segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cadê o asfalto de Custódia a Iguaraci?

Magno Martins
Enfim, a estrada de Carnaubeira – Com atuação no Sertão de Itaparica, o deputado Rodrigo Novaes (PSD) comemorou, ontem, a decisão do governador Paulo Câmara (PSB), cobrada há tanto tempo por ele, de retomar as obras de pavimentação da estrada ligando os municípios de Carnaubeira da Penha a Floresta, de apenas 38 km. A ordem de serviço, segundo o parlamentar, será assinada em 30 dias pelo governador e o secretário de Transportes, Sebastião Oliveira. “A estrada é um sonho antigo da população, uma das bandeiras do meu mandato”, afirmou Novaes.
O vereador Gilberto de Belchior calcula que pelo menos 09 vereadores da atual legislatura estão com o Governador Paulo Câmara e muitos deles se esforçam para afirmar isto. O problema é que, com tanto apoio assim, o Governador não precisa mais fazer nada por Custódia, principalmente a construção do asfalto de Custódia a Iguaraci.
Gilberto acha que, antes de declarar apoio incondicional ao Governador, os vereadores, juntamente com a cúpula governista custodiense deveriam exigir a construção do asfalto, antes de oferecer apoio, como fazem outros governistas, a exemplo do Dep. Rodrigo Novais, aliás, falando em deputados, o que os deputados governistas, Aglailson Júnior e Claudiano Filho, que desde seus respectivos pais, são bem votados em Custódia, fazem por Custódia? Se Rodrigo Novais sozinho conseguiu o asfalto de carnaubeira da Penha, porque Aglailson e Claudiano juntos não conseguem o de Custódia? 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Vereador Gilberto pede o fim da outorga para poços tubulares de pequenos agricultores

O vereador Gilberto de Belchior aprovou Requerimento, na Sessão Legislativa de hoje, propondo que a Assembléia Legislativa de pernambuco aprove mudanças na legislação ambiental a fim de que seja retirada a exigência de outorga para perfuração de poços tubulares e amazonas, destinados à agricultores familiares, do Estado de Pernambuco.
Em suas justificativas e da Tribuna da Câmara de Vereadores, Gilberto disse que essa exigência é mais um castigo para o nosso homem do campo, além do que ele já sofre com as estiagens sucessivas, a falta de políticas públicas e todas as dificuldades de quem mora na zona rural, onde tudo é mais difícil.
A única ajuda que o pequeno agricultor pode contar nesse momento, para ter um poço perfurado, é um financiamento através dos bancos oficiais, mas, para o banco aprovar um empréstimo, pelo PRONAF, por exemplo, será exigido uma outorga a ser emitida pelos órgãos de meio ambiente, uma burocracia que o homem do campo não consegue vencer.
Estados mais ricos, como Minas Gerais, não exige qualquer tipo licenciamento ambiental para pequenos agricultores, então, não faz sentido essa exigência em nosso Estado, argumenta Gilberto.
O requerimento agora será encaminhado para o gabinete do Dep. João Eudes, que já se comprometeu em encaminhar os projetos de emendas para atender ao pedido do vereador Gilberto. O secretário estadual de Agricultura e Maio Ambiente, bem como o Governador Paulo Câmara também receberão cópia do requerimento.
Veja cópia do Requerimento, na íntegra:



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Silvio Costa se reúne com Lula em SP

Postado por Magno Martins às 15:26

O vice líder do governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara Federal, o deputado Sílvio Costa (PTdoB), e o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniram-se durante três horas hoje - das 10h às 13h - no Instituto Lula, em São Paulo, quando discutiram o atual momento da economia e da política brasileiras.
Lula recebeu o deputado Sílvio Costa três dias depois do vice-líder realizar um contundente pronunciamento, na tribuna da Câmara, defendendo o ex-presidente das insinuações em relação às investigações sobre o triplex do Garujá e o sítio de Atibaia, em São Paulo, e dos ataques sistemáticos da oposição ao líder político.
Sílvio Costa revelou que saiu convicto, do encontro, de que o ex-presidente Lula "é candidatísssimo em 2018", a partir das avaliações nacionais feitas pelo líder petista.  Parte da conversa transcorreu em elevado bom humor, com o ex-presidente e o deputado relembrando causos da política, comandado pelo temperamento extrovertido de ambos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Vereadores e prefeito visitam obra do posto de saúde


O prefeito Luiz Carlos, juntamente com os vereadores, Gilberto de Belchior e Nildinho de Biu fizeram uma visita às obras do posto de saúde do Bairro do Matadouro, que já se encontram em estado bastante avançado.
Os postos da Vila da Cohab e de Samambaia já foram inaugurados e já estão funcionando com todos os profissionais atendendo regularmente, ou seja, médicos, dentista, enfermeiro, etc.
O posto de saúde de Maravilha já está praticamente pronto para ser inaugurado. Até o final deste mandato, espera-se que pelo menos cinco obras dessa natureza estejam prontas, servindo à população, afirma o Prefeito.
Gilberto chama atenção da população para a qualidade dessas obras. Estamos acostumados a ver obras serem inauguradas, com muita festa, mas antes de completar um ano já estão pedindo reformas.
Isto chama-se desperdício de dinheiro. Não precisamos andar muito para ver dezenas de obras mal executadas por aí: o nosso matadouro público é um desses exemplos, que foi entregue como concluído, mas nunca funcionou como deveria, poque a obra é de péssima qualidade; calçamentos que afundaram antes de serem inaugurados, como os da Academia da Saúde e muitas outras. 

Água fria na chapa da oposição



Excluídos da política oposicionista, comandada pelo Vice-prefeito Manuca, Dr. Zé Wilson e Dra. Anne, que formavam a chapa que disputou contra o atual prefeito, Luiz Carlos resolveram lançar candidatura a prefeito, colocando águia fria na fervura da candidatura de Manuca.
Na tentativa de apaziguar os ânimos, o Secretário da Casa Civil, juntamente com o deputado federal, Tadeu Alencar prometeu aos dois fazer uma pesquisa para decidir sobre a formação da chapa que terá o apoio do Palácio das Princesas.
Pelo combinado, segundo comentários que já circulam na cidade, quem sair em primeiro nessa pesquisa será o candidato a prefeito e quem ficar em segundo será o vice. Ou seja, o candidato ou candidata a prefeito, pela oposição, pode não ser Manuca e o candidato ou candidata a Vice, pode não ser Luciara.
Do contrário, o Palácio estará enganando alguém nessa história: ao grupo de Zé Wilson e Anne, se a chapa Manuca e Luciara já tiver definida, ou ao grupo Manuca e Luciara se a chapa deles ainda não está confirmada. Ainda tem o caso de Paulino Avícola, que se diz defensor ferrenho do Governador, que também pode está sendo enganado.
A verdade é que só o tempo dirá qual o desfecho dessa história e muita água ainda irá rolar debaixo da ponte.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

No TSE Temer fala de "vultosas doações" ao PSDB

Postado por Magno Martins às 05:50

Em sua defesa à Justiça Eleitoral contra pedido de cassação da chapa de 2014, o vice-presidente, Michel Temer (PMDB) fez duras críticas ao PSDB.
Segundo Temer, não se pode demonizar doações devidamente registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). "Doação recebida e declarada de pessoa jurídica com capacidade contributiva, independente do que diga um delator, não é caixa dois.
Até porque, como visto, o partido-autor [PSDB] foi agraciado com vultosas quantias das mesmas empresas, logo, não há mau uso da autoridade governamental pelos representados [Dilma e Temer]", diz o texto.
Os advogados do vice apontam que o PSDB também se beneficiou de R$ 40 milhões em repasses feitos por emprestas investigadas: "Fossem as doações motivadas tão somente por repasse de verbas oriundas de contratos superfaturados na estatal, é lícito concluir que não haveria razão para o maior partido de oposição obter recursos das mesmas empresas".
Para o peemedebista, a ação da oposição representa o "inconformismo" com a derrota nas eleições de 2014 e "um sem-número de ilações", mais do que "propriamente uma preocupação legítima com a moralidade do pleito"
(Leia  aqui  na íntegra reportagem da Folha de S.Paulo).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Aécio Neves era beneficiário de propinas em Furnas , diz delator

PUBLICADO EM 04/02/2016 ÀS 8:49 POR  EM NOTÍCIAS

Foto: Lula Marques/ agência PT
Foto: Lula Marques/ agência PT
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria sido beneficiário de um esquema de propinas em Furnas, semelhante ao investigado pela Operação Lava Jato na Petrobras. A acusação foi do lobista Fernando Moura, que é ligado ao PT.
Ele relatou ao Ministério Público Federal nesta quarta-feira (3) que a indicação de Dimas Toledo para a diretoria de Furnas “foi o único cargo que Aécio pediu pro Lula”. “É um terço São Paulo, um terço nacional e um terço Aécio”, afirmou Moura.
O episódio em que o nome do tucano aparece foi em 2002, logo após a vitória de Lula na campanha eleitoral. Teria sido em uma reunião para discutir cinco diretorias de estatais: Petrobras, Correios, Caixa Econômica Federal, Furnas e Banco do Brasil.
De acordo com o lobista, ao assumir a direção de Furnas, Dimas Toledo disse que não era necessário aparecer na estatal e que “em Furnas era igual”, numa referência ao esquema de propina.
O novo depoimento, feito a pedido da defesa, Moura tenta minimizar os efeitos das mudanças de versões quanto a participação do ex-ministro José Dirceu no esquema de desvio de recursos da Petrobras.
Por meio de nota, o PSDB avaliou a declaração como “requentada e absurda” e garantiu que Aécio não conhece o lobista. O advogado de Dimas Toledo, Marcos Moura, afirmou, por meio de nota, que as acusações são “absolutamente inverídicas”. As informações são do jornal Folha de S. Paulo