domingo, 30 de dezembro de 2012

FALTAM APENAS DOIS DIAS

Veja como o prefeito está entregando a sua cidade
(Imagens de 30/12/2012)


Há dois dias para entregar o comando do governo municipal, o prefeito Nemias não se preocupou sequer com a sujeira que toma contas das ruas de Custódia, além, é claro, da sujeira que praticou no trato com o dinheiro público, ao longo dos doze anos que ficou no cargo máximo do poder executivo.
Durante os quatro anos da atual legislatura, eu e alguns companheiros da Casa João Miro da Silva temos denunciado os desvios, tanto de dinheiro quanto de conduta, desse governo que está terminando.
Afinal, o município recebeu, além do que normalmente é repassado para todos os municípios da federação, mais de trinta milhões de reais, referente à arrecadação de ISS das obras que estão sendo executadas em nosso território.
Onde todo esse dinheiro e os demais repasses foram parar? Vão dizer por aí que fizeram muito! Mas, muito o que? Calçamento mal feito, redes de esgoto que não funciona, reformas que não terminaram, obras feitas pelo Estado ou pela União, enfim. Digam-me, por favor, como irão justificar tanto dinheiro jogado fora.
Os servidores, inclusive os inativos, penaram para receber seus salários e olhem que pagar em dia era a principal bandeira desse governo. Mesmo com a justiça bloqueando contas, apesar das demissões em massa, dos protestos, estão entregando o município com salários atrasados.
A saúde não se fala. Sem dó e sem piedade dos que sofrem, muitos deles com doenças graves, retiraram os médicos e demais profissionais dos postos de saúde e do próprio hospital. Os serviços de saúde estão praticamente paralisados.
O município perdeu uma grande oportunidade de se estruturar para crescer. Poderia ter aproveitado o bom momento vivido nesses quatro anos para implantar seu distrito industrial e contratar uma consultoria especializada, a fim de atrair investimentos que possam gerar emprego e renda.
A incompetência desse governo foi tamanha, que não conseguiu trazer para o município sequer um canteiro de obras, seja da transposição, seja da transnordestina. Todos ficaram em Sertânia (Lote 11, Lote 12, Encalço e Vila para os reassentados)
A transnordestina chegou a instalar escritórios em Custódia, até porque seria o local estratégico para gerenciar a obra, mas acabou fechando os escritórios e instalando seus canteiros em Serra Talhada e Arcoverde. Em vez de negociar, o prefeito entrou com ações na justiça para cobrar mais impostos. Quem saiu perdendo foi o nosso município que perde empregos, diminui o dinheiro circulando na economia, o comércio vende menos. Sem falar que as instalações dos canteiros das obras poderiam servir para implantar uma faculdade ou uma escola técnica, por exemplo.
Então, sob esse olhar, o que temos que analisar e questionar, é o que deveria ter sido feito, principalmente nesses últimos quatro anos de arrecadação record e não apenas o que fizeram.
Sem nenhum escrúpulo e zelo pelo bem público, passaram a dilapidar o patrimônio público, depois do resultado das eleições. O sucateamento das máquinas, dois veículos, o sumiço de mobiliários, de materiais de construção, serão difíceis de serem recuperados.
Tiveram a ousadia de entregar máquinas a terceiros para ganhar dinheiro alugando para particulares, foi assim com a perfuratriz, que está sendo entregue com motor batido e com outros de tipos de máquinas. Isto nunca ocorreu em qualquer outro governo da história de Custódia.

Enquanto o lixo se acumula nas ruas, praças e avenidas, o mesmo não se pode dizer de materiais de construção das obras paralisadas, que vêm sendo roubados a luz do dia. Nesse domingo, 30 de dezembro, várias pessoas ligaram para a redação do blog para denunciar a retirada de pedras de calçamento na Vila Paulista. Fomos até o local e fotografamos um caminhão, supostamente de propriedade do prefeito, retirando as pedras que deveriam ser utilizadas no calçamento da mesma.
Seguimos o trajeto do caminhão e constatamos que todo material está sendo depositado em um loteamento particular. Um detalhe é que o referido caminhão quebrou justamente em frente ao cemitério, nas proximidades do loteamento.
Local onde as pedras estão sendo depositadas (um loteamento particular)

Enfim, um governo novo, uma esperança nova.
Um Feliz Ano Novo

Um comentário:

  1. Meu caro Gilberto.
    Esta é a famosa política da "Terra Arrasada", lamentavelmente impune.

    ResponderExcluir