terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Câmara homenageia Zé Paraíba

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de 28/02/2012 


O Primeiro Secretário da Câmara de Vereadores, Vereador Gilberto de Belchior, aprovou o requerimento de nº 001/2012 com voto de pesar pelo falecimento de José Leite da Silva, mais conhecido por Zé Paraíba, que viveu grande parte da sua vida em Custódia, onde constituiu numerosa família, com 19 filhos e mais de 50 netos e bisnetos.
O Vereador aprovou também o Projeto de Lei nº 004/2012, que denomina José Leite da Silva, a Rua Projetada no loteamento Solar das Samambaias, uma paralela à rua onde morava Zé Paraíba, cujo teor do requerimento econtra-se postado abaixo:

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Morre Zé Paraíba – um exemplo de vida

José Leite da Silva, mais conhecido por Zé Paraíba, nasceu no município de Juru, Estado da Paraíba, em 23/08/1928, onde cresceu e casou-se com a Senhora Damiana Henrique da Silva, com quem teve 22 filhos, dos quais apenas 19 estão vivos: Luiz, Antônio, José, Manoel, Socorro, Izabel, Eva, Celso, Edson, Carmelita, Helena, Heleno, Maria, João, Divonete, Severino e Tião, que geraram mais de 50 netos e bisnetos  
De acordo com relatos da Viúva, naquela época a vida era muito difícil e praticamente tudo dependia da roça. Certo dia, alguém do Cartório Civil disse a Zé Paraíba que se casando no civil, ele poderia registrar os filhos e ter direito a um abono família.
Zé Paraíba vendeu uma garrota, juntou algum dinheiro e foi ao Cartório com os dados da esposa e mais de dez filhos, para fazer o casamento civil e os registros dos meninos, tudo de uma só vez. Nesse processo, sem a presença da esposa, Dona Damiana acabou ficando 34 anos mais velha, na Certidão de Casamento, que posteriormente teve que ser corrigido.
Dona Damiana conta que depois de casados e os meninos registrados, ainda chegaram a receber o tal abono de família por algum tempo. Mas, com o passar dos anos muitos outros meninos foram aparecendo e o governo parou de pagar o benefício (abono). Teria Zé Paraíba quebrado o governo de tanto fazer menino?
Com uma família numerosa e as dificuldades de dar-lhes o sustento, na Paraíba, Zé acabou se mudando para Custódia, onde adquiriu um terreno no Sítio Caetano, mudou-se para Rondônia, ficou nessa ida e vinda, de Custódia para Rondônia, mas acabou se estabelecendo na João Suassuna – Mandacaru II, em Custódia, até sua despedida do mundo terreno, que aconteceu no dia 22/02/2012, aos 83 anos de idade.
Toda essa peregrinação, envolvendo lugares tão distantes tinha um só objetivo: dá o sustento de sua família, fazendo isto de forma honrosa e competente, tanto que todos os filhos e filhas se tornaram cidadãos e cidadãs, excelentes pais e mães de famílias, repassando para seus filhos os ensinamentos recebidos do pai.
Além de pai dedicado, Zé Paraíba deixou também um grande legado: muitos amigos por todos os lugares por onde passou entre eles o seu conterrâneo, o ex-prefeito Belchior Ferreira Nunes, merecendo desse blog essa justa homenagem, para que seu legado fique para a eternidade e sirva de exemplo para os que ficam.

 

PSD fará sua primeira reunião em Pernambuco

O preseidente nacional do Partido Socialista Democrático - PSD, Gilberto Kassab, juntamente com o Governador Eduardo Campos estarão, em breve, reunidos com os vereadores, prefeitos e presidentes do Partido, para definires estratégias paras as eleições de outubro.
O partido em Custódia tem como presidente o ex-Vereador Cristiano Dantas e Gilberto de Belchior o único representante na Câmara Municipal.    O Vereador Gilberto afirma que não tomarão nenhuma decisão antes dessa reunião.

COM TODA POMPA - O presidente estadual do PSD, André de Paula, estima que pelo menos 500 pessoas serão convidadas para a primeira reunião do PSD, no Estado, que terá a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Entre os presentes, estarão os 304 vereadores; 20 prefeitos; 15 vice-prefeitos e 178 presidentes de diretórios e comissões provisórias do PSD, no Estado. O governador Eduardo Campos estará presente. Matéria do Blog de Magno Martins, de hoje.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A seca se agrava em Custódia

Enquanto a chuva não chega no Sertão, a situação vai se agravando em Custódia, principalmente na atividade pecuária, principal fonte de renda e base da economia local. Ocorreram precipitações em algumas áreas do município, porém, na maior parte do território nem pingou.
Na região do Umbuzeiro, Fazenda Nova, Caiçara e praticamente toda zona sul do município, os criadores estão tentando alimentar seus animais com mandacaru. Muitos deles não resistem e acabam morrendo de fome.
Muitas famílias já não têm o que comer e os sinais de fome já são visíveis, nos Sítios São Francisco, Calderão, Açudinho, Riacho do Meio, Serra da Torre e em outras áreas.
As previsões dos institutos de meteorologia são desanimadores, ou seja, nenhum deles afirmou, até a presente data, se haverá inverno ou não.
Preocupado com a situação, o Vereador Gilberto de Belchior encaminhou Indicação às autoridades governamentais, pedindo providências e propondo ações, algumas delas de caráter emergencial, conforme texto, na íntegra, postado a seguir:
 


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Detran estuda melhoria do trânsito


Pessoal do Detran está nas ruas de Custódia para organizar o trânsito da cidade

Até que enfim o Detran ouviu os apelos do Vereador Gilberto de Belchior, que desde o início do mandato vem fazendo cobranças sistemáticas pela organização do trânsito da cidade, seja por parte do governo municipal, seja por parte do Detran.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a resposabilidade pelo trânsito nas cidades é do poder público local, ou seja, das prefeituras, porém, elas podem firmar convêncios com órgãos de trânsito para que estes venham e assumir essa responsabilidade. Com a chegado do pessoal do Detran, para realização dos estudos de melhoria, acreditamos que em breve teremos mais segurança e maior tranquilidade, tanto para motoristas quanto para os pedestres.

Supremo aprova Ficha Limpa


Políticos com contas rejeitadas não poderão ser candidatos a cargo eletivo

Por sete votos a quatro o Superior Tribunal Federal aprovou, na noite de ontem, a chama lei da Ficha Limpa, que deixa inelegíveis políticos que tiveram condenações por órgãos colegiados.
A lei, na verdade já existia. O que estava em discussão era a validade de alguns aspectos, como por exemplo, fatos julgados antes da aprovação da lei, políticos que renunciaram para escapar da cassação e outros casos.
Com a decisão de ontem, o STF encerra todas as discussões quanto a validade ou não da lei da Ficha Limpa e tira da disputa eleitoral todos aqueles que tiveram contas rejeitadas ou que tiveram sentenças condenatórias em segunda instância.
A decisão terá reflexos na política de Custódia, já nas próximas eleições, bem como em eleições futuras.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Prefeitura deixa servidores da educação frustrados

Havia uma grande expectativa dos servidores da educação, agentes administraativos, digitadores, recepcionistas, auxiliares de serviços gerais, merendeiras, porteiros, motoristas e vigiliantes, com relação ao envio da mensagem do prefeito para a Câmara de Vereadores, com a nova tabela salarial das categorias acima mencionadas.
Muita gente procurava os vereadores pedindo apoio para a votação do reajuste dos salários, mas, a matéria sequer foi para a pauta da reunião de hoje, porque o Projeto não havia sido enviado até o fechamento da Ordem do Dia.
Segue abaixo a tabela com os valores, incluindo o reajuste de 17%, proposta pela Secretaria de Educação e aceita pelo Sindicato dos Servidores.


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Adagro regulamenta venda de suinos nas feiras livres

Suinos voltam a ser comercializados nas feiras livres

Os comerciantes e criadores de porcos já podem negociar seus animais nas feiras livres do interior pernambucano. O comércio desses animais havia sido suspenso por uma portaria do Mnistério da Agricultura. Em uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, realizada nesta terça feira, a Gerente da Adagro, Erivânia Camelo anunciou que uma nova portaria será publicada pela agência, autorizando a comercialização. 
A audiência pública foi realizada na cidade de Venturosa e contou com a participação de diversos criadores e representantes dos municípios da região. A partir desta nova portaria, passarão a ser cadastrados gratuitamente pela Adagro, que também emitirá uma guia autorizando a comercialização dos suinos. Erivânia também antecipou que o governo irá entrar em contato com as prefeituras para que os locais de comercialização de animais tenham as mínimas condições de higiene. "é preciso garantir as normas de higiene e de comercialização para que a população não seja prejudicada, nem os criadores" destacou o presidente da audiência pública.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Enquanto a água não chega nas torneiras...

Vereador faz apelo ao prefeito

O Vereador Gilberto de Belchior encaminhou ofício ao Prefeito Nemias com uma sugestão, de baixo custo, que pode aliviar o sofrimento das pessoas que sofrem com a falta dágua, principalmente nos bairros periféricos.
No caso específico da COHAB e adjacências, existe um poço, perfurado pela prefeitura, com vazão acima de dez mil litros hora. Isto daria para atender algo em torno de mil famílias com um consumo médio de 200 litros dia. É claro que não estamos chamando isto de abastecimento, mas, um paleativo que ajudaria muito a quem não tem dinheiro para comprar toda água que consome e ainda pagar pela água que não recebe da Compesa.
No ofício, cuja cópia se encontra postada abaixo, o Vereador Gilberto sugere que sejam distribuidas diversas caixas dágua pelos bairros COHAB e Mandacaú, interligadas por uma adutora provisória alimentada pelo mencionado poço, para que as pessoas possam pegar água em pequenas quantidades, manualmente.
Acreditamos ser possível fazer o mesmo em outros bairros da periferia, já que a prefeitura dispõe de máquna perfuratriz capaz de perfurar até dois poços por dia. A água do subsolo, apesar de conter altas concentrações de sais, são isentas de qualquer tipo de poluentes, podendo ser utilizada nos serviços de limpeza do lar, por exemplo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa - Ministro muda voto

STF: Ficha Limpa será aprovada

Matéria do blog de Magno Martins de hoje destaca a Lei da Ficha Limpa que deve ser aprovada no STF (Supremo Tribunal Federal), assegura Mônica Bergamo, na sua coluna de hoje na Folha de São Paulo.

                                 "O Ministro Marco Aurélio Mello, que era tido como contrário à regra, votará, na verdade, favoravelmente a ela. Com Mello, a Ficha Limpa terá ao menos seis votos, ou a maioria do STF, que tem 11 ministros. Luiz Fux e Joaquim Barbosa já se declararam favoráveis. Carlos Ayres Britto, Carmem Lúcia e Ricardo Lewandowski devem acompanhá-los. O posiocionamento de Mello tem surpreendido os ministros. Em votações anteriores, ele se posicionou contra prazos da lei. Mas, a interlocutores, resumiu porque pode votar para que ela seja aplicada a partir deste ano: "Você contrataria para atrabalhar alguém que tivesse inquérito ou uma ação penal em andamento?".

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Vereador Gilberto retira seu nome - para prefeito

Prezados (as) custodienses

Em respeito aos nossos eleitores e a sociedade custodiense, tenho a honra de esclarecer os motivos que me levaram a pleitear uma candidatura a prefeito de Custódia e ao mesmo tempo, comunicar a minha desistência a essa candidatura, pelas razões abaixo elencadas:
1.       Depois de presidir partidos políticos, de ter coordenado diversas campanhas eleitorais (prefeito, deputado e governador), de ter exercido diversos cargos nos governos, Municipal e Estadual e atualmente exercendo um mandato de Vereador e Primeiro Secretário da Câmara Municipal, acredito ter adquirido experiência suficiente para governar o meu município e promover as mudanças que a sociedade exige, através de uma gestão moderna e eficiente, capaz de gerar emprego e renda, de elevar o nosso nível cultural e educacional, de aproveitar as potencialidades que o município vem adquirindo, com as obras estruturantes, em fase de implantação, a exemplo da transnordestina, da transposição e tantas outras vantagens que podemos oferecer para quem deseja investir no interior pernambucano;
2.       No convívio diário com a nossa sociedade tem sido possível identificar um desejo de mudanças e de renovação em nossa política, mudanças e renovação de idéias e de pessoas, é a leitura que tenho feito, salvo algum equívoco de minha parte. Diante desse “cenário” me achei capacitado e motivado para assumir esse desafio e por isso coloquei meu nome a disposição das forças política de oposição;
3.       Apesar do pouco tempo de cargo eletivo (primeiro mandato), acredito ter dado provas de capacidade e competência no exercício da atividade política, fato que pode ser comprovado ao se fazer uma análise das pesquisas recentes, onde aparecem altos índices de aceitação ao meu nome, nas áreas onde atuo política e eleitoralmente, jamais alcançados por nenhum outro político da atualidade, em algumas dessas áreas, demonstrando, todavia, que eu seria capaz de conduzir uma campanha eleitoral com grandes perspectivas de sucesso;
4.       Não obstante o respeito que tenho pelas demais lideranças que pleiteiam uma candidatura a prefeito, bem como o meu reconhecimento da legitimidade dos seus respectivos pleitos, há de se perceber uma tendência de crescimento do meu nome, demonstrada em todas as pesquisas, fato reconhecido também pelas lideranças governistas, ao contrário de alguns pré-candidatos, da oposição, que têm apresentado tendência de queda nas últimas pesquisas analisadas;
5.       Todavia, os fatos aqui apresentados não foram suficientes para convencer as demais lideranças que formam o bloco de oposição e fazer com que meu nome fosse consenso em torno de uma candidatura a prefeito;
6.       Diante desses fatos aqui apresentados e preocupado com a demora e a indefinição com relação formação da chapa da oposição, sacrifico meu sonho e meu desejo de concorrer, pela primeira vez, a um cargo de prefeito, como forma de contribuição para a UNIÃO da oposição, sem a qual seria impossível uma vitória nas próximas eleições;
7.       Assim sendo, deixo a decisão da chapa majoritária a critério dos pretendentes que permanecem no processo, enquanto isto darei prioridade a minha reeleição para vereador, levando a minha colaboração à campanha majoritária sempre que for solicitado.
Finalizando, quero fazer um profundo agradecimento a todos àqueles que me incentivaram e torceram pela minha candidatura a prefeito de Custódia, reafirmando a minha disposição de continuar defendendo os interesses do povo custodiense da tribuna do Poder Legislativo, em perfeita sintonia com os anseios do povo que nos aplaude e nos defende.
Obrigado a todos
Vereador GILBERTO DE BELCHIOR

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A seca se agrava e nada de solução

A crise no abastecimento dágua em Custódia se agrava a cada dia, enquanto as autoridades governamentais se preocupam apenas em engariar votos para as próximas eleições, através de bondades que aparecem sempre nessa época, a exemplo de perfuração de poços, limpeza de barreiros, um empreguinho aqui outro alí, etc., etc., etc., sempre em troca de uns votinhos.
O problema é que esse filme se repete sempre as vésperas das eleições e grande parte da população, justamente aquela que mais sofre, não percebeu ainda que esse tipo de política não resolve o problema.
Enquanto a crise de água se agrava na cidade, a zona rural já dá sinais de escassez do precioso líquido, podendo se tornar crítica a situação, caso São Pedro não resolva, logo, mandar chuva para o sertão.
Enquanto andava pelas ruas de Custódia na última segunda feira, recebi mais de dez apelos por água para a zona rural, enquano o Prefeito Nemias diz, na sua emissora de rádio, que está tudo uma maravilha, que não existe crise de abastecimento d´agua, que não há problema de saúde e que seu governo é o melhor do mundo.
Então, se isso é verdade, por que o povo está reclamando? Será que o povo está reclamando de barriga cheia? ou o prefeito está faltando com a verdade?