domingo, 27 de janeiro de 2013

CHUVAS - MAIS UM ANO DIFÍCIL

Não são nada animadoras as previsões de chuvas para o primeiro trimestre de 2013 (janeiro, fevereiro e março), justamente o nosso período de inverno, o que significa dizer que teremos mais um ano difícil, principalmente para o homem do campo.
Em fevereiro de 2012 o Vereador Gilberto de Belchior aprovou Requerimento alertando as autoridades, do Município, do Estado e da União, para a estiagem que acabou se confirmando e a necessidade de medidas para o combate dos efeitos dela. Infelizmente pouca coisa foi feita nesse sentido.
Agora, com a previsão de mais um ano de poucas chuvas, divulgadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climatológicos e o Instituto Nacional de Meteorologia, a situação pode ficar ainda mais grave que em 2012, porque os nossos reservatórios já estão entrando em colapso e a nossa pecuária praticamente extinta.
Programas como perfuração, instalação e tratamento de águas de poços artesianos precisam entrar em operação com a máxima urgência, bem como a ampliação da frota de carros pipas.
É preciso ter cautela com relação a programas que possam não surtir efeito, em se confirmando a escassez de chuvas, como por exemplo, aração de terra e distribuição de sementes. Outros programas poderiam dar melhor resultado, como a recuperação da palma forrageira, a multiplicação do mandacaru sem espinhos, a liberação dos estoques de milho da Conab, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário