do prefeito de Petrolina

Matéria do Blog do Magno
 Em sessão que terminou agora há pouco, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio(PMDB).
O processo contra o prefeito decorreu por abuso de poder econômico durante a campanha pela sua reeleição.
Lóssio é, hoje, o principal adversário do governador Eduardo Campos, e tem o nome cotado para disputar o governo do Estado, pelo PMDB.

sábado, 17 de agosto de 2013

Governo Municipal discute Plano Diretor com empresários


Não é novidade para ninguém o desleixo com que governos anteriores trataram a questão urbanística e imobiliária da nossa cidade. Construções irregulares, ruas interditadas, loteamentos aprovados sem a exigência de infraestrutura básica, de esgotos, energia elétrica, pavimentação, enfim, é como dizia um dos palestrantes da reunião, encarregado pela fiscalização de obras no governo atual, “a nossa cidade estava sofrendo um processo de favelização”.
O prefeito Luiz Carlos deixou bem claro que vai dar um basta nisso. Quer ver toda sociedade engajada nesse compromisso. Um dos empresários presente na reunião dizia ao vereador Gilberto de Belchior, que do jeito que o prefeito quer ninguém vai poder fazer mais loteamentos. Justamente um dos que mais ganhou dinheiro nesse ramo.
Indagou então o vereador a esse empresário. “Se o senhor gastar um pouco mais para adequar seu loteamento conforme a lei manda, o senhor não irá vender mais caro seus lotes”? Ele acabou concordando que sim. O senhor já imaginou vender todos os seus lotes, sem infraestrutura de esgotos, por exemplo, as pessoas construírem e depois ter que derrubar algumas casas para passar a rede de esgotos? Ele respondeu: Realmente!

Não é justo que loteamentos se multipliquem por aí, dando início a construção de novos bairros, sem infraestrutura, depois a prefeitura ter que arcar com as consequências, dizia o prefeito em sua fala.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Morre o Advogado Bartolomeu Brasiliano


Um dos maiores advogados criminalistas do Moxotó e Pajeú, Dr. Bartolomeu, come era mais conhecido, também era um homem público, tendo exercido seis mandatos de vereador na cidade de Sertânia, onde também ocupou cargos de secretário e procurador.
Inteligência, sabedoria, paciência, moderação, é difícil encontrar adjetivos para descrevê-lo. O certo é que Bartolomeu, com a simplicidade e humildade, que lhe era peculiar acumulou amizades e fez história em nossa região.
Nos deixa um grande legado e um vazio, difícil de ser preenchido, mas deixa também muitos ensinamentos, não só para seus colegas profissionais do direito, mas também para seus familiares e amigos, entre os quais eu me incluo.
Conforme relato de seus familiares, a última conversa dele teria sido com seu filho, dando-lhe a notícia de que acabara de receber o número de sua OAB, formou-se Advogado. Segundo ele, o pai teria repetido esse número por cerca de três vezes e silenciado em seguida. Certamente partiu feliz, pelo destino do filho, mas também por ter sido amado, respeitado e reconhecido pelos inúmeros serviços prestados, não só como profissional do direito, mas como homem público, pessoa do bem, exemplo de honestidade.
Quantas vezes a ele me dirigi para me aconselhar, para pedir uma orientação ou um apoio jurídico ou político. Meu saudoso pai já dizia, sempre que se enrascava em alguma coisa: procure Dr. Bartolomeu!
Obrigado Amigo! Siga em Paz
São os votos do Amigo

Gilberto de Belchior

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Câmara aprova Projeto do Centro Social

A Câmara de Vereadores aprovou, hoje pela manhã, por unanimidade, o Projeto de Requerimento do vereador Gilberto de Belchior, propondo a construção de um Centro Social Urbano no Bairro Mandacaru II, em virtude da interdição da rua que dava acesso ao Bairro da Rodoviária, pelo Loteamento Solar das Samambaias, conforme noticiado por este blog.
O projeto será agora enviado ao prefeito Luiz Carlos, a quem cabe encaminhar um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, para ser aprovado e transformado em lei. O vereador Gilberto disse já ter conversado com o prefeito a respeito do assunto, e, viu nele, boa vontade para a viabilização do projeto. 
Nós precisamos criar alternativas para melhorar a qualidade de vida das famílias que residem nos bairros circunvizinhos, como Cohab, Mandacaru II, Vila Belchior, Vila Paulista, etc., com a construção desse Centro Social, onde as pessoas poderão realizar festas, reuniões, eventos religiosos, atividades de entretenimentos, etc., afirma Gilberto.
Irei propor ainda que esse Centro Social seja administrado por uma ONG criada pelos próprios moradores desses bairros, sem custos nem interferência da prefeitura. Será, no meu entendimento, a melhor destinação para esse pedaço de rua que ficou sem qualquer utilidade depois da sua interdição, pelo Loteamento aprovado pela administração anterior, declarou Gilberto.

domingo, 11 de agosto de 2013

Dia dos Pais

Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui Agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir Embora
Eu sei que é pra sempre
Enquanto durar
E eu peço somente
O que eu puder dar

Ao meu e à todos os pais custodienses
                     Mensagem do vereador Gilberto de Belchior

Loteamento Solar das Samambaias interditou acesso à Rodoviária


O ex-prefeito Nemias aprovou o projeto de Loteamento, Solar das Samambaias, sem se preocupar com a interdição da Travessa localizada entre as quadras J e L do Bairro Mandacaru II, que permitia o acesso dos moradores da Cohab, Vila Paulista, Vila Belchior, Mandacaru II e adjacências, ao Bairro da Rodoviária.
Depois de aprovado pelo ex-prefeito, o projeto foi registrado em cartório, impossibilitando qualquer adequação ao loteamento pelo atual governo. Por esse motivo, o vereador Gilberto de Belchior está encaminhando Requerimento ao Prefeito, Luiz Carlos, propondo que o mesmo envi Projeto de Lei destinando a parte da rua morta, que fica localizada entre as quadras J e L, para a construção de um centro social urbano, uma área de aproximadamente 200 metros quadrados.
O centro social teria, entre outras finalidades, a realização de festas de aniversários, de casamentos, reuniões, palestras, cursos, atividades interativas, como jogos, etc.

O vereador propõe também que o centro social seja construído pela prefeitura e administrado por uma ONG da própria comunidade, sem custos de manutenção para o governo municipal.

Detalhe da rua interditada:

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Moradores de Sertânia cobram obras ao Governo do Estado


















Cansados de esperar pelo início do asfaltamento de um trecho de apenas nove quilômetros, que liga a PE-280 à BR-232, moradores do distrito de Rio da Barra, em Sertânia, no Sertão do Moxotó, resolveram protestar contra a lentidão das obras e interditaram, na manhã desta terça-feira, uma estrada próxima ao canal da Transposição do Rio São Francisco.

A população ateou fogo em galhos e pneus e exibiu faixas cobrando do governador Eduardo Campos (PSB) a pavimentação do trecho compreendido entre Pedro Zumba e Waldemar Siqueira.

Outra reivindicação dos moradores de Rio da Barra é a grande quantidade de veículos pesados – caminhões e carretas – que, devido ao péssimo estado de conservação da rodovia que segue em direção a Custódia, acabam utilizando o distrito como atalho e, ao passar por dentro da localidade, acabam destruindo o pouco calçamento que ainda resta.

Governo Federal libera R$ 130 milhões para o combate à seca

















O Ministério da Integração Nacional anunciou a liberação de R$ 130 milhões, dentro do programa “Água Para Todos”, para os municípios atingidos pelos efeitos da seca, em reunião realizada na tarde de ontem (5), na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), com representantes do Governo Federal e de prefeituras de sete estados do semiárido brasileiro.

Cerca de 300 cidades serão beneficiadas com sistemas simplificados de abastecimento de água. Os recursos serão repassados diretamente aos municípios e preveem localização e perfuração de poços, tratamento, armazenamento e distribuição de água para comunidades rurais de baixa renda em áreas atingidas pela estiagem. Em contrapartida, as prefeituras deverão desenvolver um trabalho social com oficinas educativas de gestão da água, entre outras ações.

Além dos sistemas de abastecimento, o programa do Governo Federal oferece outras tecnologias de instalação simples: cisternas, pequenas barragens e kits de irrigação. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 5 bilhões para universalizar o acesso à água para populações carentes, residentes em comunidades rurais.

O Programa “Água Para Todos” é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Ministério do Meio Ambiente, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Banco do Nordeste (BNB) e da Fundação Banco do Brasil (FBB).