terça-feira, 8 de julho de 2014

A subida da Santa do Sabá

A subida da santa do Sabá, Nossa Senhora das Dores já se tornou tradição e a cada ano vem atraindo mais e mais seguidores para acompanhar o cortejo, que sai da Igreja Matriz às 4:00 horas da madrugada, seguindo a pé até o ápice da Serra do Sabá, cerca de quatro horas e meia de caminhada.
Contam os mais velhos que a imagem da Santa foi uma doação de Inácio Miranda, homem rico que na época possuía, no Sabá, uma indústria de engarrafamento de água mineral, inclusive com gás e uma usina de caroá, ambas funcionando dia e noite, empregando muita gente e alimentando a economia da região.
Além das indústrias, no Sabá havia uma vila de casas, padaria, um barracão, que nas festas se transformava em salão de dança e uma feira livre aos domingos que atraia gente de toda região. O Sabá também era local obrigatório de passagem dos tropeiros e viajantes que circulavam entre as regiões do Pajeú e do Moxotó.

A tradicional subida da santa do Sabá começou em 1999, quando numa Sexta Feira Santa, um pequeno grupo de pessoas resolveram descer com Nossa Senhora para fazer o encontro dela com o Senhor Morto, na Matriz de São José, entre elas Luiz de Bibia, Ailson, Quiterinha e outros. Não passavam de cinco ou seis pessoas. Mas, a imagem da
Santa teria que ser devolvida para sua morada, lá no Sabá. E aí decidiram fazer o trajeto de volta, dando início a essa tradição, que todos os anos atrai gente da cidade e de toda região.
 

Em 2014 a subida da imagem de Nossa Senhora das Dores aconteceu no último domingo, comandada pelo Pe. Roberto Luciano, não esquecendo de dizer que durante o cortejo temos uma parada obrigatória na casa de Marluce, no Sítio Saco Grande, onde é oferecido um lanche reforçado para todos os participantes. Lá o Pe. Roberto se entoca na cozinha e enche a pança. 

Ao final da celebração, no alto da Serra, Luiz de Bibia oferece também um lanche reforçado e toda romaria desce a ladeira com menos colesterol, de bem com Deus e de barriga cheia.
O vereador Gilberto de Belchior e o secretário Cristiano Dantas participam dessa caminhada todos os anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário