terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Finalmente a água jorra na Comunidade Cacimba Limpa

Gilberto reúne a comunidade para ouvir
as reivindicações - o povo quer água
para o criatório
O vereador Gilberto de Belchior, com o apoio do prefeito Luiz Carlos já tentou de tudo para encontrar água na região do Ingá, incluindo os sítios São Francisco e Cacimba Limpa, mas a geologia da região não ajuda. Mais de cinco poços foram perfurados e todos secos, alguns deles locados pelos geólogos mais experientes do Estado.
Gilberto leva os criadores para o local onde
eles querem o poço
No período de estiagens mais prolongadas a comunidade sofre com a falta d'água, principalmente  para o consumo animal, já que as áreas de pastagens ficam muito distante dos pontos de abastecimento pelo Exército e de algumas cacimbas.
Mas, temos uma boa notícia para todos os criadores da região. O vereador Gilberto e o prefeito Luiz Carlos acabam de perfurar um poço que vai acabar o sofrimento dessas comunidades, no centro da área de pastagens, para resolver de uma vez por todas o problema da falta d'água para os rebanhos e até mesmo para o consumo humano.
O prefeito Luiz Carlos autoriza a perfuração
O poço tem vazão acima de 3.000 litros/hora e a água parece ser de boa qualidade. Como fica distante da energia elétrica, o Vereador e o Prefeito estudam colocar um sistema utilizando energia solar, que tem um custo de instalação mais elevado, mas não terá conta de luz.
Para que esse empreendimento tenha caráter comunitário, o Vereador reuniu primeiro todos os criadores, na sede da Associação e decidiu-se que o proprietário da terra teria que assinar um Termo de Servidão Pública, para ser registrado em cartório e arquivado na sede da Associação, a fim de evitar problemas futuros, de forma que a água será de todos, agora e para sempre.
Gilberto observa a água jorrando ladeira a baixo
Gilberto não tem dúvidas: se os gestores anteriores tivessem agido dessa forma, com todos os poço que já foram perfurados até a presente data, a população já estaria praticamente abastecida, não haveria tanta crise de água!
Mais de 40 criadores serão beneficiados por esse poço. Outras dez localidades também foram contempladas com ações como essa, nos últimos 15 dias, sendo que em apenas duas não se logrou êxito, deu poço seco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário