quinta-feira, 4 de julho de 2013

Lula: "Educação profissional é conquistar a cidadania"

Do Blog do Magno
 
















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje (4), em palestra no torneio de educação profissional WorldSkills Competition, que ter uma qualificação é uma forma das pessoas conseguirem melhores empregos e tornarem-se cidadãos.

“O diploma do Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial] me fez arrumar um emprego melhor, trabalhar em uma empresa melhor, ganhar um salário melhor. A partir disso, eu pude ter coisas que nenhum parente meu tinha tido na vida”, disse Lula ao lembrar sua trajetória para exemplificar os efeitos da formação profissional.

De acordo com o ex-presidente, a profissionalização muda a história de vida de quem se qualifica. “Na medida que se tem uma profissão, você passa a ser valorizado em qualquer lugar [...] Passa a ser tratado com respeito porque as pessoas sabem que você sabe fazer alguma coisa”, enfatizou.

Roberto Spada, diretor de Relações Externas do Senai de São Paulo, avalia o ensino técnico como pré-requisito importante para quem pretende ingressar no ensino superior. “O profissional passa a ser não apenas um gestor pelos conceitos, mas um gestor que tem conhecimento dos processos. [...] A educação profissional é a melhor estratégia para a transformação econômica e social”, pontuou.

Estudo feito pelo serviço com 40 mil alunos egressos aponta que um ano depois de completarem o curso profissionalizante, os trabalhadores de nível técnico conseguem aumentar a renda em 24%.

O levantamento também verificou que sete em cada dez ex-alunos dos cursos técnicos ficam ocupados em atividades relacionadas à área de formação e conseguem trabalho no primeiro ano depois da formatura e têm renda média inicial de 2,6 salários mínimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário