segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Epidemia de dengue - governo põe Exército à disposição de PE

Da Folha de S.Paulo – Marina Dias
Após o Governo de Pernambuco decretar situação de emergência no Estado a partir de terça-feira (1º) devido ao aumento de casos de chikungunya e zika, transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) colocou as Forças Armadas à disposição do Estado para ajudar na prevenção das doenças e na conscientização da população local.
Segundo o ministro Gilberto Occhi (Integração Nacional), cerca de 800 homens do Exército de Pernambuco vão agir como apoio ao governo estadual atuando, inclusive, como agentes de saúde — em visitas às casas — e palestrantes em escolas.
Nesta segunda-feira (30), Occhi e o ministro Marcelo Castro (Saúde) estarão em Pernambuco para, ao lado do governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), lançar um programa para conscientizar e ajudar a prevenir, entre outras doenças, a microcefalia, malformação em que os bebês nascem com o crânio reduzido, prejudicando o desenvolvimento do cérebro.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Câmara debate dengue e iluminação pública

Em uma Sessão bastante movimentada, a Câmara de Vereadores realizou, ontem, uma audiência pública para tratar da gestão da iluminação pública, que agora está sob a responsabilidade da prefeitura, conforme determinação a ANNEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, para todo País.
Participaram da Audiência Pública, a Dra. Janine Santos, da Celpe Recife, o Gerente da Celpe Serra Talhada, Dr. Edmílson, o Secretário de Administrarão, Cristiano Dantas, o Comandante do Batalhão da PM de Arcoverde, além de vereadores e representantes da sociedade civil.
A Dra Janine detalhou toda tramitação desse processo de transferência da responsabilidade da iluminação pública e ouviu do Secretário Cristiano a informação de que o Município está assumindo a iluminação pública com um déficit de pelo menos 502 pontos de iluminação pública sem manutenção.
Encerrada a discussão sobre a iluminação pública, a Câmara passou a debater a epidemia de dengue que vem castigando a população da cidade e do Distrito de Maravilha, com a participação do Secretário de Saúde, Bruno Gaudêncio e toda sua equipe. Respondendo ao questionamento do Vereador Fábio Medeiros, o Secretário afirmou que em nenhum momento o Hospital fica sem médicos, exceto se aparecer alguma emergência que obrigue o médico de plantão a acompanhar algum paciente grave, transferido de ambulância. 
O Secretário também justificou a demora para as medidas de combate ao mosquito transmissor da dengue, em virtude a demora da entrega do larvicida, pelo Estado.
Mais uma vez o Vereador Gilberto de Belchior defendeu a hipótese de haver focos de mosquito em reservatórios de imóveis, principalmente os que estão desabitados, necessitando portanto, de uma ampla campanha educativa, além, das medidas de combate ao inseto.

sábado, 21 de novembro de 2015

Vereador paga serviço comunitário com o próprio salário

O bebedouro antes do serviço
O Vereador Gilberto de Belchior teve que alugar uma máquina retroescavadeira para efetuar serviços de limpeza em bebedouro comunitário, no Sítio Cacimba Limpa, a cerca de 18 km da sede do Município, onde aproximadamente quarenta famílias dão água a seus animais. Não havia mais como esperar pelas máquinas da prefeitura, que nunca estão disponíveis, afirma Gilberto, a quem os agricultores recorrem.
Início dos serviços de limpeza
O vereador é a autoridade mais próxima do cidadão e poderia dá uma grande contribuição na difícil tarefa do governo, mas, como não existe interlocução na estratégia do governo, todo mundo acaba sofrendo muito mais. O cidadão porque não tem a quem recorrer; o governo, que não consegue atender a todas as demandas e o vereador porque tem que dá assistência com o próprio bolso.
Na Cacimba Limpa, onde o vereador Gilberto já construiu um poço amazonas, será construído um sistema de abastecimento simplificado contendo: uma caixa dágua com capacidade para 5.000 litros, um bebedouro para animais com sistema de boia e uma casa de bomba. O vereador Gilberto irá doar todo material e a comunidade entrará com a mão de obra e a conta de energia.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Câmara debate dengue

A epidemia de dengue que se alastra sobre grande parte do País e particularmente em Custódia, foi motivo de debates que dominou toda reunião da Câmara de Vereadores nesta terça feira. Antes mesmo dos vereadores iniciarem as discussões, a Senhora Alexsandra, do distrito de Maravilha, que havia sido inscrita anteriormente, já trazia sua preocupação sobre o assunto, pedindo mobilização da sociedade para enfrentar o problema.
O Vereador Gilberto de Belchior, que já havia postado duas matérias sobre a dengue, foi o primeiro a falar no Grande Expediente e tratou exclusivamente dessa matéria, propondo várias medidas que a seu ver devem ser tomadas pela secretaria de saúde do Município, que em tese seriam:

  • Baixar as medidas legais cabíveis e necessárias a fim de que todos os agentes de endemia e de saúde sejam convocados para atuarem de forma coordenada e tecnicamente orientados, identificando e destruindo possíveis criadouros do mosquito transmissor;
  • Pedir o apoio do Ministério Público, da justiça e da polícia a fim de garantir o amplo acesso a todas as residências suspeitas de abrigarem focos do mosquito;
  • Pedir o apoio da sociedade para que todos colaborem na luta contra a proliferação do mosquito transmissor, entre outras.
O Vereador Wilson Leandro foi o segundo a falar e defendeu a necessidade de decretação de Estado de Emergência, lembrando que Maravilha é o distrito mais afetado pela epidemia de dengue e que seu carro particular tem servido de ambulância, transportando doentes constantemente.
Gilberto pediu à Mesa Diretora que convide o secretário de saúde para explicar as medidas que estão sendo tomadas pelo município e ouvir as críticas e sugestões que o Poder Legislativo tem a oferecer. Em contato telefônico, durante a reunião da Câmara, o Secretário Bruno Gaudêncio disse ao Vereador Gilberto que irá à Câmara na hora que for convidado, que só ontem o Governo do Estado repassou o larvicida empregado no combate ao mosquito da dengue e que nessa quarta feira estará se dirigindo ao Distrito de Maravilha para tratar dessa questão.   

domingo, 15 de novembro de 2015

Flagrante na epidemia de dengue

Caixa dágua descoberta em bairro nobre.
Possível criadouro do mosquito
Viram a nossa postagem anterior? ela se refere a epidemia de dengue ou chicungunha, como prefere chamar, levantando uma questão que merece uma resposta urgente. "Onde está esse foco do mosquito transmissor e como destruí-lo?"
O Vereador Gilberto já levantou uma hipótese no surto de dengue que aconteceu alguns meses atrás. A de que o foco do mosquito pode está em caixas dágua descoberta ou outros tipos de recipientes com restos de água em casas desocupadas (fechadas).
Essa segunda postagem sobre o mesmo tema não teria outra finalidade a não ser publicar uma foto tirada minutos depois da postagem anterior. É que o vereador Gilberto flagrou um criadouro em potencial do mosquito transmissor, numa casa do bairro onde mora, reforçando a ideia de que o principal foco do mosquito está em reservatórios sobre as casas.
Aproveitamos também para acrescentar outra sugestão numa eventual guerra contra o mosquito: Colocar os drones em serviço. Eles podem facilitar o trabalho de localização de reservatórios suspeitos. Chama o André e o Evanilson.

sábado, 14 de novembro de 2015

Epidemia de Chicungunha ou dengue?

A epidemia que se alastra com Custódia é simplesmente alarmante, é o que pensa o vereador Gilberto de Belchior, que esteve no hospital algumas vezes e quase não conseguiu entrar, tanta gente aguardava atendimento, na sala de espera, nos corredores e do lado de fora. Metade das pessoas que procuro no celular está doente em casa, ha relatos de que famílias inteiras estão atacadas.
Como se explica uma epidemia dessa, se não vemos água parada em lugar nenhum? Se, como sabemos, o mosquito não se prolifera em água de esgoto?
Só vejo uma hipótese possível de acarretar essa epidemia! RESERVATÓRIOS ABERTOS EM RESIDÊNCIAS DESABITADAS!
Nós temos em nossa cidade centenas de casas fechadas, depois que as obras da transnordestina e transposição foram paralisadas. É possível que muitas dessas casas estejam com restos de água em caixas dágua sem tampa ou qualquer outro tipo de recipiente.
Temos urgentemente que deflagrar uma operação de guerra contra esse mal, e, para isto precisamos do apoio de toda comunidade, governo municipal e poder judiciário.
Qual seria o papel da sociedade? Fiscalizar os imóveis vizinhos, principalmente os desabitados e ajudar para que possíveis focos sejam eliminados.
Qual seria o papel do governo municipal? Mobilizar toda sua equipe de agentes de endemia e de saúde para atuar em conjunto com a comunidade, vistoriando todos os imóveis da cidade.
Como acessar os imóveis desabitados? O Chefe do Poder Executivo precisa baixar um decreto convocando todos os proprietários de imóveis para que eles facilitem o acesso das equipes. Nos casos em que os proprietários de imóveis impeçam ou dificultem esse acesso é necessário uma medida judicial e até a força policial se necessário for.
NÃO PODEMOS PERMANECER DE BRAÇOS CRUZADOS DIANTE DE UMA EPIDEMIA DESSA MAGNITUDE!

Pretendo encaminhar Requerimento ao Poder Executivo na próxima reunião da Câmara propondo as medidas acima elencadas.

Vereador Gilberto de Belchior

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Vereador Gilberto é candidato à reeleição


Para esclarecer sobre comentários surgidos, essa semana, sobre uma possível candidatura à vice-prefeito, o Vereador Gilberto de Belchior esclarece a quem interessar possa, que será candidato à vereador em 2016, até porque vem fazendo um grande esforço para melhorar a qualidade de vida de centenas de famílias que não têm uma moradia digna, além de defender, de forma intransigente, ações de apoio ao enfrentamento da grave estiagem que o Município vem enfrentando.
Nesse sentido, quer ser julgado pelo trabalho que vem desenvolvendo, o que só será possível, sendo candidato a vereador. Vereador ou prefeito, quando a sociedade entender que minhas ideias são necessárias para o progresso e o desenvolvimento de Custódia.

Vereador Gilberto de Belchior

Feito de bobo por Cunha, PSDB lembra da ética


Josias de Souza
Compartilhe
 Imprimir Comunicar erro
.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Veja a polêmica entrevista de Lula ontem no SBT

Postado por Magno Martins às 08:07

Nesta quinta-feira (5), o repórter Kennedy Alencar conversou com Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-presidente falou sobre uma possível candidatura à presidência em 2018, os "equívocos" do governo Dilma Rousseff, as operações Lava Jato e Zelotes, o atual cenário político e econômico do país, e comentou declarações de Fernando Henrique Cardoso.
Partes 1 e 2

Conversa com gente grande

Em mais uma viagem de trabalho à Brasília, o Vereador Gilberto de Belchior encontrou-se, casualmente, com o ex-governador Jarbas Vasconcelos e com o Senador Fernando Bezerra, no aeroporto da Capital Federal e aproveitou para conversar sobre vários temas, principalmente sobre a seca que assola o Nordeste, em especial o sertão do Estado.
Jarbas quis saber sobre como estavam as fazendas de Fiúza, que ele costumava frequentar quando era governador e ficou surpreso quando Gilberto disse que todas elas teriam sido vendidas para os programas de  reforma agrária do INCRA.
Perguntado pelo vereador Vereador, se seria candidato a prefeito do recife, Jarbas disse que não, mas Gilberto relembrou um fato semelhante, quando conheceu Arraes pela primeira vez, em 1985, quando toda impressa dizia que ele seria candidato à governador, quando disse a Arraes que estava defendendo sua candidatura, ele respondeu que não era candidato a nada, a imprensa e o povo é que estava com essa conversa de candidatura! Jarbas riu e repetiu que não seria candidato.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Morre no Recife ex-deputado Osvaldo Coelho


Morreu, há pouco, em sua casa, no Recife, aos 84 anos, de um infarto fulminante, o ex-deputado federal Osvaldo Coelho (DEM), pai do ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, e tio do senador Fernando Bezerra Coelho, Osvaldo teve onze mandatos entre Assembleia Legislativa e Câmara Federal (o que significam 44 anos participando da vida política do país).
Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Osvaldo Coelho, que nos recebeu, na sede da afiliada da Rede Globo, de sua propriedade, em Petrolina, na companhia de seu filho, Guilherme Coelho e pude comprovar a capacidade empreendedora dele. Deu uma grande contribuição no processo de desenvolvimento de Petrolina e região e não perdia o entusiasmo da vida, apesar da idade avançada. Que Deus o tenha e ajude a encontrar outros líderes progressistas dessa envergadura.
Vereador Gilberto de Belchior