domingo, 29 de setembro de 2013

Projeto de Marina Silva ameaçado

Mais dois partidos políticos foram aprovados pelo TSE nos últimos dias, o Partido Republicano da Ordem Social - PROS e o Solidariedade - SDD, fundado pelo Deputado Federal, Paulinho da Força Sindical.
Mas, se pessoas de pouca expressão nacional conseguiram reunir as assinaturas necessárias para fundar seus partidos, por que a ex- Senadora, Marina Silva não conseguiu até agora, menos de meio milhão de assinaturas, depois de receber mais de dezesseis milhões de votos na última eleição para a Presidência da República? O ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab conseguiu fundar seu partido, o PSD, com mais de quinhentas mil assinaturas.
A pergunta é a seguinte: Se a ex-senadora Marina Silva não consegue reunir menos de meio milhão de assinaturas, no País inteiro, será que teria competência para governar o Brasil?

sábado, 28 de setembro de 2013

Dilma recupera posições e cresce como candidata


BLOG DE RENATO RIELLA

 No início do ano, o governo Dilma chegou a ter 79% de aprovação. Após os protestos de junho, caiu bastante, mas vem se recuperando mês a mês. Hoje já dá para acreditar que ela superou a crise política e pode vencer a eleição do próximo ano em primeiro turno.
Esta semana, o percentual da população que aprova a maneira como a presidenta Dilma Rousseff governa o país registrou um crescimento de 9 pontos percentuais, ao passar dos 45% registrados em julho para 54% em setembro.
Entre os que desaprovam, o índice caiu de 49%, em julho, para 40% em setembro. É o que mostra a pesquisa CNI-Ibope, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pesquisa foi feita com 2.002 pessoas em 142 municípios, entre os dias 14 e 17 de setembro.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Leitor de Custódia denuncia péssimas condições da BR-232

mont gde

“Caro Magno.

Eis algumas das fotos que foram tiradas na última quinta-feira (26) após um acidente causado pelas péssimas condições das nossas estradas. Esse absurdo aconteceu na tarde de ontem, por volta das 15h40, aqui, em Custódia, a 14 quilômetros no sentido de Serra Talhada.

Enormes buracos na BR-232, entre Arcoverde, Custódia e Serra Talhada, têm contribuído para o aumento significativo no número de acidentes. Este carro estava com cinco pessoas que, com muita sorte, não ficaram feridas após o veículo capotar.

No mesmo local, vários carros que diminuíam a velocidade para olhar o acontecido acabaram caindo nos mesmos buracos. Um desses veículos chegou, inclusive, a ter sua calota lançada que, por pouco, não atingiu o agente da Polícia Rodoviária Federal que se encontrava no local do acidente prestando socorro aos envolvidos.

Por favor, ajude a divulgar mais este absurdo.

Ferreira Campos.”

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A ÁGUA COMEÇA A JORRAR NO BAIRRO DO CRUZEIRO

Estação de bombeamento para a caixa dágua do Cruzeiro

A luta é antiga e o sofrimento também. Que conhece bem essa história são os moradores dos bairros do Cruzeiro, da Vila da Cohab, do Mandacaru II e outras periferias. O Vereador Gilberto de Belchior conhece bem essa história, desde os tempos das políticas de Belchior.
Mas, o destino dessas pessoas está mudando. A água já começa a jorrar nas torneiras, graças ao esforço de muitas pessoas, entre elas o prefeito, Luiz Carlos.
Mas, é bom que as pessoas saibam quem realmente teve participação decisiva nessa história. Em meados da legislatura anterior o vereador Gilberto de Belchior foi convidado, pelo presidente da Associação do Bairro do Cruzeiro, para uma reunião na Comunidade, para tratar do problema da água.
Diante de uma plateia que lotava uma sala de aula da escola Anfilófio Feitosa o vereador Gilberto sugeriu que a população saísse em passeata, para protestar contra o problema da falta dágua, com seu apoio e sua participação.
A população presente concordou com a ideia e já foi marcada a primeira das três passeatas que foram realizadas. O vereador Gilberto chamou a TV Globo e o primeiro ato foi realizado, com sucesso absoluto. A televisão fez o seu papel, não só com a cobertura do evento, mas, principalmente, cobrando da direção da Compesa a sua responsabilidade.
Mesmo com todo atraso, o projeto e as obras de readequação do sistema de distribuição, não só dos bairros citados, mas de toda cidade, inclusive dos loteamentos novos, estão sendo concluídos.
PRECISAMOS MANTER VIVA A MEMÓRIA, PORQUE UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA!

Vereador Gilberto de Belchior

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Senado aprova a regulamentação da profissão de vaqueiro

Os corredores do Senado sempre cheios de assessores e parlamentares engravatados ganharam um tom diferente no início da tarde desta terça-feira com a chegada de 70 vaqueiros de várias regiões do País. Vestidos a caráter com chapéu e gibão, o grupo veio acompanhar a votação do Projeto de Lei (PLC) 83/2011, que reconhece e regulamenta a profissão deles.
A pedido de líderes partidários, a proposta será votada em regime de urgência hoje e será o primeiro item da pauta do plenário. O texto define o vaqueiro como profissional responsável pelo trato, manejo e condução de animais como bois, búfalos, cavalos, mulas, cabras e ovelhas.
Segundo o presidente da Associação dos Vaqueiros de Conceição do Coité, na Bahia, Áureo Carneiro, a regulamentação vai permitir ao vaqueiro "trabalhar com mais satisfação e amor". "Hoje quem paga bem um vaqueiro, paga um salário (mínimo). A maioria, 90%, não ganha nem isso. Enquanto tem a sua juventude, sua força física, ele consegue emprego. Depois que ele fica velho e cansado ou sofre algum acidente na lida, ele é dispensado pelos patrões sem nenhuma garantia", lamentou.
"Vamos ter os direitos legais que todas as profissões já têm: periculosidade, insalubridade, adicional noturno, hora extra, que ninguém que trabalha como vaqueiro recebe isso. É uma maneira de valorizar a nossa profissão que é uma das mais antigas do mundo", disse o representante da Associação dos Encourados de Pedrão, também da Bahia, Anderson dos Santos Maia.
O vereador Gilberto de Belchior acha muito importante o Projeto que regulamenta a profissão do vaqueiro, mas, destaca que a maioria deles vive por conta própria, ou seja, cuida do seu próprio negócio. Nesse caso, de quem o vaqueiro irá cobrar seus direitos? Alguma coisa precisará ser feito por essa categoria, seja pelo governo, seja pela sociedade, para que eles realmente tenham os benefícios que merecem.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Médicos cubanos já estão em Custódia

Dois médicos cubanos, o Dr. Noel e a Dra. Nora foram recebidos na Câmara de Vereadores, pelo prefeito, Luiz Carlos, secretários, diretores, vereadores e o público que lotou o Plenário da Casa João Miro da Silva, com muitos votos de bias vindas, que chegou a emocionar algumas pessoas e principalmente os recém chegados.

O secretário de Saúde, Cássio Freitas fez a abertura da solenidade de recepção, seguido pela Primeira Dama, Dra. Sílvia, que se emocionou a falar da sua própria história, de vinda para Custódia e das carências da população.
Na sequência o vereador Gilberto de Belchior falou da
importância do projeto, Mais Médicos e em nome da Câmara de Vereadores deu boas vindas aos médicos, falando um pouco da história de Cuba, dos seus avanços na educação e do privilégio de os profissionais que são referência, no mundo, em termos de atenção básica na saúde.
O prefeito destacou os esforços que se governo vem fazendo para trazer mais médicos cubanos e outros investimentos na área da saúde.

Os médicos também fizeram uso da palavra, demonstrando disposição para fazer o que eles mais sabem fazer, cuidar da saúde da população. Um pouco mais desembaraçado no português, o Dr. Noel falou da revolução cubana, na área da educação, agradecendo a forma calorosa e gentil como foram recebidos em Custódia.
Um deles será escalado para o PSF do Ingá e o outro para o PSF de Quitimbu. Em breve outros dois médicos cubanos deverão chegar ao município para atuar em outros postos de saúde.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

PSB sai do governo Dilma

Veja a carta que o PSB entregou à presidente Dilma Rousseff
“À Sua Excelência Senhora Dilma Rousseff

Em mãos.

Senhora Presidenta,

Desde 1989, quando da criação da “Frente Brasil Popular”, o Partido Socialista Brasileiro integra, juntamente com o Partido dos Trabalhadores e outros do campo da esquerda, a base política e social que, durante as sucessivas eleições presidenciais de 1989, 1994, 1998 e no segundo turno de 2002, apoiou e, finalmente, levou à Presidência da República, o companheiro Luís Inácio Lula da Silva, cujo governo contou com nossa participação, colaboração e  sustentação, no Executivo e no Parlamento. 

Convidado a ocupar funções governamentais, nosso partido contribuiu para os avanços econômicos e sociais proporcionados ao país pelo governo do honrado presidente Lula, dedicando seus melhores esforços e sua total lealdade nos momentos mais difíceis dos oito anos de mandato.

Em março de 2010, embora contássemos com um pré-candidato à presidência da República e fosse desejo manifesto de nossa base e das lideranças do partido o lançamento de candidatura própria, o PSB, a partir de uma profunda reflexão e discussão política com o companheiro Lula, abdicou dessa legítima pretensão e decidiu integrar a frente partidária que apoiou a candidatura de Vossa Excelência à Presidência da República.

Quando da formação do governo, Vossa Excelência convidou-nos para discutir nossa participação, ocasião em que manifestamos a possibilidade de apoiar sua administração sem necessariamente ocupar cargos. Vossa Excelência, entretanto, expressou o desejo de quadros do PSB na administração, com o que concordamos sem apresentar condicionantes.

Neste momento, temos sido atingidos, sistemática e repetidamente, por, comentários e opiniões, jamais negadas por quem quer seja, de que o PSB deveria entregar os cargos que ocupa na estrutura governamental, em face da possibilidade de, legitimamente, poder apresentar candidatura à presidência em 2014.

Longe de receber tais manifestações como ameaça, o Partido Socialista Brasileiro - que nunca se caracterizou pela prática do fisiologismo - reafirma seu desapego a cargos e posições na estrutura governamental, e reitera  que seu apoio a qualquer governo jamais dependeu de cargos ou benesses de qualquer natureza, e sim do rumo estratégico adotado que, a nosso ver, deve guardar identidade com os valores que alicerçam a trajetória política do nosso partido.

Nossas divergências, todavia, não impediram nosso apoio ao governo de Vossa Excelência, mas pretendemos discutir com a sociedade, de forma mais ampla e livre.

O Partido Socialista Brasileiro, nos seus 60 anos de presença na vida política nacional, jamais transigiu ou negociou suas convicções e seus ideais programáticos.

Com longa tradição na luta pela democracia e pela justiça social, o PSB participou ativamente de importantes momentos da vida nacional, como a memorável campanha do “Petróleo é nosso”, a luta pela reforma agrária, a luta pelas 'Diretas Já' e pela democratização do país. Sempre nos inspiraram exemplos como os de nossos companheiros João Mangabeira, Hermes Lima, Barbosa Lima Sobrinho, Evandro Lins e Silva, Antônio Houaiss, Miguel Arraes e Jamil Haddad.

É justamente pelo apego a essa história que o partido, nos últimos anos, vem merecendo o reconhecimento da sociedade brasileira refletido no seu crescimento nas sucessivas vitorias eleitorais.

Por todas essas razões, o PSB vem à presença de Vossa Excelência, formalmente, declinar de sua participação no governo, entregando os cargos que ora ocupa, ao mesmo tempo em que reafirma que permanecerá, como agora, em sua defesa no Congresso Nacional. Esta decisão não diz respeito a qualquer antecipação quanto a posicionamentos que haveremos de adotar no pleito eleitoral que se avizinha, visto que nossa estratégia – que não exclui a possibilidade de candidatura própria – será discutida nas instâncias próprias, considerando nosso programa e os mais elevados interesses do país e a luta pelo desenvolvimento com igualdade social.

Saudações Socialistas,

Eduardo Campos
Presidente Nacional do PSB.”

PSB entregará os cargos que ocupa no governo Dilma

Eduardo antecipou a Lula entrega de cargos a Dilma
 O governador de Pernambuco e potencial candidato à Presidência pelo PSB, Eduardo Campos, comunicou nesta terça-feira (17) ao ex-presidente Lula que o partido entregará os cargos que ocupa no primeiro e nos demais escalões do governo Dilma Rousseff.  A decisão será formalizada em carta a ser aprovada pela Executiva Nacional do partido na manhã de quarta-feira. Eduardo Campos espera ter audiência com Dilma ainda hoje para entregar pessoalmente a carta a ela.
Na conversa telefônica com Lula, Campos explicou as circunstâncias que levavam o partido a precipitar sua saída do governo. O ex-presidente disse que entendia, mas pediu que mantenham a relação e o diálogo.
Na reunião prévia que decidiu pelo desembarque do governo, líderes pessebistas se queixaram de ser submetidos a ''constrangimentos'' da parte do PT e do PMDB, principais partidos da aliança dilmista.  Embora seja o sinal mais claro até aqui de que Eduardo Campos deve disputar a Presidência, o desembarque do PSB do governo não implica em rompimento com Dilma. O partido deverá continuar votando a favor do governo no Congresso.(Vera Magalhães - Folha de S.Paulo)

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Crise nas prefeituras provoca demissões

PREFEITO DE TABIRA DEMITE 340 CONTRATADOS


Prefeito poeta evitou tratar do tema hoje. Secretários devem falar em seu nome.
A crise que afeta as prefeituras vem provocando demissões em massa, a fim de que os prefeitos possam enquadrar suas folhas de pagamento, evitar problemas na justiça e pagar as despesas de custeio da máquina administrativa.
De acordo com o Blog de Nill Junior, a prefeitura de Tabira demitiu 340 contratados e só se pronuncia quinta sobre a decisão. E a ideia preliminar é de blindar o prefeito e mandar nomes do primeiro escalão para explicar o que aconteceu. Em Afogados hoje, o gestor alegou questões de agenda para  não falar do tema na Rádio Pajeú.
O prefeito de Custódia, Luiz Carlos está tentando ajustar a despesa com pessoal, reduzindo a folha de contratados, mas, pretende encaixar o pessoal demitido em projetos sociais, diminuindo o impacto da medida. É muito duro para um prefeito, que está apenas começando seu mandato, ter que demitir pessoas que contribuíram para sua eleição, mas, quem assume um mandato de prefeito precisa respeitar as leis e cumprir suas obrigações com relação a prestação dos serviços essenciais, sob pena de ter que responder processos e não poder mais se candidatar a cargo eletivo. 

sábado, 14 de setembro de 2013

Fernando Bezerra - Cai ou não cai?

Se não cair será o candidato a governador, pelo PT!
 
 A entrada do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), no páreo presidencial não surpreende, mas preocupa o governo. Diante desse cenário, o Palácio do Planalto tenta segurar a ala do PSB que se opõe a Campos. O Ministério da Integração, hoje ocupado por Fernando Bezerra (PSB) - ligado ao governador -, deve ser entregue ao PMDB, como informou nesta sexta-feira o Estado, desde que o partido concorde em reforçar o palanque de Dilma no Nordeste e em apoiar candidatos do PT na região.
A presidente Dilma Rousseff pretende fazer uma reforma na equipe em janeiro de 2014, para ajustar o governo com o quadro político-eleitoral, mas pode antecipar mudanças no ministério. O assunto foi discutido nesta sexta-feira, 13, em reunião que durou seis horas entre Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PT, Rui Falcão, na Granja do Torto.
LIQUIDAR FATURA NO PRIMEIRO TURNO
Todo o esforço será feito para que Dilma liquide a fatura eleitoral no primeiro turno. O Planalto quer dividir o PSB, atraindo o governador do Ceará, Cid Gomes, e o secretário da Saúde, Ciro Gomes, para a campanha de Dilma. Homem da confiança de Lula, o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia, que presidiu o PSB de Minas e deixou o posto por divergir de Campos, foi convocado para a reunião de ontem na Granja do Torto.(Com informações de O Estado de S.Paulo)

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bartolomeu Brasiliano - Missa de 30º Dia

DIA 14-09-2013
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - às 10:00 hrs.
 
DIA 15-09-2013
Paróquia Imaculada Conceição - às 7:00 hrs.
 
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - às 8:00 hrs.
 
Caroalina - às 15:00 hrs.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Gravatá sedia 7º Congresso Estadual de Vereadoras

A União dos Vereadores de Pernambuco (UVP) realiza no Hotel Portal de Gravatá, nos dias 18 e 19 de setembro, o 7º Congresso Estadual de Vereadoras, que nesta edição discute o tema 'Mulher na Política'. O encontro objetiva o fortalecimento dos vínculos e a representação feminina na política, contando com a presença de grandes conferencistas e do governador Eduardo Campos (PSB).
Além de vereadoras, foram convidadas prefeitas, vice-prefeitas, servidoras e secretárias municipais. De acordo com a presidente da UVP Mulher, Narah Leandro, o encontro, em anos anteriores, era voltado apenas às vereadoras, mas este ano, a organização decidiu ampliar a participação de mulheres envolvidas em todos os segmentos da política, a exemplo de funcionárias de Câmaras Municipais e de servidoras do Poder Executivo.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais Médicos chega a Custódia

O Município de Custódia se prepara para receber dois médicos cubanos, no próximo dia 16, que irão atender nos postos de saúde de Quitimbú e Redenção. Outros dois médicos deverão chegar nos próximos dias, sendo um deles para o PSF do Ingá, é o que garante o médico, Dr. Gilberto Ramos, Assessor do Estado de Pernambuco, representando a Organização Pan-americana de Saúde e o Assessor do Ministério da Saúde, Dr. Gileno Gomes, que estiveram ontem visitando as instalações que irão receber os médicos.
Gilberto Ramos e Gileno elogiaram muito o trabalho da secretaria de saúde de Custódia e garantiram ao prefeito, Luiz Carlos e aos vereadores, Gilberto de Belchior, Wilson, Rony e Chico Elizeu que irão levar essa impressão para Brasília e ajudar o município nos seus pleitos, inclusive na implantação do projeto de saneamento de toda área urbana, uma obra de mais de cinquenta milhões de reais.
O vereador Gilberto de Belchior não tem dúvida dos avanços que já são visíveis na saúde do município e aproveitou a presença do assessor do Ministério da Saúde para pedir mais investimentos no município e apoio para a implantação do projeto de saneamento, que será a maior obra já realizada no município, desde a sua existência.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Custódia comemora o Sete de Setembro com desfile de bandas

Custódia comemora a  independência do Brasil com um desfile de bandas da região. Independência conseguida depois de muitos anos de lutas do povo brasileiro. Entre tantas lutas, a que mais se destacou foi a Inconfidência Mineira, a qual teve como líder, Tiradentes, que foi preso pela Coroa Portuguesa, condenado e morto em praça pública.
Algumas das bandas relembraram clássicos da música popular brasileira, como alguns dos sucessos de Raul Seixas, executados pela BAMUC, sob a regência do maestro Galdino. Galdino foi trazido para Custódia em 1989, pelo então secretário, Gilberto de Belchior. Depois de alguns meses de trabalho, Galdino já estava levando jovens custodienses para tocar
no carnaval de Olinda, relembra Gilberto. Infelizmente alguns dos que sucederam a gestão de Belchior não tiveram o mesmo interesse pela música e pela cultura, e, o trabalho de Galdino foi interrompido diversas vezes. Tivesse Galdino
recebido o apoio necessário para desenvolver seu projeto, sem interrupção, certamente muitos dos que estão hoje perdidos no mundo do alcoolismo e das drogas poderiam está no mundo da música. VIVA A NOSSA INDEPENDÊNCIA, OBRIGADO TIRADENTES.

domingo, 8 de setembro de 2013

Prefeito visita o Sitio Carvalho com vereadores

O prefeito Luiz Carlos, juntamente com os vereadores, Gilberto de Belchior e Rony Barbalho fizeram uma visita ao Sítio Carvalho, ontem pela manhã, logo após o hasteamento da bandeira em comemoração ao 07 de setembro, para
inspecionar as instalações de um poço comunitário e as obras do Programa Nacional de Habitação Rural que estão sendo construídas, através de projetos encaminhados pelo vereador Gilberto de Belchior. Somente na Comunidade Carvalho serão construídas 19 casa, afirma Gilberto.
A família que aparece na foto junto a casa de taipa em breve irá se mudar para a essa casa nova, com dois quartos amplos, banheiro, cozinha, área de serviço, toda na cerâmica, uma moradia digna.

sábado, 7 de setembro de 2013

Nova pesquisa Vox Populi dá Dilma eleita no 1º turno

DO BLOG DE RICARDO KOTSCHO
 Nem o julgamento do mensalão, nem as manifestações de junho. Falharam os dois canhões utilizados pela oposição e a mídia aliada para derrubar a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição em 2014.
No cenário mais provável da nova pesquisa Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira pela revista Carta Capital, Dilma tem 38%, mais do que a soma dos seus principais adversários, que alcançam 36%, o que indicaria vitória já no primeiro turno.

A principal novidade da pesquisa é que mais do que dobrou a vantagem de Dilma sobre Marina Silva, que ficou com 19% e ainda não conseguiu legalizar seu partido, a Rede Sustentabilidade: passou de 9  para 19 pontos porcentuais. Atrás dela, vêm Aécio Neves, com 13%, e Eduardo Campos, com 4 %. No último Datafolha, divulgado no começo de agosto. Dilma tinha 35% e a soma dos adversários dava 47%. Agora, no Vox Populi, ela tem 38% contra 36%.
'O mesmo ocorre quando se substitui Aécio por José Serra na cabeça de chapa do PSDB ou quando o paulista é incluído como opção do PPS. Serra levaria os tucanos a 18% das intenções de voto, porcentual idêntico ao de Marina, e Dilma permaneceria com 37%. Ou seja, não haveria mudança expressiva', avalia Marcos Coimbra, presidente do Vox Populi

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Vereador Gilberto desmente noticia de rompimento com o Prefeito

 NOTA DE ESCLARECIMENTO

Surpreendido por uma notícia do Blog de Magno Martins, hoje pela manhã, de que teria rompido com o prefeito Luiz Carlos, tenho a obrigação de informar que não procede essa notícia, aliás, nunca dei nenhuma declaração para nenhum veículo de comunicação nesse sentido, nem mesmo falei sobre isto, na Câmara, no meu blog, no meu programa, Fala Vereador e nem em qualquer outro lugar.
O que de fato fiz, na última reunião da Câmara, foi enviar ofício ao prefeito, devolvendo o cargo de Líder do Governa na Câmara, e, fiz isto, para deixar o prefeito mais a vontade para fazer os ajustes que ele vem promovendo em seu governo e também porque estou precisando de mais tempo para cuidar de alguns projetos relacionados ao meu mandato de vereador.
Participei da campanha que elegeu esse governo e tenho consciência da grave crise que as prefeituras vêm enfrentado, de modo especial a de Custódia, que foi entregue sucateada, endividada e com problemas graves a serem solucionados, entre os quais o saneamento básico e o abastecimento dágua, que precisam ser enfrentados.
Dessa forma e com praticamente toda receita do município comprometida com a folha de pessoal, é impossível governar. Tenho convicção disto. Mas, vejo que o prefeito vem fazendo um esforço para fazer os ajustes necessários e não seria agora que eu iria tomar uma atitude drástica e precoce de rompimento. Tenho responsabilidade e compromisso com a governabilidade e estou agindo nessa direção, a disposição do governo para ajudar na hora que for chamado.
Dessa forma espero ter restabelecida a verdade sobre os fatos divulgados nessa manhã.

Cordialmente
Ver. Gilberto de Belchior