quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Dobradinha Eduardo e Aécio


A notícia de que o PSDB de Pernambuco fará aliança com o PSB de Eduardo Campos, em troca de uma aliança inversa em Minas Gerais, onde o PSB apoiaria o projeto do PSDB, não seria, a meu ver vantajosa para o projeto presidência de Eduardo Campos, haja visto que Minas Gerais é o segundo maior Colégio Eleitoral do País, com cerca de 15 milhões de eleitores, enquanto Pernambuco tem apenas 6,4 milhões, aproximadamente.
Já virou clichê no meio político dizer que Minas Gerais, é um Estado estratégico para qualquer um que queira virar presidente.
Não é por menos. Desde o processo de redemocratização do País, iniciado com a campanha presidencial de Tancredo Neves, nenhum candidato à Presidência da República triunfou sem vencer em Minas.
Minas foi fundamental para a vitória de Dilma na última eleição para presidente, onde ela teve uma vantagem de cerca de 6 milhões de votos sobre seu adversário, uma vantagem do tamanho de toda votação do Estado de Pernambuco, então, será vantajoso para Eduardo essa dobradinha? O adversário de Eduardo no primeiro turno não será Dilma, que já tem seu lugar garantido no segundo turno, será Aécio. Quem dos dois tiver maior votação no primeiro turno irá concorrer com Dilma no segundo, isto se Dilma não vencer no primeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário