terça-feira, 29 de novembro de 2011

Campanha Vida Por Vidas chega a Custódia



Um projeto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que abrange todo continente americano, já somou mais de 300 mil doadores que vêm suprir a demanda de sangue nos hospitais e hemocentros, através do estabelecimento do hábito de doar sangue e da conscientização de cada cidadão.
A campanha chegou a Custódia no dia 26 do corrente mês de novembro e efetuou 188 coletas, com uma média de 450 ml por doador, totalizando aproximadamente 85 litros de sangue que irão ajudar a salvar vidas.
Mais de 500 pessoas estiveram envolvidas na campanha que teve como patrocinadores, a Câmara de Vereadores, Tambaú e algumas secretarias municipais, além das pessoas que adquiririam o livro “Ainda Existe Esperança”, tendo como coordenador o jovem evangélico Daniel Cordeiro, que não mediu esforços para o sucesso da campanha.
O Blog do Vereador Gilberto de Belchior parabeniza a Igreaja Adventísta pela iniciativa e pelo sucesso da campanha.

domingo, 27 de novembro de 2011

Oposição reúne-se mais uma vez

A oposição ao Governo Nemias reuniu-se mais uma vez nesse sábado, 26 de novembro, para reafirmar o compromisso de unidade das forças oposicionistas, nas eleições municipais de 2012.
Além dos pré-candidatos a prefeito, Gilberto de Belchior, Zé Esdras, Cristiano Dantas, Vereador Luiz Carlos e Major Mariano, muitos pretendentes ao cargo de vereador também estiveram prestigiando a reunião, além de lideranças que até recentemente apoiavam a política do prefeito, a exemplo de Bosco de Antônio do Posto, a Senhora Aristéia, líder comunitária da região do Caetano, Sr. Duda e Cristina, ambos da Vila da COHAB, Cristina Rosa do Bairro Redenção, Senhor Amaro do Sítio Pitombeira e muitos outros.
Um dos momentos mais importantes da reunião foi quando o Senhor Amaro perguntou aos cinco pré-candidatos a prefeito se eles iriam manter o compromisso de união depois de decidido o nome do candidato. O Sr. Amaro ficou satisfeito ao ouvir de todos os postulantes ao cargo de prefeito, a afirmação de que a união já é fato consumado e que a partir de agora é pensar na vitória, fazendo inclusive uma grande bancada de vereadores.
Um dos pré-candidatos, o Vereador Gilberto de Belchior afirmou que o mais importante agora é pensar o que fazer por Custódia, para melhorar a nossa educação, a saúde, gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida da nossa população. Pelo que já estamos vendo nesse momento, eu não tenho dúvidas da nossa vitória. A quase um ano da eleição, já é muito grande a quantidade de pessoas que estão pulando para o nosso lado, imaginem quando colocarmos o bloco na rua, ninguém vai segurar a emoção e até mesmo os que atualmente têm cargos de confiança ou algum tipo de contrato com a prefeitura virão para o nosso lado, garante Gilberto.

Maravilha denuncia descaso na educação

Alguns moradores do Distrito de Maravilha, localizado a 35 km da sede do Município de Custódia, que preferem não serem identificados, enviaram mensagens para este blog denunciando o descaso com que a prefeitura vem tratando a educação naquele distrito.
Algumas das denúncias merecem destaque, como o abandono dos computadores e a falta de professores de informática, a ausência de aulas no Programa Brasil Alfabetizado, a falta de água potável para os alunos, entre outras.
As denúncias que chegam de Maravilha fazem lembrar fatos passados, como por exemplo, o projeto de inclusão digital anunciado pelo prefeito com muita pompa e farta propaganda política enganosa. Alguns meses depois de implantado esse projeto, descobriu-se que o pólo digital do Colégio Ernesto Queiroz não tinha professor de informática, de verdade.
No caso do Brasil Alfabetizado, lembra-nos outro programa importante, o Paulo Freire, que apesar de implantado em Custódia, com mais de 100 (cem) turmas, nunca se viu uma só sala de aula funcionando. Depois de muitas tentativas da Câmara de Vereadores para obter informações sobre o Paulo Freire, ele acabou sendo extinto, quem sabe talvez para evitar que um grande escândalo viesse à tona.
Dessa forma nós iremos continuar com nosso IDEB na lanterna - 2.4
O blog do Vereador Gilberto de Belchior agradece a contribuição dos internautas de Maravilha, que dessa forma contribuem com a nossa luta por uma educação de qualidade, parabenizando ao mesmo tempo, aqueles professores que mesmo sem o apoio e o reconhecimento merecido tentam fazer o melhor pela educação dos nossos filhos.

Acesse o nosso blog: gilbertodebelchior. blogspot.com
Email: renovacustodia@gmail.com

Custódia perde empregos e renda por incompetência do Prefeito

As obras do Eixo Leste da transposição e da transnordestina estão se cruzando dentro do município de Custódia, o que não deixa de ser um grande privilégio para esta cidade que só de canal terá mais de 40 km beneficiando a população rural que reside em suas margens, ao longo do percurso.
A maior parte do lote 11 da transposição está em território custodiense, enquanto que a transnordestina tem mais de 20 km também dentro do nosso município, cruzando com o canal na região do Sítio Catolé, próximo a fronteira com Sertânia.
Apesar dessa imensidão de obras e da localização estratégica do nosso município, que dispõe de boa infra-estrutura hoteleira e de logística, Custódia perdeu todos os canteiros de obras para as cidades vizinhas, por culpa única e exclusiva do Prefeito Nemias.
No início da atual legislatura, o Vereador Gilberto de Belchior aprovou seu primeiro requerimento, nº 001/2009, pedindo ao Prefeito providências junto a gerência do Lote 11 da transposição, que naquela época iniciava as obras do canal, para que o Canteiro de Obras ficasse em Custódia, já que a maior parte desse trecho fica em nosso município. O Prefeito nada fez e a Prefeita de Sertânia, de forma competente e zelosa, levou o canteiro do lote 11 para Rio da Barra.
Sertânia conquistou ainda os canteiros do Lote 12, da Encalso e a Vila que foi construída para abrigar as famílias desalojadas pelas obras.
Custódia ainda chegou a sediar escritórios da transnordestina, porém, a ganância do nosso prefeito por maior arrecadação fez com que a Odebrecht, juntamente com suas subcontratadas retirasse suas estruturas do nosso município, transferindo-as para Serra Talhada ou Arcoverde, tirando centenas de empregos da nossa população e causando enorme prejuízo para o comércio local.
O Prefeito contratou uma consultoria que tinha a finalidade de estudar uma maneira de cobrar o Imposto Sobre Serviço – ISS, sobre o total do faturamento das empresas e não apenas sobre os serviços, conforme é determinado por lei, que se posto em prática iria reduzir drasticamente o lucro das empresas. Essa consultoria ainda chegou a fazer palestra na Câmara de Vereadores, mostrando inclusive o aumento de recursos que o prefeito pretendia arrecadar das abra da transposição e da transnordestina.
Evidentemente que nenhuma empresa vai querer se instalar ou permanecer em um município sendo tratada dessa maneira, enquanto outros oferecem todo tipo de vantagem, inclusive renúncia de impostos, em benefício do emprego, da renda para o comércio e de outros benefícios que as grandes obras proporcionam entre elas a qualificação profissional dos trabalhadores.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Compare o nosso IDEB

Compare o nosso IDEB
Portalideb.com.br


Cidade                                              IDEB

Custódia                                             2.4
Carnaíba                                             4.3
Afogados                                            4.1
Manarí                                                 3.0





IDEB POR ESCOLA (Fonte MEC)


COLÉGIO MUNICIPAL ERNESTO QUEIROZ                                              2.3
ESCOLA MANOEL RODRIGUES                                                                   2.6
ESCOLA MUNICIPAL CREUZA ARCOVERDE DE FREITAS                  1.9
ESCOLA MUNICIPAL JOAQUIM BEZERRA DE MESSIAS                       2.7
ESCOLA MUNICIPAL MANOEL LEANDRO DE MORAIS                          2.6
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA JANAINA MERCIA FREIRE        3.0


Por mais que as nossas autoridades municipais mintam em relação a realidade da educação em nosso município, os números estão ai para qualquer um conferir, podendo inclusive, acessar as informações através dos diversos sites a disposição de todos.

As vezes usam os nossos professores como se eles fossem culpados pelo descaso com que tratam a educação das nossas crianças. Na verdade o verdadeiro culpado  é o prefeito do nosso município, que utiliza a educação com finalidade eleitoral e não como forma de promover o desenvolvimento intelectual e profissional dos futuros cidadãos custodienses, através de uma educação de qualidade.

Se querem saber porque a educação de Custódia está entre as piores do nosso País, perguntem as nossas autoridades municipais onde estão funcionando as centenas de turmas dos diversos programas instalados em nosso município, a exemplo do Brail Alfabetizado e muitos outros;
Perguntem para onde está indo o dinheiro destinado a capacitação dos professores, que não é pouco; o dinheiro da merenda escolar; por que abandonarama as escolas da zona rural; perguntem por que a nossa vizinha Carnaíba, mais pobre, é campeã em educação.


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Prefeito acata indicação do Vereador Gilberto

O Prefeito Nemias mandou fazer os reparos na Estrada que liga Custódia a Quitmbú, no local onde aconteceu o acidente que causou a morte do jovem Alexandro Rodrigues de Moura, no Sítio Tamboril, atendendo a Indicação do Vereador Gilberto de Belchior, de nº 037/2011, encaminhada através do Ofício nº 150/2011 de 14/11/2011. A comunidade agradece.

domingo, 20 de novembro de 2011

Obras do matadouro de Custódia em fase de conclusão

Matéria do Blog de Itamar França de 20/11/2011

<>
O matadouro público municipal de Custódia que está sendo construído com recursos do Orçamento Geral da União está nos acabamentos finais. Há muito tempo que a população anseia a conclusão dessa obra, para que se tenha uma carne de qualidade. O abatedouro é composto de um galpão principal, triparia, vestiária, sala de atendimento, dois reservatórios de água com capacidade de 13 mil litros, caldeiras, cama frigorífica, e sala de desossa. De acordo com o representante da Secretaria Estadual de Agricultura, João Pereira, a previsão de conclusão da obra está prevista para o início do mês de janeiro de 2012.
A obra do matadouro está sendo executada pelo Governo do Estado, cujo terreno foi doado através de Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Custódia.

sábado, 19 de novembro de 2011

Fala Vereador apresenta soluções para a educação

No Programa Fala Vereador que é transmitido pela Rádio Panorama FM todos os sábados, das 9:00 as 9:30 horas, o Vereador Gilberto de Belchior falou da sua preocupação com o futuro das crianças em idade escolar, em virtude dos indicadores divulgados recentemente pelo MEC, mais conhecido como IDEB, que mede o desempenho educacional em todo País.
Na opinião do vereador, o problema da educação é muito mais grave que o da saúde, que todo mundo sabe, vai muito mal também. Na saúde, quem sofre são apenas dos doentes que precisam de um atendimento, de um remédio ou de um exame, que de alguma forma acabam sendo socorridos, mesmo que precariamente.
Na educação, todas as crianças, no futuro irão sofre as consequencias de uma educação de má qualidade, e o que é pior, não  terão como consertar mais essa deficiência. Daí a nossa veemente indignação contra esse sistema que atualmente está voltado, única e exclusivamente, para os interesses eleitorais de quem governa.

O Vereador Gilberto de Belchior diz o que faria para melhorar o nível de ensino:
  1. Processo de capacitação específico, de forma que cada professor possa se reciclar, tanto no aspecto técnico quanto no pedagógico, por disciplina lecionada.
  2. Elaboração de uma política educacional para o Município, que contemple maior tempo de permanência do aluno na sala de aula, introdução de disciplinas estimulantes como: educação física voltada para atividades exportivas; musica; belas artes, etc.
  3. Política de valorização do professor, através da qual possamos oferecer salário justo, aperfeiçoamento profissional, premiações por cumprimento de metas, etc.
  4. Política de valorização do aluno, mediante maior integração inter-escolar, através de torneios exportivos e culturais diversos, palestras, premiações, encaminhamento profissional, etc.
  5. Concurso público como única forma de selecionar o professor
  6. Estabelecimento de metas e cobrança de resultados
  7. Etc.
Educação não é apenas construção ou reforma de prédios, contratação de frotas de caminhões para transporte de alunos, festas de inaugurações ou discursos fáceis. Educação é coisa muito mais séria e desafiante, que deve ser tratada com profissionalismo e muita dedicação. 

Sugestões ou críticas: Favor enviar para o email do Vereador Gilberto de Belchior: renovacustodia@gmail.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Prefeito cobra taxa de iluminação ilegalmente

O Vereador Gilberto de Belchior extinguiu a Taxa de Iluminação Pública dos consumidores da zona rural, através de uma Emenda Aditiva à Lei 877/2010 que regulamenta os tributos municipais.
Todavia, o Prefeito Nemias continua arrecadando essa taxa de forma ilegal e injusta, haja vista que os consumidores da zona rural do nosso município não recebem o benefício da iluminação pública.
Enquanto esteve assumindo a presidência, em decorrência de tratamento de saúde do Presidente Ary, Gilberto enviou o ofício nº 139/2011 dando conhecimento à Celpe da Lei 877, a fim de que a cobrança fosse suspensa, entretanto, a Companhia informou que só poderia suspender a cobrança com autorização da Prefeitura, por tratar-se de um tributo do Município.
Em razão disto, Gilberto fez uma representação ao Ministério Público em 10/11/2011, pedindo uma providência contra essa cobrança, que ele considera injusta e ilegal. Querer tirar dinheiro de pessoas sofridas, como é o homem do campo, para pagar a conta de quem mora na cidade não está certo, ainda mais que essa cobrança agora não tem mais respaldo legal.
O Prefeito Nemias deveria primeiro prestar contas do dinheiro que tem entrado nos cofres municipais em virtude das obras da transposição e da transnordestina, que ninguém sabe o que está sendo feito dele, além, é claro, das inúmeras outras fontes de recursos que a prefeitura dispõe.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A educação em Custódia avermelhou

O resultado do último IDEB divulgado pelo MEC vem comprovar que a política de educação levada a cabo pelo governo municipal é desastrosa, conforme vem sendo denunciado pelo Vereador Gilberto de Belchior, desde o início de sua legislatura.
Depois de fechar a maioria das escolas da zona rural e abolir o critério do concurso público, recomendado pela legislação vigente, como regra geral para seleção de profissionais da educação, o resultado do ensino público municipal só vem caindo, projetando um cenário nebuloso para o futuro das nossas crianças, que atualmente se encontra em idade escolar.
É chegado o momento de olharmos para as nossas crianças e decidirmos o que queremos para elas, se uma educação pelo menos razoável, ou um futuro incerto, diante de um mundo que cada vez mais se torna exigente em matéria de conhecimentos e profissionalismo.
Está provado que o governo municipal não tem competência para levar uma educação de qualidade para nossos filhos, então nos resta discutir o que fazer para mudar, o quanto antes, essa triste realidade. Em matéria de educação, já fomos deixados para trás por municípios bem mais atrasados do nosso Estado, a exemplo de Quixaba e até Manarí que foi eleito um dos piores do País, conforme podemos ver no quadro abaixo, divulgado pelo MEC:

