terça-feira, 31 de março de 2015

Mundo não crucifica Alemanha. Fosse no Brasil!!!

Postado por Magno Martins às 04:00

Renato Riella – (Blog)
Se fosse no Brasil, o país já estaria condenado pelo mundo, por ter deixado um Airbus, com 150 pessoas, nas mãos de um maluco. Mas na Alemanha, não…
É assustador saber-se que o copiloto da Germanwings, suspeito de ter feito o avião despencar nas montanhas na França, recebeu tratamento por tendências suicidas no passado.
Andreas Lubitz esteve em tratamento psicoterapêutico por tendências suicidas há vários anos, antes de ter obtido a licença de piloto”, informou o procurador de Düsseldorf, Ralf Herrenruck.
Além disso, no dia do desastre, ele estava com atestado médico que o afastava do trabalho, mas conseguiu voar para a morte, levando junto pessoas de diversas nacionalidades.
Estranhamente, o mundo está sendo muito condescendente com a Alemanha nesse episódio. Se fosse no Brasil…

segunda-feira, 30 de março de 2015

Planalto confirma: Dilma em Goiana dia 28

 

 

O Palácio do Planalto confirmou oficialmente a presença da presidente Dilma Roussef na festa de abertura da fábrica da Fiat Chrysler dia 28 de abril, em Goiana.
O ex-presidente Lula, que lutou muito para trazer o investimento para Pernambuco, ainda não disse o sim oficial, mas é presença das mais esperadas.
Capaz de produzir 250 mil carros/ano, resultado de R$ 7 bilhões em investimentos, no complexo industrial está sendo produzido o Jeep Renegade (45 unidades por hora), O carro, o  novo SUV urbano promete ser sucesso de vendas no País.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Biu Farias perde a eleição da UVP por apenas 10 votos

JOSINALDO BARBOSA É O NOVO PRESIDENTE DA UVP

Por  em 27 de março de 2015

JOSIAcabou neste momento, a apuração dos votos da eleição da União dos vereadores de Pernambuco-UVP. O candidato da oposição e Presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Josinaldo Barbosa, ganhou a eleição para o atual Presdiente Biu Farias, por uma diferença de 10 votos. Josinaldo obteve 429 e Biu Farias 419. Josinaldo é do PTB e Biu é do PSB, e tinha o apoio do governador Paulo Câmara.

MPPE abre investigação sobre reajuste do governo para piso dos professores



O projeto de lei do governador Paulo Câmara (PSB) que reajusta o piso salarial dos professores da rede oficial do Estado em 13,01% está, oficialmente, desde quarta-feira (25), sob investigação por meio de de inquérito civil do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A investigação foi aberta pela Promotoria de Justiça em Educação do MPPE com a finalidade de esclarecer se o governo estadual está cumprindo integralmente este ano a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério (nº 11.738/08). O índice é definido pelo Ministério da Educação no mês de janeiro e o Estado aplicou corretamente os reajustes de 2011 a 2014.


Na abertura do procedimento, a Promotoria da Educação do MPPE definiu como primeiro passo a escuta, em audiência pública, na sede do órgão, terça-feira (31), às 14 horas, do secretário de Administração do Estado, Milton Coelho (PSB), intimado em razão de ser o titular da pasta que responde pelas negociações e definições salariais dos servidores públicos. Milton revelou, ontem à noite, não ter recebido ainda a intimação, mas antecipou que consultará a Procuradoria Geral do Estado para saber se é obrigado a comparecer. “O importante é a informação ou minha presença? Para esclarecer, tanto pode ser por mim como por outro”, questionou.
O inquérito é uma “ iniciativa de ofício” da Promotoria da Educação do MPPE, assinado pelas promotoras Eleonora Rodrigues e Allana Uchoa. A promotoria foi provocada, segundo revelou Eleonora, pelo noticiário sobre o projeto de lei (n° 79) do governo que tramita na Assembleia Legislativa, reajustando o piso salarial, mas não aplicando o índice sobre os salários dos docentes com formação superior.
O tratamento diferenciado levou a categoria a rejeitar a proposta, que foi retirada da pauta de votação da Alepe, e decretar o estado de greve. “O inquérito quer saber o porquê do PL não contemplar a Lei do Piso ao não atender a todos. O MPPE provoca o Estado a esclarecer. O piso tem relação com a qualidade da educação e greve prejudica os alunos. Queremos evitar. Como é uma tentativa de conciliação, vamos convidar (evitar o termo intimação) o secretário”, detalha Eleonora.
O secretário Milton Coelho negou-se a avaliar o mérito da abertura do inquérito, alegando “não conhecer os termos da justificativa”. O procedimento foi, porém, publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (26).

segunda-feira, 23 de março de 2015

Ex-prefeito Nemias na corda bamba

Postado por Magno Martins às 06:00

Na corda bamba– Não é só Carlinhos (PSB), o ex-prefeito de Afrânio, que corre o risco de ter revogada a sua nomeação para a Assessoria Especial por ser ficha suja. Outros ex-prefeitos, como José Aglaílson e Neemias Gonçalves, respectivamente de Vitória e Custódia, estão na mesma situação. Basta o Governo identificar se o parecer do Tribunal de Contas pela rejeição de suas contas já foi aprovado pela Câmara.
As contas de Nemias, referente ao exercício de 2012 encontram-se na Câmara de Vereadores aguardando julgamento. Independentemente de ser ou não derrubado o Parecer do TCE, que recomenda a rejeição, o Ex-prefeito já é Ficha Suja, porque já tem conta rejeitada pelo TCE e pela Câmara.
Aliás, seria razoável que o Governo do Estado explicasse a população o que fazem esses Assessores Especiais, sustentados com o dinheiro do povo pernambucano.

domingo, 22 de março de 2015

Custódia mostra força no Seminário Todos por Pernambuco


 A PE Custódia a Iguaraci foi o destaque do Seminário

Gilberto com o Secretário André de Paula, defendendo projetos
de geração de emprego e renda para Custódia
 

Prefeito Luiz Carlos entrega pleitos de
Custódia ao Governador
Custódia mostrou sua força ontem, no Seminário Todos por Pernambuco, realizado em Arcoverde, onde todas as correntes políticas e pessoas da sociedade custodiense se fizeram presentes.
O Seminário teve oito salas temáticas e em todas elas havia pessoas de Custódia defendendo temas do interesse do Município. A Sala Temática de destaque foi a da Infraestrutura, onde se encontrava prefeito, ex-prefeito, pretendente a prefeito, além de vereadores e cidadãos comuns. Todos que fizeram uso da palavra foram unânimes na defesa da PE 310 que liga Custódia a Iguaraci, tema que foi destaque também na fala do Secretário das Cidades André de Paula, na grande plenária, perante o Governador.


Janailson de Quitimbú brigando pela PE 310
O Vereador Gilberto de Belchior defendeu seu projeto produtivo estruturante que prevê a implantação de cadeias de avicultura e suinocultura, a partir da construção da transposição e da transnordestina, obras que irão potencializar esses empreendimentos no futuro, garante Gilberto.
O Vereador também defendeu a pavimentação da PE 310 que liga Custódia a Iguaraci e da PE 312 que liga Custódia a Ibimirim. Essas estradas irão dar suporte aos projetos do Vereador.
Convidado pelo Deputado João Eudes, o Vereador Gilberto teve a oportunidade de

Secretário Cristiano Dantas representando o Executivo
conversar com o Governador Paulo Câmara, durante seu almoço, e mostrou a ele uma cópia do ofício e do seu projeto que havia sido entregue ao Secretário André de Paula, na Sala Temática. Gilberto também reforçou o principal pleito de Custódia, que são a PE 310 e 312. O Governador disse que certamente iria ler a proposta do Vereador e agilizar o projeto do asfalto Custódia a Iguaraci.

O prefeito Luiz Carlos e o Secretário Cristiano
O Governador Paulo Câmara fazendo o
encerramento do Seminário
Dantas justificaram os pleitos que o povo de Custódia reivindica, inclusive sob o aspecto econômico, como é o caso do Porto Seco que faz parte do projeto do Vereador Gilberto e das estradas que ligam Custódia a Iguaraci e Custódia a Ibimirim.

sexta-feira, 20 de março de 2015

São José mostra sua força

O nosso padroeiro, São José mostrou mais uma vez a sua força, arrastando uma multidão pelas principais ruas da cidade, na procissão de encerramento dos festejos do Santo Padroeiro.
O Pe. Roberto Luciano e toda comunidade católica, está de parabéns, pelo sucesso da festa religiosa, como também a Prefeitura pela organização da festa profana.
A Boutique Disney manteve a tradição e enfeitou a sua vitrine com a imagem do nosso padroeiro para abençoar a multidão que por ali passava em procissão.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Dilma lança pacote anticorrupção

          
 
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência da República
A presidente Dilma Rousseff (PT) lançou, no início da tarde desta quarta-feira (18), o Plano de Combate à Corrupção, que inclui medidas como a criminalização do caixa dois eleitoral, o confisco de bens obtidos de forma criminosa e a aplicação dos critérios da ficha limpa para qualquer cargo de confiança do governo federal.
“Meu compromisso em combater a corrupção e a impunidade é coerente com a minha prática pessoal, com minha prática política e com a minha postura como presidente”, afirmou Dilma, reagindo aos protestos pedindo seu impeachment que ocorreram nas principais cidades do País no último domingo (15).
“Acredito que todos os brasileiros de boa fé, mesmo os que não votaram em mim, sabem que a corrupção no País não foi criada recentemente”, disse a presidente, numa resposta à crise política causada com as investigações de desvio de dinheiro na Petrobras para pagamento de propina.
Conheça as medidas que compõem o Pacote Anticorrupção:
Criminalização do caixa dois eleitoral: O Palácio do Planalto vai enviar ao Congresso um projeto de Lei que criminaliza a prática de caixa dois em campanhas eleitorais, o que Dilma diz que fará com que o País tenha eleições mais limpas. “Vamos transformar esse crime em crime”, afirmou. Durante o mensalão, o PT usava a tese de que o esquema não passava de “recursos não contabilizados de campanha” para evitar a condenação pelo pagamento de propina a parlamentares.
Confisco de dinheiro obtido de forma ilegal: Dilma vai enviar uma proposta de emenda à Constituição e um projeto de Lei que tratam da extinção do direito de posse de bens obtidos a partir de atos ilícitos, cuja origem não possa ser comprovada pelo servidor público.
Venda de bens apreendidos: O Planalto envia ao Congresso um pedido de urgência para votação de um projeto de Lei que prevê a alienação antecipada de bens apreendidos em casos de corrupção para que eles não tenham seu uso desviado, como aconteceu com o carro de Eike Batista, ou não tenham seu valor deteriorado por ficar parados em um depósito. Com a lei, os bens seriam leiloados e seu valor ficariam depositados em juízo aguardando o fim do processo.
Ficha limpa nos cargos de confiança: Dilma assinou um decreto que torna obrigatório a todos os servidores nomeados para cargos de confiança no governo federal.
Criminalização do enriquecimento ilícito: Outro pedido de urgência que o Planalto vai enviar ao Congresso é para apressar a votação de um projeto que tipifica o crime de enriquecimento ilícito, para servidores que não puderem comprovar de onde vieram os seus bens. “Isso vai permitir que aquele servidor honesto não seja confundido com aqueles que estão envolvidos com casos de corrupção”, disse Dilma.
Regulamentação da Lei Anticorrupção: A presidente também assinou o decreto que regulamenta a Lei Anticorrupção, aprovada pelo Congresso no mandato passado. Para a presidente, ela ficará conhecida como Lei da Empresa Limpa, porque incentiva a transparência, integridade e proteção das empresas do setor privado.
Pacto para acelerar processos de corrupção: O governo federal vai criar um grupo de trabalho, com representantes do Judiciário, do Ministério Público e da OAB para discutir um pacote para acelerar processos de crimes de corrupção.

Datafolha: Congresso é ainda pior

Postado por Magno Martins às 05:25

Ainda pior que a popularidade de Dilma é a avaliação que a população faz do trabalho do Congresso. A pesquisa mostra que só 9% consideram ótimo ou bom o desempenho dos deputados e senadores.
Para metade da população (50%), a atuação dos congressistas é ruim ou péssima. A taxa só é comparável com as do fim de 1993, período em que a reprovação aos parlamentares oscilou em torno de 56%.
Os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL), estão entre os investigados da Operação Lava Jato.

sexta-feira, 13 de março de 2015

Com ciranda e maracatu, PT e sindicatos defendem Dilma em ato no Recife

    
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Em clima de empolgação, a militância do PT e entidades sindicais tomaram as ruas do Centro do Recife, na manhã desta sexta-feira (13), para defender o mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) em um ato marcado por músicas em defesa da Petrobras e rodas de ciranda.
“Chora a direita. A direita chora”, provocava a letra de uma das músicas. O coro era entoado pelo maracatu Batuque Chico Science, que é formado por integrantes do movimento “Levante Popular da Juventude”.

Convocada pela CUT, MST, movimento estudantil e outras centrais sindicais, a passeata desta sexta teve forte apoio do PT de Pernambuco, que levou toda a Executiva para a rua.
“Temos que nos orgulhar e defender esse governo que investiga a corrupção”, defendeu a presidente estadual do partido, Teresa Leitão, de cima do trio elétrico da CUT. “Os trabalhadores sabem como era a sua vida no governo tucano”, bradou.
A fala foi endossada pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB), que atacou as forças reacionárias que agem inconformadas com o resultado da eleição. “Quem é o PSDB para falar em corrupção no Brasil?”, questionou.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Lideranças do PT pernambucano como os ex-prefeitos do Recife João Paulo e João da Costa também engrossaram o movimento. “O PT precisa fazer uma grande mobilização para defender as conquistas dos últimos 12 anos”, defendeu João Paulo, que entrou nas rodas de ciranda.
Para o presidente da CUT em Pernambuco, Carlos Veras, o ato desta sexta não foi partidário, apesar do apoio explícito do PT. Vários militantes circulavam com bandeiras, camisas e faixas da campanha de Dilma.
Além de defender a Petrobras e a democracia contra o golpismo, o movimento desta sexta tinha como pauta a luta contra as Medidas Provisórias editadas pelo Palácio do Planalto que alteraram direitos trabalhistas.
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
Foto: Fernando da Hora/JC Imagem
A mea culpa foi feita inclusive pelo PT. João Paulo disse que o governo poderia ter sido mais flexível ao negociar com os trabalhadores. O vice-presidente do PT, Bruno Ribeiro, assumiu que as MPs poderiam ter sido melhor ajustadas.
O tom mais crítico, porém, ficou de fora dos discursos e dos gritos de guerra proferidos durante a passeata. O grupo esquerda marxista, que carregava uma faixa chamando a presidente de traidora foi hostilizado no início da caminhada. “Quem acha Dilma traidora nem devia estar aqui”, censurou um orador da CUT no microfone.
Envolvido com movimentos sociais desde jovem, o padre Reginaldo Veloso fez questão de participar da passeata. “Precisamos ir às ruas para mostrar que a população está unida na luta dos direitos trabalhistas, para manter a Petrobras com os brasileiros e garantir a democracia com a permanência da nossa presidente, que foi eleita nas urnas”, disse.
A passeata saiu do Parque 13 de Maio, seguiu pelas Avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, e terminou na Praça da Independência. O tenente coronel Alexandre Cruz estimou em mil pessoas no ato. Para o presidente da CUT, porém, cinco mil militantes compareceram.
Quando o grupo atravessava a Conde da Boa Vista, uma das principais avenidas comerciais do Recife, o jovem Cláudio Alves, que mora em Brasília Teimosa, criticou os manifestantes, chamando-os de ladrão.
“Tudo ladrão no PT. A começar da presidente”, afirmou ele, que promete participar do protesto que pede o impeachment de Dilma neste domingo (15), às 9h, na Avenida Boa Viagem. “Tem que entrar o exército e as forças armadas”, defendeu.

Vereador em Brasília

O vereador, Gilberto de Belchior estará em Brasília, nesse domingo, no momento em que a oposição ao Governo Dilma estará fazendo uma grande manifestação, contra o Governo em todo País.

Brasília será o epicentro da manifestação, não pela quantidade de pessoas que provavelmente irá comparecer ao movimento, mas por ser a Capital Federal, para onde estarão voltadas as atenções do mundo inteiro.

Certamente o Vereador não irá para lá engrossar os protestos, mas para tratar de alguns assuntos de interesse da população custodiense, na próxima segunda-feira. O Programa Minha Casa, Minha Vida está na pauta.

Cuba pressiona por volta de famílias de médicos

O governo cubano está pressionando profissionais do programa Mais Médicos, bandeira da presidente Dilma Rousseff (PT), para que seus familiares (cônjuges e filhos) que estejam no Brasil voltem imediatamente a Cuba. Caso contrário, ameaça substituí-los por outros médicos que já estariam selecionados, aguardando vaga.
A pressão tem sido feita diretamente pela vice-ministra da Saúde de Cuba, Estela Cristina Morales, e por seus interlocutores, que vêm se reunindo com médicos cubanos em várias cidades brasileiras. O principal argumento de Cuba é de que no contrato de trabalho do governo da ilha com os médicos só há previsão de que eles possam receber visitas de parentes --sem fazer menção a moradia.
.O Ministério da Saúde diz que não há nada que impeça a família dos médicos de permanecer no Brasil. O artigo 18 da lei de criação do Mais Médicos prevê a vinda de dependentes dos profissionais.
A presença de cônjuges e filhos no Brasil, na prática, facilita a fixação desses médicos cubanos no país, agravando os riscos de fuga de uma mão de obra qualificada, que gera dinheiro para a ilha.
Há casos em que marido e mulher são do programa e têm filhos pequenos. "Temos dois casais de amigos que têm filhos de três e seis anos e que estão sendo pressionados para mandar as crianças de volta, sozinhas", relata outro. "Querem que meu marido volte. Ele está há quatro meses empregado, com carteira assinada. Não é justo", afirma uma médica cubana que atua na Grande SP. Outra teme se separar do marido e do filho de sete anos --já matriculado numa escola. "Se eles forem obrigados a voltar, irei junto."

quinta-feira, 12 de março de 2015

Vereador assassinado em Serra Talhada

 

Foi assassinado, há pouco, com cenas bem semelhantes à execução sumária e com tiros de revólver, o vereador Cícero Fernandes da Silva (PRP), conhecido como Cição, de 47 anos. Não se sabe ainda os motivos e as primeiras informações dão conta de que ele estava conduzindo o seu carro em direção ao bairro de São Cristovão, nas proximidades da BR 232. O parlamentar, que recebeu 1.573 votos na eleição passada, era ligado politicamente ao secretário estadual de Transportes, Sebastião Oliveira.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Humberto Costa também votou pelo fim das coligações proporcionais

    
16752906426_5f20aa699e_k(1)
O Senado aprovou na noite desta terça-feira (10) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a possibilidade de os partidos se coligarem nas eleições para deputados federal, estadual e distrital e vereadores.
A bancada do partido, orientada por Humberto Costa, votou favoravelmente à matéria, que segue agora à Câmara dos Deputados. Foram 61 votos a favor, sete contra e duas abstenções. Pelo texto, as coligações majoritárias (para prefeito, governador, senador e presidente da República) seguem permitidas. Os parlamentares rejeitaram quatro emendas, entre elas a que previa a possibilidade da construção de federações de partidos.
Para o parlamentar, a proposta que põe fim às chamadas coligações proporcionais representa um avanço importante ao sistema político brasileiro, pois impede que candidatos com uma quantidade de votos irrisórios assumam um mandato apenas por estarem em chapas partidárias bem votadas. Na Câmara Federal, candidatos com dezenas de milhares de votos já perderam assentos para um candidato que recebeu menos de 300 votos puxado pelos votos de outros.
“Acho que a experiência que nós vivemos com esse tipo de mecanismo vai frontalmente contra o mecanismo democrático de fortalecimento dos partidos políticos e de fortalecimento ideológico das disputas dentro do Parlamento”, declarou, durante a votação da matéria no plenário.
De acordo com o senador, a aprovação do texto não vai gerar nenhum tipo de prejuízo, porque, na verdade, o voto de legenda permanecerá. “Os partidos vão poder salientar seus pontos de vista e suas posições para buscar o voto do eleitor”, ressaltou.
Humberto aproveitou a discussão sobre o tema para solicitar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que analisasse a possibilidade também de colocar em votação a proposta do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que restringe o tempo de televisão das candidatura majoritária aos partidos que compõem a chapa majoritária.
Ele avalia que a medida poderá acabar com o que ele chamou de mercado do tempo de televisão. Segundo o líder do PT, as coligações proporcionais objetivam, basicamente, aumentar o tempo de propaganda eleitoral gratuita de partidos maiores.
“Além disso, servem para viabilizar a conquista de um maior número de cadeiras nas Casas Legislativas por partido menores ou permitir que as siglas alcancem o quociente eleitoral”, observou.
Com o tema da reforma política em pauta, o presidente do Senado anunciou que vai tentar um acordo com os líderes para votar, na próxima terça-feira (17), as propostas que tratam do financiamento de campanha, entre outras.

terça-feira, 10 de março de 2015

Em nota oficial, Partido Verde diz que impedimento de Dilma não é saída para crise

            
O Partido Verde lamenta e reconhece o desencanto social com os políticos em geral. No entanto, entendemos que a saída para a crise política não é o impedimento da presidente democraticamente eleita.
Entendemos ser necessário um processo pacífico e transparente que assegure os valores da democracia pela qual tanto lutamos, apurando e punindo corruptores e corrompidos.
Há 29 anos temos afirmado que o modelo de presidencialismo imperial e centralizador estimula o messianismo despolitizador e regressivo. Essa crise política que o país atravessa pode ser uma oportunidade para debater uma solução mais profunda. Defendemos que seja feita nova consulta popular.
Vamos debater a adoção do parlamentarismo através do qual executivo e parlamento podem ter os seus 4 anos de mandatos normalmente se forem bons para o país, para o estado, para o município, porém devem ser substituídos democraticamente a qualquer momento se falharem gravemente nas suas tarefas. É isto que o parlamentarismo permite e o atual sistema presidencialista não, salvo em raríssimos e dramáticos casos de impedimentos.

sábado, 7 de março de 2015

Ministro do STF: não há nada sobre Dilma

Postado por Magno Martins às 10:40

 
 O ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki entendeu que não há nada contra a presidente Dilma Rousseff que motive uma investigação no processo sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, informou nesta sexta-feira a assessoria do STF.
Em relação a 'referência a envolvimento indireto' da campanha da presidente da República, o próprio procurador-geral da República (Rodrigo Janot) já adiantava excluir, dos elementos à vista, conclusão que conduzisse a procedimento voltado à chefe do Poder Executivo", diz Zavascki, relator do caso no STF, em sua decisão.
Em pedido encaminhado ao STF para investigar políticos como os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o procurador-geral da República já alegava não ter competência para investigar Dilma.
O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, delator do caso investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, mencionou em depoimento que teria sido solicitado dinheiro para a campanha presidencial de Dilma.
"Não há nada que arquivar da presidente Dilma Roussef", afirmou Zavascki, citando artigo da Constituição Federal que diz que a presidente "não pode ser responsabilizada por atos estranhos ao exercício de suas funções".
O ministro do STF retirou nesta sexta-feira o sigilo do processo e autorizou a abertura de 21 inquéritos para investigar 49 pessoas, sendo 47 políticos com ou sem mandato e outros dois envolvidos.
O envolvimento de parlamentares é investigado com base nos depoimentos de delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef. Dilma é citada na mesma petição em que Janot menciona o ex-ministro Antonio Palocci.
Segundo relato da Procuradoria-Geral da República, Paulo Roberto Costa teria dito que recebeu pedido de liberação de 2 milhões de reais para uma campanha presidencial de Dilma, mas a informação foi negada por Youssef. O caso de Palocci foi remetido à instância de origem. (Portal Terra)

Dilema de Aécio

O falecido Senador Sérgio Guerra era o presidente do PSDB e foi citado na Lava Jato por ter recebido dinheiro do Petrolão, com a finalidade de evitar criação de CPI no Congresso Nacional.
Aécio Neves é o atual presidente do PSDB, foi adversário de Dilma na eleição passada e atualmente comanda a maior frente de oposição ao Governo Dilma. Aécio foi citado também, mas teve seu nome retirado da lista, pelo Procurador Rodrigo Janot.
Antônio Anastasia é o afilhado de Aécio na política mineira, seu braço direito na política nacional, quem sabe, seu sucessor na política. Também está na lista de Janot.
 
A pergunta é a seguinte: Com que moral Aécio irá continuar chamando o Governo Dilma, de quadrilha?
 

Humberto Costa diz não temer investigação

  


Dos nomes de políticos pernambucanos citados na lista de Janot, que pede investigação por envolvimento na operação Lava Jato, pelo menos até ontem de imediato apenas o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, se posicionou, mandando uma nota à mídia.
Nela, Humberto se apresenta surpreso e afirma que ficou indignado. Ressalta que não tem conhecimento formal de quaisquer fatos que lhe tenham sido atribuídos, salvo pelas supostas informações de criminosos vazamentos seletivos oriundos de delações prestadas à Justiça por réus confessos.
Reitera a lisura de sua conduta e de sua vida pública e que todas as doações que recebeu em campanhas eleitorais de que participou foram legais, auditadas, julgadas e aprovadas pela Justiça Eleitoral. Ainda na mesma nota, diz que, há quatro meses, já deixou à disposição do Supremo, do Ministério Público e do Senado Federal, todos os seus sigilos bancário, fiscal e telefônico.
E que, aberto o inquérito pelo STF, e diante da exposição a que ficará submetido, espera celeridade do processo e confia no seu consequente arquivamento, em razão de estar certo da insubsistência de qualquer ilação que haja contra ele. “Estou pronto a cooperar com todas as etapas de eventuais investigações e diligências, seguro de que, ao fim, minha inocência será rigorosamente comprovada”, afirmou.
Humberto Costa está sendo aguardado hoje(07), em Custódia, onde irá falar das emendas e dos programas do governo federal, para o Município. Irá passar pela Câmara de Vereadores e deverá dar entrevista nas rádios locais.

sexta-feira, 6 de março de 2015

Dilma vai lançar pacote de medidas sociais

    
dilma-rousseff
A presidenta Dilma Rousseff confidenciou a aliados próximos – entre eles, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE) – que prepara o lançamento de uma série de medidas de grande impacto social nos próximos meses, com a finalidade de garantir a retomada do crescimento do país com inclusão social.
De acordo com a versão palaciana, o pacote de projetos da área social vai servir de contraponto ao ajuste fiscal encabeçado pela equipe econômica.
De acordo com Humberto, depois de participar de uma reunião com a presidenta Dilma na última quarta-feira (5) no Palácio do Planalto, as iniciativas serão tomadas em diversas áreas e causarão um impacto social significativo já este ano.
“Foi muito positivo saber que o governo apontou uma série de medidas que vão ao encontro dessa preocupação da retomada do crescimento com a implementação de políticas sociais. Ficamos de concluir a discussão na próxima segunda-feira (9), em nova reunião com a presidenta”, afirmou o líder do PT.
O senador listou algumas das iniciativas que virão em breve: o lançamento de mais uma etapa do Minha Casa, Minha Vida, que tem como objetivo construir mais 3 milhões de imóveis; a criação do programa Mais Especialidades, com foco em cardiologia, ortopedia e oftalmologia; a apresentação do Plano Nacional de Estímulo à Exportação, que dará incentivos às indústrias, especialmente à de vestuário e à automotiva; e a implementação de um conjunto de projetos na área educacional que vai consolidar o lema da nova gestão Dilma, “Brasil, Pátria Educadora”.
“Se por um lado há o ajuste fiscal, necessário e pertinente para a atual situação pela qual passa o país, por outro temos um avanço com essa série de programas sociais que serão lançados em favor da sociedade”, avalia Humberto.
O líder do PT ressaltou, ainda, o cumprimento de mais um compromisso assumido pelo Governo Federal: o lançamento do Bem Mais Simples e do Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas. Ele acredita que a simplificação dos processos comerciais desburocratiza a relação do Estado com cidadãos e empresas e beneficia o país.
“A partir de agora, fecham-se empresas na hora e pode-se abrir em até cinco dias. Isso significa mais empreendedorismo, mais empregos e mais crescimento econômico”, diz.
Humberto Costa e outros líderes partidários do Senado devem se reunir, no Palácio do Planalto, com a presidenta Dilma e alguns integrantes da equipe ministerial na próxima segunda-feira (9), para tratar da agenda do país e de temas que tramitam no Legislativo.

Prefeitura realiza Audiência Pública


Em cumprimento ao que determina a legislação da transparência do serviço público, o prefeito Luiz Carlos realizou Audiência Pública, na Câmara de Vereadores nesta quinta-feira, que teve início às 10:00hs e terminou pouco antes das 14:00hs, com a participação do Prefeito, dos secretários, diretores, vereadores e o público que, lotou as dependências, internas e externas da Câmara.

O Presidente da Câmara, Rony Barbalho fez a abertura  e  passou a condução dos trabalhos para o Secretário de Administração, Cristiano Dantas, que fez uma explanação geral da administração e da Pauta da Audiência Pública, passando em seguida a palavra ao Prefeito.

Luiz Carlos falou das dificuldades que o Município vem enfrentando, com a queda na arrecadação, as dívidas herdadas da administração anterior e das conquistas conseguidas, a duras penas. Segundo ele, a administração anterior deixou cerca de R$ 9.618.324,00 de dívidas, apenas com o INSS, Celpe, Compesa e Folha de pessoal.

Compareceram a Audiência, além do Presidente, Rony, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nildinho de Biu e Chico Elizeu, que fizeram muitas intervenções aos membros do Executivo e destacaram a importância da Audiência.

O gestor do Custoprev, Vagner Moura fez um relato da situação do Fundo, desde a sua implantação, no governo José Esdras, até os dias atuais. Disse que no governo Zé Esdras, o Custoprev foi criado, mas não funcionou, ou seja, os servidores continuaram recolhendo para o INSS ou IPSEPE, enquanto que a partir dos governos Nemias, o fundo passou a vigorar, porém, muito dinheiro deixou de ser depositado, tanto a parte patronal, quanto a parte recolhida dos servidores.

Questionado pelo vereador Gilberto, se o ex-prefeito Nemias havia parcelado os recursos que deveria ter depositado no Fundo de Previdência dos Servidores Municipais, apontados pelo TCE/PE, no montante de quase um milhão de reais, referente a prestação de contas de 2012, Vagner disse que não. A Prefeitura é que terá que assumir essa dívida, muito em breve, sob pena de ter bloqueada as transferências da União.

O Município tem atualmente 303 servidores na inatividade, e o Fundo Previdenciário Municipal deveria ter poupança e arrecadação suficiente para honrar a sua folha de pagamento, mas não é o que acontece, porque gestores do passado o levaram a falência, por dois caminhos: 1) não depositavam o que era recolhido do próprio servidor (apropriação indébita) e utilizavam como regra, a contratação temporária de pessoal, em vez de concurso público. Os contratados temporários contribuem para o INSS em vez do Custoprev.

A Secretária de Educação fez uma brilhante explanação, demonstrando que o Município investiu em 2014, 29% das receitas na educação, mais do que manda a Constituição Federal que estipula um teto mínimo de 25%.

Falou também do esforço da Secretaria para reduzir os gastos com pessoal, conseguindo reduzir a despesa com professores contratados, de R$ 185.344,00 em outubro de 2014, para R$ 78.800,00 na folha atual.

Respondendo a uma pergunta da direção do SISMUC, sobre a transferência de duas professoras, a Secretária disse que precisa está fazendo as readequações do quadro funcional, sempre que necessário. Fez isto em uma escola, onde essas professoras estavam lotadas, porque reduziu a quantidade de turmas, aumentando a quantidade de alunos /turmas e precisava deslocar professores para outras escolas, da própria área urbana. Destacou, porém, que recebera as citadas professoras, recentemente e elas demonstraram está satisfeitas em seu novo local de trabalho.

O Secretário de Saúde, Bruno Gaudêncio e o Coordenador da Atenção Básica, Cassio Freitas também fizeram uma apresentação irretocável das ações de saúde, das estatísticas e dos resultados alcançados. Distribuíram gráficos e planilhas demonstrando a quantidade de atendimentos, inclusive cirurgias, feitas a pessoas que vêm de outros municípios para dentro da nossa Unidade de Saúde, de cujos serviços o Município não é reembolsado.

Essas dificuldades aumentam mais ainda, devido ao sucateamento do Hospital Regional de Arcoverde, mantido pelo Estado, que teria a obrigação de atender aos pacientes da região e muitas vezes pede até ambulância para o nosso hospital, porque os pacientes que são encaminhados para lá, além de não serem atendidos ainda utilizam a nossa ambulância e o profissional (médico ou técnico de enfermagem) que está fazendo o acompanhamento.

A Secretária de Ação Social, igualmente, discorreu sobre as ações de sua pasta, destacando os recursos arrecadados e os saldos existentes nos diversos programas, merecendo inclusive um pedido de esclarecimento, feito pelo vereador Gilberto de Belchior, sobre o por que desses saldos.

Ao final da Audiência Pública, muitas críticas foram feitas aos vereadores da oposição, que tanto criticam e denunciam, mas, no momento mais oportuno, em que todo Executivo está reunido na sua própria Casa, os vereadores não comparecem, apesar de todos eles terem sido convidados.

 

quarta-feira, 4 de março de 2015

Prefeitura recupera barragem comunitária

Atendendo um pedido do vereador Gilberto de Belchior, o prefeito Luiz Carlos deu início aos trabalhos de limpeza e ampliação de uma barragem comunitária, no sítio Açudinho, que atende a cerca de 30 famílias. Os animais de todos os criadores dessa região bebem nessa barragem. Aqui  é aberto prá todo mundo, afirmava Paulo Bom Nome, que estava muito satisfeito com a iniciativa do Vereador e do Prefeito.
Ao mesmo tempo, o material que está sendo retirado da barragem, está sendo utilizado para recuperar trechos da eEtrada de Quitimbú, uma reivindicação de toda população da região, principalmente dos usuários do Transporte Escolar, que precisam passar pela Estrada todos os dias.

Após reunião com Dilma, Humberto pede empenho do Congresso para ajustes

Reunião com Dilma

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), pediu empenho ao Congresso Nacional nesta quarta-feira (4), após participar de reunião com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, para que os parlamentares possam discutir e votar os ajustes fiscais que o país precisa para recuperar o crescimento econômico. Segundo ele, o encontro entre os líderes governistas do Senado e a presidenta foi muito bom e descontraído.
Humberto afirmou que a presidenta e os ministros presentes na audiência apresentaram o conteúdo e as razões das medidas que estão sendo encaminhadas ao Congresso Nacional para ajustar a economia. Outra reunião entre a presidenta e os parlamentares da base aliada está agendada para a próxima segunda-feira (9).
“Ela assumiu o compromisso de que todos os projetos de lei, MPs e até mesmo medidas que não tenham necessidade de se transformar em lei serão discutidos previamente com os líderes de sua base no Congresso, à exceção daquelas que possam impactar de imediato e diretamente o mercado financeiro”, disse o senador.
O parlamentar adiantou que o governo vai apresentar uma série de iniciativas, em breve, que reforçam a preocupação com o crescimento e a implementação das políticas sociais. Entre elas, estão o plano nacional de estímulo à exportação, um conjunto de projetos na área educacional (na visão do lema “Pátria Educadora”), o programa Mais Especialidades e uma nova etapa do Minha Casa, Minha Vida.
De acordo com o líder do PT, a presidenta disse que as propostas previstas na Medida Provisória nº 669/15, devolvida ontem pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), tinham como objetivo promover um ajuste e uma transição para a retomada do crescimento.
“Tudo indica que o projeto de lei que está vindo da Presidência sob regime de urgência ao Congresso será ipsis litteris o teor da MP. É evidente que as medidas propostas estão corretas. O governo, aliás, abriu mão de R$ 25 bilhões de sua receita com essa iniciativa e está querendo recuperar apenas R$ 12 bilhões”, observou.

Ministério da Integração Nacional pretende inaugurar os primeiros nove quilômetros da Transposição em junho deste ano

                
foto 4
O Ministério da Integração Nacional pretende inaugurar os primeiros nove quilômetros do Eixo Norte em junho deste ano e, em agosto, fazer a água correr por mais 45 quilômetros do canal.
“Vamos começar a entregar trechos importantes a partir de junho, possivelmente com a presença da presidenta Dilma Rousseff. A transposição é prioritária para o governo”, declarou o líder do PT,. Humberto Costa, que reuniu-se nesta terça-feira (3) com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para tratar do andamento dos projetos da Transposição do Rio São Francisco, que estariam 70% concluídos.
Desde outubro de 2014, a Estação de Bombeamento (EBV-1) do Eixo Leste já bombeia água do Velho Chico. Localizadas em Floresta (PE), as duas bombas levam água, em um período de testes, por um percurso de 15 quilômetros, do Lago de Itaparica até o Reservatório Areias.
Na semana passada, a imprensa noticiou que a construtora Mendes Júnior teria demitido cerca de 2,5 mil trabalhadores empregados na obra em Salgueiro e regiões próximas. Na conversa, Gilberto Occhi garantiu ao parlamentar que não há qualquer atraso de pagamento às empreiteiras que executam um dos maiores empreendimentos hídricos do país.
“O ministro disse que todas as medições de trabalho, hoje, estão pagas a todas as empresas. O Governo Federal não deve um real sequer”, afirmou Humberto. O ministro disse que, de transposição, não há débito com ninguém. O que pode haver é que, dentro do ritmo de conclusão das obras, as etapas finalizadas estejam dispensando trabalhadores”, disse Humberto.
O ministro explicou que as últimas medições feitas pela equipe técnica no fim de fevereiro, referentes às obras executadas em janeiro, serão pagas nos próximos dias. Segundo Occhi, 70% da execução física da obra já estão concluídos e os desembolsos do governo vêm aumentando desde 2011.
Somente no ano passado, foram destinados R$ 1,3 bilhão à transposição do Rio São Francisco, o maior valor anual já registrado. Atualmente, quase 10 mil profissionais trabalham nos canteiros de obra dos eixos Norte e Leste.
Para Humberto, é fundamental que o governo entregue as obras para solucionar os problemas de falta d’água no Nordeste.
“A situação do abastecimento de água em Pernambuco é grave. Alguns sistemas de distribuição estão baixos, como Botafogo, que abastece a Região Metropolitana do Recife, e Jucazinho, que leva água às cidades do Agreste”, ressaltou o senador, autor do requerimento de continuação dos trabalhos da comissão de acompanhamento das obras do Rio São Francisco no Senado.
Sobre as adutoras do Agreste e do Pajeú, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, explicou que restrições orçamentárias atrasaram pagamentos, mas que o Governo Federal, tão logo aprovado o Orçamento de 2015 pelo Congresso, vai regularizar os desembolsos.
“Não houve prejuízo às obras. E, tendo em conta que a liberação de recursos será continuada proximamente, iremos retomar o ritmo dos trabalhos para garantir segurança hídrica.

Renan Calheiros e Eduardo Cunha foram avisados de que estão na lista de políticos da Lava-Jato

           
renan-and-cunha
Os presidentes da Câmara, deputado Eduardo Cunha, e do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ambos do PMDB foram informados que estarão na lista que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada por assessores do Planalto.
Renan não quis confirmar se foi avisado que será citado pelo Ministério Público. Em entrevista, ao ser perguntado, Renan respondeu:
— Não tenho nenhuma informação.
Procurado, o presidente da Câmara informou por mensagem que não recebeu aviso.
“Não fui avisado por ninguém. Isso é mentira”, escreveu Cunha.
Rodrigo Janot deve enviar nesta terça-feira ao STF os pedidos de abertura de inquérito relacionados às autoridades supostamente beneficiárias dos desvios de dinheiro da Petrobras. Ele também deve pedir para o relator dos casos, ministro Teori Zavascki, derrubar o sigilo das investigações, tornando público todo o conteúdo dos inquéritos.
Desde a semana passada o presidente do Senado começou a dar sinais de irritação com o governo. Na segunda-feira, por exemplo, Renan não participou do jantar oferecido pela presidente Dilma Rousseff à cúpula do PMDB. Na semana passada, o senador chamou a coalização do governo Dilma de “capenga” e depois afirmou que houve um “escorregadão” na política econômica e fiscal.

Para ‘decifrar’ Renan, Planalto recorre a Temer

Josias de Souza

 
Não é que o Planalto não veja a solução. O que Dilma e seus operadores não enxergam é o problema. Aturdida com a decisão de Renan Calheiros de devolver ao Poder Executivo a medida provisória que eleva a tributação da folha de pagamento, Dilma Rousseff pediu ao ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) que telefonasse para o vice-presidente Michel Temer atrás de informações que decifrassem o presidente do Senado. Antes, Mercadante ligara para o próprio Renan, que não o atendeu.
Temer não foi de grande valia. Primeiro porque Renan não compartilhara com a direção do PMDB a decisão de alvejar Dilma depois de ter esnobado um convite dela para jantar no Alvorada. Segundo porque o vice-presidente da República já não parece confortável no papel de algodão entre os “cristais” do governo e do seu PMDB.
Consolidou-se no Planalto a conclusão segundo a qual Renan decidiu flertar com a oposição por considerar que o governo não moveu uma unha para livrá-lo das complicações da Operação Lava Jato. A leitura dos correligionários do PMDB é outra: ao sentir o cheiro de queimado, Renan decidiu protagonizar dois gestos.
Num, o morubixaba do PMDB alagoano acena para o pedaço da Opinião Pública que já não suporta Dilma e o PT. Noutro, ele faz média com os partidos de oposição no Senado. Tenta evitar a formação de uma maioria que, em futuro próximo, possa ameaçar-lhe o mandato.
Quanto a Dilma, que já não socorre nem a si mesma, Renan já não enxerga nela o proveito de outrora. Hoje, já não é possível extrair impunemente dividendos de “espaços'' como a Transpetro, uma jazida onde Renan manteve por 12 anos o afilhado Sérgio Machado.

terça-feira, 3 de março de 2015

Doleiro diz que Eduardo recebeu R$ 10 milhões

Postado por Magno Martins às 10:02

 

Morto num acidente aéreo em agosto do ano passado, o ex-governador Eduardo Campos (PSB) voltou a ser acusado pelo doleiro Alberto Youssef, uma das peças-chave mais emblemáticas da Operação Lava Jato, que investiga esquemas de desvio de dinheiro na Petrobras, de ter recebido R$ 10 milhões de propina durante as obras da refinaria Abreu e Lima, em Suape.
A declaração foi feita em depoimentos de delação premiada. O doleiro também se referiu ao ex-senador Sérgio Guerra (PSDB), também já morto, e ao deputado Eduardo da Fonte, líder do PP na Câmara. O doleiro detalhou dois casos específicos, nos quais mais de R$ 40 milhões foram movimentados para, entre outras medidas, impedir a criação de uma CPI envolvendo a estatal.
As informações estão em reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de S. Paulo. Em seu depoimento, o doleiro afirma que Eduardo teria recebido o valor entre 2010 e 2011, como propina das empreiteiras Odebrecht e OAS, responsáveis pela instalação de unidades de processamento em Abreu e Lima. Eduardo Campos teria recebido o montante para evitar dificuldades no andamento das negociações.
O total da propina foi de R$ 30 milhões, valor dividido entre o ex-governador, Paulo Roberto Costa e o PP. A propina teria sido entregue a Eduardo Campos no Recife. Além dos políticos pernambucanos, o delator também envolveu em seus depoimentos o senador Ciro Nogueira (PP-PI), e o ex-diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que está preso.
Youssef afirmou que Nogueira e Fonte teriam, entre 2010 e 2011, recebido propina da construtora Queiroz Galvão para formalizar um contrato para implantação de tubovias na refinaria Abreu e Lima. Na época, tanto a Queiroz Galvão quanto a Lesa assinaram contrato no valor de R$ 2,7 bilhões para a implantação das tubovias.
O contrato teria sido assinado no Rio de Janeiro, na presença de um representante da Queiroz Galvão, Paulo Roberto Costa, o ex-presidente do PP, José Janene, morto em 2010, o ex-assessor do PP João Genu e o próprio Youssef. Na negociação, a empreiteira foi pressionada para dar celeridade aos processos, sob a ameaça de que fosse criada uma CPI da Petrobras, à época estimulada pela oposição.
O operador do esquema foi Fernando Soares, também preso pela Lava Jato. Parte da propina foi paga em doações oficiais aos políticos e a outra destinada a Youssef, que repassou para Ciro Nogueira e Eduardo da Fonte. Sérgio Guerra entra na história para impedir a realização de uma CPI na Estatal. Para isso, o ex-senador teria recebido R$ 10 milhões.

Contas de Nemias começam a ser debatidas na Câmara

O Parecer Prévio do Tribunal de Contas de Pernambuco, referente as Contas de 2012 do ex-Prefeito Nemias foi lido, parcialmente, na Sessão Legislativa desta terça-feira, dando início, aos debates que irão antecipar o julgamento das referidas contas.

Demonstrando certa indisposição para o debate em tela, o Parecer do TCE, que contém apenas três páginas, foi lido pela metade. Depois, da Tribuna, alguns vereadores da oposição já se antecipavam em anunciar o voto favorável ao ex-prefeito, alegando que o Tribunal errou.

O vereador Neguinho disse que existe um parcelamento que não foi considerado pelo TCE; o vereador Carlos Gonzaga disse que tem até cópia dos extratos do parcelamento.

Estranho não? O ex-prefeito já ter parcelado uma dívida que só agora foi julgada pelo TCE, enquanto que durante seus mandatos não pagava nem as dívidas julgadas pela justiça, hoje todas elas jugadas em precatórios!

Até mesmo o procurador da Câmara, Dr. Edilson Xavier já estava embalado na defesa do ex-prefeito, até que o vereador Gilberto de Belchior chamou atenção de, ele, na condição de procurador da Casa, não podia fazer a defesa do ex-prefeito.

Gilberto pediu à Mesa que notifique o ex-prefeito Nemias Gonçalves de Lima para que ele faça sua defesa, por escrito, assinada por ele ou por um procurador, que não seja o do órgão julgador, no caso a Câmara de Vereadores.

Nós já temos um fato concreto que é o Parecer Prévio do TCE recomendando a rejeição das contas. Agora, Senhor Presidente, precisamos da defesa do ex-prefeito e do Relatório do TCE para que possamos analisa-los e julga-los, da forma correta.

Nós ficamos o tempo todo aqui criticando os outros, sob a alegação de se fazer as coisas erradas! Julgar as contas do Executivo é nossa principal função, então, vamos fazer da forma correta, até para que esse julgamento não seja considerado NULO, afirmou Gilberto durante os apartes.
 
Além de muitas outras irregularidades, o TCE afirma em seu Parecer, que o ex-prefeito Nemias desviou quase um milhão de reais do Fundo de Previdência Municipal, conhecido por Custoprev, deixando o Fundo completamente descapitalizado, causando enorme prejuízo aos servidores inativos. isto apenas no ano de 2012.
 
Por causa dessa descapitalização, a prefeitura está tendo que aportar cerca de duzentos mil reais todos os meses para complementar a folha dos inativos. É isto que estamos analisando e julgando.