sexta-feira, 18 de julho de 2014

Armando em céu de brigadeiro

Coluna da sexta-feira de Magno Martins
Contratada com exclusividade por este blog, a primeira pesquisa do Instituto Opinião, com sede em Campina Grande (PB), mostra um cenário no qual o candidato do PSB, Paulo Câmara, em campanha desde abril, ainda não decolou.
A diferença de 32 pontos em favor de Armando Neto, candidato do bloco da oposição, é muito grande, hoje, e só tende a ser reduzida quando começar o guia eleitoral, em agosto.
O levantamento mostra que Câmara ainda é um ilustre desconhecido e que não há vinculação com o seu padrinho, o ex-governador Eduardo Campos.
Quando isto ocorrer, com a chegada da propaganda eleitoral no rádio e na televisão, o socialista tende a crescer, conforme mostra a parte da pesquisa na qual se avalia o peso e a influência dos dois principais cabos eleitorais no Estado – o próprio Eduardo e o ex-presidente Lula.
Lula tem potencial para influenciar até 43% dos eleitores, enquanto Eduardo chega a 38%, conforme o leitor pode comprovar no terceiro texto sobre o resultado da pesquisa. É aí onde residem todas as apostas de Câmara, do ex-governador e de todas as lideranças da Frente Popular.
Há muito mais tempo em campanha e, portanto, com uma visibilidade bem maior, Armando larga numa posição bastante confortável, liderando em todas as regiões do Estado, diferente do cenário de senador.
Mesmo tão conhecido quanto Fernando Bezerra, o ex-prefeito João Paulo, candidato a senador na chapa de Armando, perde para FBC no Sertão do São Francisco e no Alto Sertão, regiões em que a cara do ex-prefeito recifense é pouco ou quase nada familiar.
A pesquisa do Opinião, a primeira de uma série que o blog fará até o dia das eleições, é muito ampla, abrangendo 80 municípios e ouvindo duas mil pessoas. É o verdadeiro termômetro da realidade do cenário desta fase preliminar da campanha no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário