sexta-feira, 18 de maio de 2012

Seca pode durar nove meses

Mandacaru é a salvação do rebanho

Os institutos de meteorologia estão prevendo mais nove meses de seca para o Nordeste. Com possibilidade de igualar às secas de 1983 e 1998, que foram os piores anos do século passado.
O pesquisador responsável pela Divisão de Operações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), José Antônio Aravéquia, informou que a temperatura da água do Oceano Atlântico permaneceu mais baixa que o normal nos últimos meses, o que não favorece a evaporação a concentração de umidade sobre o Nordeste, o que resultaria em chuvas, influenciou apenas em áreas da Região Norte.
Enquanto isto, em Custódia a imagem que já se tornou rotina, no campo, é de pessoas catando mandacaru para tentar salvar o rebanho que ainda resta.
No Sítio Barro Vermelho, conforme noticiou Itamar França, Dona Ermínia todos os dias carrega mandacaru para alimentar suas ovelhas.
Na região de Fazenda Nova as câmeras do Fala Vereador flagraram homens carregando mandacaru em carros de bois, enquanto isto outros queimavam o cacto para eliminar os espinhos, em plena escuridão, porque o dia já não é suficiente para realizar todas as tarefas diárias.
O Governo do estado acaba de anunciar um pacote de medidas para o combate aos efeitos da seca, entre elas o plantio de 900 hectares de palma, variedade orelha de elefante, resistente à cochonilha carmim, para posterior distribuição com os agricultores.
O governo bem que poderia fazer o mesmo com o mandacaru sem espinhos, conforme tem sido defendido pelo Vereador Gilberto de Belchior. Está provado que quem salva o rebanho é o mandacaru, basta andar hoje na zona rural para constatar isto.
O nosso Governo Municipal parece que ainda não percebeu a gravidade dessa seca e continua fazendo obras de alvenaria e calçamentos, enquanto as pessoas clamam por água, na cidade e na zona rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário