quinta-feira, 28 de junho de 2012

Vice-prefeito de Custódia apoia a oposição

O Vice-prefeito Joãozito Moura (PSB) fechou com a Chapa oposicionista encabeçada por Dr. Luiz Carlos (PT), tendo como vice, Manuca de Zé do Povo (PSDB). Joãozito, que era o nome mais forte do grupo governista, desistiu de sua candidatura a prefeito, porque estava sendo boicotado pelo próprio partido.
O grupo de oposição é composto por: PT, PSDB, PC do B, PSD, PRP, DEM, PMDB, PSC PRB, podendo receber mais adesões até a convenção, no próximo sábado.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O povo reprova obras de calçamento

Estamos andando na contramão do tempo e da lógica, em matéria de obras de infraestrutura. Não existe planejamento nas obras e o que se faz é mal feito, principalmente em matéria de calçamento.
Basta uma rápida caminhada pelos bairros para se perceber a quantidade de obras de calçamento em ruas sem redes de esgoto e sem água, o que nos leva a crer que esse calçamento terá que ser demolido, num futuro próximo, para que sejam implantados os serviços de água e esgoto.
Chega a ser estranho essa obcessão pelas obras de calçamento. Será que nesse tipo de obra fica mais fácil para se desviar dinheiro? Ou será que estão querendo angariar votos para as próximas eleições?
Quanto à primeira indagação, não há o que se duvidar. Bastam olhar o histórico das contas do prefeito, analisadas pelo Tribunal de Contas. Dos seus três mandatos de prefeito que totalizam 12 anos a frente da prefeitura, sete já foram julgados pelo TCE e desses sete, seis furam rejeitados.
O método utilizado para desviar dinheiro do povo é simples: uma das formas é contratar empresas de fachada, apenas para forjar os processos de licitação, depois as obras são tocadas pela própria prefeitura. Assim são feitas a grande maioria das obras de calçamento.
O prefeito encaminhou para a Câmara um pedido de suplementação de verbas, de mais de setecentos mil, para a Central de Abastecimento que está sendo construído junto ao Mercado da Carne. A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara solicitou informações a respeito da obra para saber qual a empresa responsável por ela, qual o valor da obra e de que forma a ela deveria ser executada.
 As informações não chegaram à Câmara. A pergunta é: por que não as enviaram, se o interessado na verba era o próprio prefeito? A princípio os vereadores já sabem que no contrato está uma empresa de Afogados da Ingazeira, mas quem toca a obra é a própria prefeitura.
É sempre assim. Desde a CPI, que por sinal surgiu por causa de fraudes em licitações e desvio de dinheiro em obras. Tudo comprovado, mas, através de liminares, generosamente concedidas pela justiça o prefeito continua governando até hoje.
No “modus operandis” dos desvios do dinheiro público consta ainda uma frota de caminhões velhos e outros tipos de veículos, agregados à prefeitura, que apesar de estarem em nome de laranjas, pertencem de fato ao prefeito, isto é publico e notório, podem ser vistos por aí carregando areia, água ou podem nem está rodando, apenas faturando.
Quanto à pretensão eleitoral, acho que não dará muito certo. Basta ver a população revoltada com o estado de abandono em que a cidade se encontra. Esgoto a céu aberto, calçamento danificado, lixo por toda parte, enfim. Os Senhores Renato Góis e Josué, da Av. Gerson Gonçalves de Lima, 603 e 601, respectivamente, estão revoltados, apesar da frente das suas casas estarem sendo calçadas, nesse momento.
 Eles tiveram que improvisar uma rede de esgoto em PVC, conforme Pode ser notado nas fotos postadas, porque a obra do calçamento destruiu o que existia e nada foi feito para repor a antiga rede de esgoto. Nessa localidade ainda não existe rede de água, o que significa dizer que esse calçamento terá que ser demolido para instalação de água e esgoto.
Pelo que já vimos e continuamos vendo, o nosso protesto e a nossa indignação não têm sido suficiente para estancar esse estado de coisas, da mesma forma que os órgãos fiscalizadores e a justiça também têm sido lenientes, nesse aspecto, não restando alternativa, senão a decisão soberana do povo custodiense, no próximo dia sete de outubro.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Vereador cobra construção do Fórum

O Vereador Gilberto de Belchior protocolou o Requerimento 005/2012 junto a Secretaria Geral da Câmara Municipal, solicitando ao Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Desembargador Jovaldo Nunes Gomes, a construção da sede do Fórum de Custódia e a instalação da Segunda Vara, que já foi criada por lei.
Em conversa recente com o juiz da Comarca, Dr. Fábio Vinícius, o vereador Gilberto foi informado que as instalações atuais do Fórum não oferecem condições para instalação da Segunda Vara, sendo necessário, portanto, a construção da sede própria da justiça.
O requerimento deverá ser votado e aprovado na reunião dessa terça feira, dia 19 de junho, para em seguida, ser encaminhado, por ofício, ao Presidente do Tribunal.  
Não é possível que uma cidade do porte de Custódia ainda esteja com seu Poder Judiciário funcionando em um prédio emprestado pela prefeitura. A cidade de Betânia tem uma sede própria para seu Poder Judiciário, afirma Gilberto.
Precisamos mobilizar a nossa sociedade para cobrar isto dos poderes constituídos e nesse sentido estamos dando o primeiro passo. A OAB precisa fazer a sua parte, através da sua representação regional e seus advogados, com atuação em nossa Comarca. O Governo Municipal, que deveria ser o maior interessado, tem sido omisso até hoje. Outros seguimentos da sociedade, como CDL, Igreja Católica, sindicatos, etc. também devem fazer essa cobrança, porque da forma como está, os processos vão continuar tramitando de forma muito lenta, deixando grande quantidade de processos sem sentença, muitos deles de baixa complexidade, mas que têm grande importância na vida das pessoas.

Mais rigor nas contas dos gestores

Cerco aos corruptos - O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, anunciou, ontem, à repórter Letícia Lins, de O Globo, que o MP vai punir vereadores que aprovarem contas irregulares de prefeitos. Na prática, as câmaras municipais não podem mais votar contra as orientações do Tribunal de Contas. O vereador que tentar salvar prefeito corrupto pode responder por crime de improbidade.
O PRIMEIRO – A ofensiva do MP começou por Araçoiaba. O promotor Roberto Brayner ajuizou para anular a decisão da Câmara de Vereadores que aprovou contas dos ex-prefeitos Cuscuz (PSB) e Severino Alexandre Sobrinho (PMDB), que deram prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 3 milhões, conforme constatou o TCE.
Do blog do Magno

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Prefeito Nemias reafirma apoio a Anne

Deu na Folha de Pernambuco de hoje, sob o Título, “Sacramentada”, que o Prefeito de Custódia, Nemias Gonçalves (PSB), reafirmou apoio à pré-candidatura da ex-secretária Anne Lúcia. Sobre a negativa de apoio ao Vice, Joãozito Moura, o prefeito afirmou que a sua preferência é por Anne, porque outra opção não seria de sua confiança.
Traduzindo em miúdos, o prefeito não confia em ninguém, de sua própria base aliada. Mas, o que os seus aliados, de tantas jornadas, teriam feito de errado para não merecer a confiança do chefe? Perguntando de outra forma: será que esses aliados ainda teriam motivo para continuar apoiando um projeto político em que o líder maior não lhes tem confiança?
Enquanto não temos essa resposta, uma constatação merece ser enaltecida: o prefeito anda um tanto desesperado, oferecendo cargos e muito dinheiro para tudo que é partido e lideranças política, inclusive da oposição, em troca de apoio à candidata de sua confiança. O problema é que ninguém confia na palavra dele. Tanto que ele já cuidou até de arranjar alguns empresários da cidade para avalizar as ofertas que vem fazendo.  
Pelo bem da verdade, o nosso prefeito é obsecado pelo poder, e, para não sair dele é capaz de tudo, inclusive de perder a eleição por insistir em apoiar alguém contra a vontade do eleitor, pelo simples fato de que essa pessoa merece a sua confiança.
Não seria um paradoxo: um prefeito no qual ninguém confia querer escolher um candidato para lhe suceder, justamente pelo critério da confiabilidade? Mas, confiabilidade em que sentido? Essa é boa!
A resposta é fácil, minha gente. Ele quer continuar governado! É isso mesmo. Apenas três mandatos de prefeito é pouco, quer mais. Nenhum filho de Custódia teve esse privilégio, de governar a cidade por três vezes. Mas, será que Custódia merece isso?
Vamos aguardar a campanha para fazer esse debate, ok?
Vereador Gilberto de Belchior

quarta-feira, 6 de junho de 2012

A morte de Larissa Camille faz vereadores mudar Plano de Educação

O projeto que institui o Plano Municipal de Educação, enviado pelo prefeito, teve sua votação adiada, por solicitação do Vereador Gilberto de Belchior, que apresentará um projeto de emenda incluindo a educação de trânsito no ensino básico e fundamental, no município de Custodia.
Larissa foi mais uma vítima do caos que já se instalou no trânsito, principalmente com relação à frota de motocicletas, que a cada dia aumenta de forma descontrolada, em virtude das facilidades com que as pessoas adquirem esse meio de transporte, afirma o vereador Gilberto.
O problema é que a grande maioria das motos que circulam nas ruas e estradas em geral é pilotada por pessoas sem habilitação e sem o mínimo de informação sobre pilotagem, segurança, legislação e educação de trânsito, fatores que contribuem para elevação dos índices de mortes e internamentos ocasionados por acidentes de trânsito.
É público e notório que o nosso governo municipal nunca se preocupou com essa questão do trânsito, tanto em relação ao gerenciamento propriamente dito, que envolve fiscalização, sinalização, etc., mas principalmente com relação à educação de trânsito, contrariando o nosso Código de Trânsito Brasileiro. Prova é que o Plano Municipal de Educação que atualmente se encontra tramitando na Câmara de Vereadores, não contempla em nada essa questão da educação no trânsito.
Então. Que a morte de Larissa não tenha sido em vão, pois ela aconteceu justamente no momento em que esse Plano de Educação estava sendo votado. Em sua memória, o nosso Plano de Educação será emendado para contemplar a educação no trânsito para que as nossas crianças cresçam tomando consciência da importância dos meios de transporte dos quais dispomos e necessitamos, mas também da melhor forma de utilizá-los, sem causar tantos acidentes e mortes, como vemos atualmente.
  

terça-feira, 5 de junho de 2012

INSS inaugura agência em Sertânia

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, inaugurou na tarde desta segunda-feira (5), mais uma agência do INSS em Sertânia. O ministro foi recebido por um grande público.
Também participaram da cerimônia o senador Armando Monteiro, a prefeita Cleide Ferreira, o vice-prefeito Jalvacy Dantas, os deputados Ângelo Ferreira e Gonzaga Patriota, além de políticos de toda a região. A cerimônia de inauguração contou com a participação da Banda Municipal Sebas Mariano e o cantor sertaniense Chico Arruda, que interpretou músicas de Luiz Gonzaga.
O ministro Garibaldi Alves destacou a importância da agência para a comodidade da população de Sertânia, já que, quem necessitar dos serviços da previdência social não precisará mais se deslocar até Arcoverde. O ministro ainda recebeu da prefeita Cleide uma escultura em madeira do artesão sertaniense Marcos Paulo como lembrança da cidade. A agência do INSS de Sertânia fica localizada na Rua João Arruda Filho em frente a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
Enquanto isto, Custódia aguarda a inauguração de sua agencia do INSS, cuja construção se arrasta a anos.

De: Magno Martins

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vereadores vão ao encontro do governador

Um saco de milho vai custar R$ 18,00


Preocupados com os estragos que a seca vem provocando na economia rural do município, os vereadores Gilberto de Belchior e Luiz Carlos Gaudêncio estiveram na cidade de Venturosa nesta sexta-feira, pela manhã, para acompanhar de perto as medidas que o governo vem anunciando para amenizar os efeitos dessa que deverá ser a maior seca dos últimos 40 anos.
O Governador estava acompanhado do Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, para fazer o lançamento da campanha de vacinação contra a febre aftosa, do cartão do produtor, para fazer a entrega de veículos novos para a Adagro, inclusive para Custódia, assinatura de convênios, a liberação dos estoques de milho da CONAB, além de outras medidas.
Os vereadores Gilberto e Luiz Carlos aproveitaram para cobra agilidade na implementação das medidas contra a estiagem e cobraram providências para evitar o uso eleitoral das medidas, levando em consideração que essa seca coincide com o período das eleições para prefeitos e vereadores.
Nós queremos impedir o uso eleitoral dessas medidas, destaca o Vereador Gilberto, porque quando o político interfere no processo ele deixa de levar o benefício a quem mais precisa e termina levando para onde ele terá maior proveito eleitoral. O resultado é o que nós já estamos acostumados a ver: algumas áreas recebem benefícios demais e outras não recebem nenhum, como é o caso dos Sítios São Francisco, Jeramataia e outros que sempre foram desprezados.