sábado, 12 de maio de 2012

Caruaru ganha fábrica de caminhões


A diretoria da montadora chinesa Shacman, que investirá R$ 1 bilhão na construção de uma fábrica de caminhões em Caruaru, chegará a Pernambuco na primeira semana de junho para dar início ao projeto. O anúncio do empreendimento, que deve começar a operar em 2013, foi feito na última terça-feira (8) pelo governador Eduardo Campos, que cumpriu uma agenda de trabalho de quatro dias na China.

“É muito importante a chegada da Shacman para que a gente consolide, junto com a Fiat, um cluster de indústria automotiva. Em 60 anos, o Nordeste só teve duas plantas, a Ford na Bahia, a Fiat aqui em Goiana e agora a Shacman, em Caruaru”, frisou o governador através de sua assessoria.

Pernambuco também tenta atrair a Great Wall Motors Company (GWM), maior montadora privada do país asiático. A empresa informou que pretende abrir uma fábrica no Brasil, mas o local ainda não foi escolhido. A GWM espera triplicar sua produção de 500 mil veículos por ano até 2020.

“A China hoje é o principal parceiro comercial do Brasil e o grande desafio é atrair os investimentos produtivos. A China já é hoje o maior investidor externo no país e temos que apresentar um Brasil menos conhecido deles, que é a região Nordeste”, ressaltou Eduardo.

De acordo com a assessoria do Palácio do Campo das Princesas, a fábrica empregará mais de mil trabalhadores. Serão produzidos cinco modelos de caminhão em Caruaru, com foco em atender ao mercado da América do Sul.
Não restam dúvidas que o Governador Eduardo Campos está fazendo um grande governo e procurando interiorizar o desenvolvimento, resta saber o que merece a nossa região do Moxotó e Pajeú. Custódia irá dispor de excelentes condições para implantação de uma planta industrial voltada para a cadeira avícola, podendo produzir a ração a preços mais baixos, por causa da ferrovia da transnordestina que irá trazer a soja e o milho diretamente da fonte produtora, com um custo de frete mais barato.
Com a conclusão das obras da transposição, Custódia terá mais de 40 km de canal, com água de excelente qualidade, para ser utilizada na produção de aves. Como já dispomos de um clima apropriado, grande oferta de mão de obra, infraestrutura logística e proximidade com o Porto de Suape, nosso município reúne as melhores condições para atrair um projeto voltado para a produção avícola, tanto para o mercado interno quanto para exportação, gerando milhares d empregos e fortalecendo a economia da região .
Detalhe importante: Custódia é o único município onde o canal do Eixo Leste da transposição se cruza com a ferrovia da transnordestina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário