quarta-feira, 31 de julho de 2013

De volta ao meu aconchego

Prezados Leitores

De volta ao trabalho, revigorado, depois de uma semana de descanso num dos melhores paraísos ambientais do nosso querido Brasil, não poderia de deixar de postar algumas imagens feitas durante essa curta temporada.

Antes, porém, gostaria de registrar um fato histórico dessa viagem. Na cidade de Cáceres, muito próximo à divisa com a Bolívia, nós fotografamos um monumento localizado na praça mais antiga da cidade, na margem do Rio Paraguai. É um marco em homenagem ao Tratado de Madrid, celebrado em 1750, entre D. João V de Portugal e D. Fernando VI da Espanha, para definir os limites entre as respectivas colônias sul-americanas.  O Tratado de Madrid revogou o Tratado de Tordesilhas, que nunca havia sido respeitado.
Enquanto pescávamos, esse tuiuiú posou a menos de 10 metros
O Tratado de Madrid deu ao Brasil, os contornos territoriais aproximados do que temos atualmente. Por que aproximados? Por que algumas áreas foram anexadas ao nosso território depois do tratado de Madrid. Um exemplo foi a área que forma atualmente o Estado do Acre. Outro exemplo está na fronteira com a Bolívia, que pelo Tratado de Madrid teria o Rio Paraguai como limite, na altura da cidade de Cáceres. Entretanto, a atual fronteira com a Bolívia encontra-se atualmente a cerca de 80 km depois do Rio Paraguai, naquela altura do estado do Mato Grosso.


Nesse prazeroso passeio nós tivemos a oportunidade de ficar um dia inteiro dentro do Rio Paraguai, em contato com o Pantanal. Como se pode notar, a natureza nessa região está praticamente preservada. É um grande ativo ambiental para ser apreciado e preservado. 
Nossos agradecimentos à família Pires, radicada em Cáceres, pela hospitalidade, pelo carinho e pelo apoio, durante todo nosso passeio, de modo especial a Auzirinha, Élcio,  Gentil, Danilo, emfim, não dá para citar o nome de todos. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Parabéns pelas lindas fotos.......aqui na região do Vale do Paraíba, tem aparecido, muitos pássaros da região do Mato Grosso.
    Dizem os biólogos que eles estão migrando daí por causa das queimadas.
    No começo era apenas um casal, hoje já são mais de vinte.
    Não sabemos o nome, mas seu canto é lindo.Por aqui tem muita mata talvez seja isso que os atraiu para esta região......Vanilda Domingues Quintas Pimentel.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir