quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Epidemia de dengue assusta população




É preocupante a quantidade de pessoas que procuram os serviços  de saúde do Município de Custódia, com suspeita de dengue. Em visita ao Hospital, o Vereador Gilberto de Belchior foi informado, pelo médico plantonista, que em apenas dois dias, cerca de 150 pessoas foram atendidas e medicadas, com suspeita e dengue e/ou a Febre chikungunya, cujos sintomas são muito parecidos, sendo que, tanto a dengue, quanto a chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti.
Gilberto procurou o Secretário de Saúde, Dr. Bruno Gaudêncio para saber detalhes das providências que estão sendo tomadas pela Secretaria para conter a doença. Dr. Bruno informou que já enviou cerca de 270 amostras (sorologia) para a Secretaria Estadual de Saúde, e destas, 70% deram “positivo” para dengue e nenhuma para chikungunya.

O Secretário informou ainda que o foco maior da doença está no Bairro da Redenção e que um mutirão, com os Agentes de Combate as Endemias e de Saúde, está sendo organizado para nos próximos dias, ser feito um trabalho de amostragem, seguindo os procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Imediatamente após esse trabalho de amostragem, entrará em campo outra equipe para eliminar os focos do inseto transmissor.

O vereador Gilberto alerta para o fato de que, em virtude da escassez de água nas torneiras, quase todas as residências tiveram que instalar caixas d’água ou cisternas, e que, muitas residências podem está fechadas, com esses reservatórios servindo de criadouros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário