quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mais habitação para a zona rural de Custódia

Assinatura de contratos do projeto Carvalho II
 
Durante essa semana foram assinados mais de 94 contratos para construção de habitações rurais no município de Custódia, através do programa Minha Casa Minha Vida Rural, o PNHR.

Os projetos são organizados pela Coopercasa, sob a coordenação do vereador, Gilberto de Belchior, um projeto que começou no ano passado e já beneficiou 228 famílias pobres, um investimento de R$ 6.498.000,00, gerando mais de cem empregos diretos e fortalecendo a economia local, já que todo material de construção é adquirido dentro do Município.

Beneficiários do projeto Torre II comemoram a conquista da casa própria
 
Gilberto esclarece que muitos outros projetos já estão aprovados pela CAIXA, aguardando liberação de recursos pelo Ministério das Cidades, porém, com a reeleição da presidenta Dilma, o programa seguirá com força total nos próximos quatro anos.

Nossa meta é eliminar todas as casas de taipa do nosso município e assegurar uma moradia digna para muitas famílias pobres que não têm onde morar, que constituem famílias, mas continuam morando com os pais, em condições precárias. Na região de Samambaia temos muitos casos assim, sendo que mais de cem dessas famílias ainda moram em casas de taipa, afirma Gilberto.

O vereador Gilberto na luta para aprovar novos projetos
 
Temos que aproveitar essa oportunidade que o governo Dilma vem nos proporcionando, oportunidade essa que não sabemos até quando teremos. O PNHR faz o processo inverso da migração do campo para as cidades e ajuda a resolver os graves problemas que hoje afeta principalmente os grandes centros urbanos. Em Custódia já temos diversos casos de famílias que migraram da cidade para a zona rural, por causa do PNHR.

Além de uma casa de qualidade, as famílias ainda têm acesso ao programa Minha Casa Melhor que financia até R$ 5.000,00 para aquisição de móveis, a juros subsidiados e prazo dilatado para pagamento. Muda completamente o padrão de vida dessas famílias, garante Gilberto. As obras dessas 94 habitações deverão começar nos próximos 15 dias.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Dilma dispara e abre oito pontos de vantagem

    
Foto: montagem.
Foto: montagem.
A três dias das eleições no segundo turno, a pesquisa Datafolha aponta pela primeira vez a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, à frente do adversário Aécio Neves (PSDB) e fora da margem de erro. No levantamento divulgado nesta quinta (23), a petista aparece com 53% das intenções de voto e o tucano está com 47%. A pesquisa foi feita em parceria com a Folha de S. Paulo.
Paralelamente à divulgação do Datafolha, foram publicados os números da pesquisa Ibope. A consulta também aponta Dilma com vantagem numérica em relação a Aécio. A petista aparece com 54% e o tucano está com 46% dos votos válidos. Para realizar o cálculo, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
Brancos e nulos correspondem a 7% e os entrevistados que não sabem ou não responderam equivalem a 3%. Ao todo, o Ibope entrevistou 3.010 eleitores em 203 municípios  entre os dias 20 e 22 de outubro.
Nas quatro pesquisas anteriores do Datafolha neste segundo turno, a situação sempre foi de empate técnico. Nas duas primeiras, com o tucano numericamente à frente (ambas por 51% a 49%). Nas duas últimas, com a petista numericamente à frente (nos dois casos, por 52% a 48%).
Desta vez, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas na quarta (22) e nesta quinta (23).

domingo, 19 de outubro de 2014

Prezados leitores

Estamos retornando de uma viagem de oito dias, na qual tratamos de assuntos pessoal e também do interesse do povo de Custódia. Deste aliás, me refiro ao nosso projeto de construção de moradias para famílias carentes da nossa zona rural. Depois de uma temporada em são Paulo, onde trabalhamos a parte comercial da Disney, fui a Brasília para definir os projetos prioritários para serem contratados nos próximos dias. Cerca de cem famílias realizarão o sonho da casa própria nessa próxima fase. É isto que me faz votar na Dilma e recomendar o voto dos que precisam do amparo do governo.
Aliás, essa viagem serviu também para consolidar meu sentimento de que o Aécio representa a elite desse País. Nunca vi tanta gente fina falando mal do Bolsa Família e dos nordestinos. Pessoas nos aeroportos ou em carrões de luxo adesivados com "Agora é Aécio"!
Se havia alguma dúvida, agora, para mim, não existe mais! Aécio representa, como ninguém, a elite do nosso País.
Não se discute se o Aécio tem competência para governar, até acho que sim, mas o que ele representa, para quem ele pretende governar. Como nordestino, continuo afirmando que seria péssimo para nós nordestinos ter o Aécio como governante.

Jornalistas mineiros lançam 'alerta ao povo brasileiro'

 Cerca de 100 jornalistas mineiros manifestaram apoio a Dilma Rousseff, afirmando que as violações à liberdade de expressão e ao direito à informação atingiram um “nível intolerável nos governos de Aécio Neves”. Os jornalistas se reuniram na sede da Associação dos Fiscais da Fazenda de MG, em Belo Horizonte, aprovaram e divulgaram a seguinte carta a propósito da eleição do dia 26, apoiando Dilma Rousseff:
''Nós, jornalistas mineiros reunidos na noite de 15 de outubro de 2014, em Belo Horizonte, vimos manifestar à sociedade brasileira as nossas apreensões quanto ao grave momento vivido pelo país às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais:
1. Estarrecida, a opinião pública mineira e brasileira deparou-se nos últimos meses com uma escalada da cobertura jornalística das eleições pelos meios de comunicação em claro favorecimento de candidaturas à Presidência da República, seja por meio da manipulação de informações políticas e econômicas, seja pela concessão de espaços generosos a um candidato em detrimento dos outros. Tais fatos, públicos e notórios, são sobejamente atestados por instituições de pesquisa e monitoramento da mídia, revelando uma tentativa de corromper a opinião pública e de decidir o resultado das urnas.
2. Infelizmente, tais práticas antidemocráticas, que atentam contra os princípios constitucionais da liberdade de expressão e manifestação e do direito à informação, fizeram parte do cotidiano da comunicação em Minas Gerais, atingindo nível intolerável nos governos de Aécio Neves. A atividade jornalística e a atuação dos profissionais foram diretamente atingidas pelo conluio explícito estabelecido entre o governo e os veículos de comunicação, com pressão sobre os jornalistas e a queda brutal da qualidade das informações prestadas ao cidadão mineiro sobre as atividades do governo. Tais pressões provocaram censura e mesmo demissões de profissionais e uma permanente tensão nas redações. E quebraram as históricas vocações e compromissos de Minas com a liberdade de pensamento e de ideias, traços distintivos da formação e das tradições históricas do Estado.
3. Diante do exposto e por dever do ofício, nós, jornalistas mineiros, alertamos a sociedade brasileira sobre os riscos que tais práticas representam para a Democracia, para o Estado de Direito e para os direitos individuais e políticos dos cidadãos. Reafirmamos que a essência da atividade do jornalista é a liberdade de expressão e manifestação, assegurando o direito da sociedade à informação, livre e plena.
Belo Horizonte, 15 de outubro de 2014''

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FHC detona nordestinos

Comentando o resultado do Primeiro Turno, o ex-presidente Fernando Henrique, padrinho do candidato Aécio Neves comentou, através do portal UOL, a vantagem de Dilma no Nordeste, atribuindo-a a baixa escolaridade, a desinformação, ou coisa parecida, puro preconceito ao povo nordestino, como aliás ficou comprovado nos seus oito anos de governo, quando nem as estradas federais aqui eram conservadas.
O preconceito dos tucanos é tanto que FHC não se preocupou sequer em olhar o resultado do Primeiro Turno no Rio Grande do Sul, onde Dilma foi vencedora, num estado com os melhores índices de educação e dos mais desenvolvidos do País.
O FHC, que Aécio Neves tenta esconder na sua campanha nunca fala e quando tem a oportunidade de falar só diz besteiras. Preconceito ao povo nordestino NÃO, Dilma SIM! É 13 neles.

   

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

TCE recomenda à Câmara Municipal de Custódia a rejeição das contas de Nemias




O Tribunal de Contas de Pernambuco julgou ontem terça (07), a Prestação de Contas de governo da Prefeitura Municipal de Custódia, relativa ao exercício financeiro de 2012, de interesse do Sr. Nemias Gonçalves de Lima (PSB). 

A Segunda Câmara da corte, à unanimidade, emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara Municipal de Custódia a rejeição das contas do Prefeito, Sr. Nemias Gonçalves de Lima, relativas ao exercício de 2012. É a oitava conta rejeitada do ex-prefeito.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Resultado das urnas

Sendo este, um blog essencialmente político, não poderíamos deixar de dar nossa opinião sobre o resultado das urnas no primeiro turno dessas eleições. De início, temos o dever de reconhecer e parabenizar todos os grupos políticos que tiveram participação nas eleições, pelo comportamento de todos, sem agressões, sem desrespeito aos adversários, uma bela exibição de cidadania e democracia.
Mas, como não podia deixar de ser, temos também a nossa opinião e leitura sobre o resultado apurado.
Quanto a eleição majoritária, temos que reconhecer a vitória inconteste de Paulo Câmara, lamentando evidentemente a derrota de Armando, que achávamos ser o mais preparado e ao mesmo tempo, comemorar a vitória de Dilma nesse primeiro turno.
No plano municipal, acho que não houve grandes derrotados nem tampouco grandes vencedores. Me parece que o discurso dos adversários do prefeito, Luiz Carlos foi de água a baixo, quando diziam que era apenas quatro anos e que eles, os adversários, estariam apenas tirando férias. Não foi isso que aconteceu nas urnas. Luiz Carlos mostrou força política ao transferir a maior votação para deputado federal, mais que a soma dos votos dos deputados apoiados pelo conjunto dos adversários.
O mesmo não aconteceu com seu deputado estadual porque havia um fator limitante, que era a candidatura de Manuca, filho da terra, regada com um grande investimento financeiro.
Talvez, o maior derrotado tenha sido o ex-prefeito Nemias, que ficou em terceiro lugar, apesar da divisão momentânea do partido governista. Ressalte-se ainda, que na véspera da eleição, a zona rural de Custódia virou um canteiro de obras hídricas, sob o comando dos partidários do ex-prefeito e o apoio do Governo do Estado.
Mas, campanha é isso aí. Tudo que temos que fazer nesse momento é parabenizar os eleitos, entre os quais destacamos os deputados federais, Zeca Cavalcante, André de Paula, Luciana Santos, Danilo Cabral, João Fernando e Adalberto Cavalcante, os mais votados em Custódia, bem como os estaduais, Júlio Cavalcante, Ângelo Ferreira, Jose Aglailson, Manoel Santos e João Eudes, conclamando a todos para o engajamento na campanha para a reeleição da presidenta, Dilma, para que Pernambuco e o Nordeste possam continuar nesse ritmo de crescimento e desenvolvimento dos governos Lula e Dilma.
Aproveito a oportunidade também, para agradecer aos nossos eleitores pela expressiva votação dos nossos candidatos, a deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, destacando o fato de que, nossos majoritários, muito embora tenham perdido no Estado, tiveram expressiva maioria em nosso município, mais um motivo de orgulho para a nossa militância.

Vereador Gilberto de Belchior

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Passeata gigante da Onda Azul

A Onda Azul encerrou sua campanha em Custódia com uma gigantesca passeata pelas principais ruas da cidade, precedida de um bate papo comandado pelos candidatos a deputado federal, Zeca Cavalcante e estadual, Júlio Cavalcante, no Bairro do Matadouro.
O vereador, Gilberto de Belchior fez a abertura, convocando a população para a reta final da campanha, pedindo o voto fechado, para presidenta Dilma, para o governador Armando, o senador João Paulo, deputado federal Zeca Cavalcante e estadual Júlio Cavalcante.
Falou da importância de fazer os dois deputados majoritários, para que tenham mais força política em benefício dos projetos de interesse do Município.
 
Na sequencia falaram os vereadores, Nildinho, Wilson e o vereador de Arcoverde, Luciano Pacheco, o secretário Cristiano, o prefeito Luiz Carlos, o deputado Júlio Cavalcante e para fechar com chave de ouro essa campanha limpa e propositiva, falou o candidato a deputado federal, Zeca Cavalcante.
Em seguida, a população seguiu em passeata abraçando suas lideranças políticas e os candidatos, até a Praça Pe. Leão.
Foi o maior evento político já realizado em Custódia, pelo menos em se tratando de eleição estadual e federal, afirma o vereador, Gilberto de Belchior. É só conferir as imagens.