Custodia, PE. Rede municipal, 8ª série.
Observando as escolas do município.
Filtrar escolasGráfico animado das escolas
IDEB
acima da meta
abaixo da meta
crescimentoqueda
Fluxo
http://ideb.meritt.com.br/media/img/ideb/slider_fluxo.gif
0
1
crescimentoqueda
Proficiência
http://ideb.meritt.com.br/media/img/ideb/slider_proficiencia.gif
0
10
crescimentoqueda
Mostrando todas as 7 escolas. (nenhum filtro aplicado)
IDEB 2009
Escola
IDEB = Fluxo × Proficiência
2.3
0.64
3.60
2.6
0.69
3.72
1.9
0.50
3.80
2.7
0.76
3.61
Ø
0.33
Ø
2.6
0.70
3.70
3.0
0.85
3.47


Observemos que as principais escolas municipais, da sede, encontram-se no vermelho, com setas indicando que a qualidade do ensino está caindo, como é o caso das Escolas Ernesto Queiroz, Manoel Rodrigues e Creuz a Arcoverde, com IDEB de: 2.3 – 2.6 – 1.9, respectivamente. No geral Custódia apresenta um IDEB de 2.4, enquanto Carnaíba está com 4.3 e Manarí 3.0.

É evidente que não podemos culpar o professor por esse resultado vergonhoso, isto é consequencia de uma administração desastrosa que tenta manter-se no poder a qualquer custo, fazendo dos programas educacionais instrumentos de promoção eleitoral. Um exemplo clássico disto é a distribuição dos computadores para os professores, que mesmo tendo sido solicitada a autorização à Câmara de Veradores, em caráter de Urgência Urgentíssima, até hoje não foi feita a entrega, simplesmente porque estão esperando a conclusão das obras da quadra do Ernesto Querioz, para se fazer uma festa política.
Então, o objetivo dos computadores seria ajudadar o aprofessor a melhorar seu desempenho na sala de aula ou promover o prefeito, com dividendos eleitorais na entregsa dos mesmos?

Com a palavra a população custodiense.



O trânsito continua fazendo vítimas em Custódia

O Vereador Gilberto de Belchior encaminhou Indicação ao Prefeito Nemias Gonçalves de Lima solicitando serviços de melhoria no local onde aconteceu grave acidente envolvendo dois caminhões, resultando na morte do jovem Alexandro Rodrigues de Moura, no Sítio Tamboril, Estrada que liga Custódia a Quitimbú.
Nesse local, alguns tubos de bueiro foram quebrados e a estrada acabou ficando mais estreita, impedindo a passagem de mais de um veículo de grande porte. Isto em uma via de trânsito rápido acaba se tornando uma perigosa armadilha e foi exatamente o que acabou provocando o acidente e conseqüentemente a morte de Alexandro.
Espero que o prefeito atenda nosso apelo e mande consertar aquela estrada antes que outros acidentes aconteçam, falou o Vereador Gilberto da Tribuna da Câmara de Vereadores.

domingo, 13 de novembro de 2011

Custódia não tira proveitos do bom momento atual

Ao contrário de Carnaíba, nosso vizinho mais pobre e isolado, Custódia está perdendo a maior oportunidade em toda sua história. Nunca o nosso município recebeu tantos recursos, através dos programas governamentais, mas principalmente através das grandes obras que se encontram em andamento em nosso território, como a transposição e a transnordestina.  Cinco por cento de tudo que é faturado nos serviços dessas obras é destinado aos cofres da prefeitura.
Mas não é só isso. O nosso prefeito conta com apoio da Câmara de Vereadores onde tem um primo e partidário como Presidente e uma maioria que lhe assegura vitória em qualquer projeto de seu interesse. No plano governamental não tem do que se queixar: votou na mãe do governador para Deputada Federal.
Então, se lhe sobra dinheiro e apoio político e governamental, o que estaria faltando para Custódia entrar na rota do progresso, com geração de emprego e renda?
Carnaíba, que nada disso tem, irá inaugurar em breve, uma fábrica de cimento e fala-se que conquistou uma fábrica de alimentos semelhante a Tambaú e outra de argamassa; foi campeã em educação, com o melhor IDEB e está concorrendo ao título de campeão em saúde.
É claro que está faltando um governo competente e com vontade de fazer as coisas acontecerem. Precisamos, em caráter de urgência, começar a planejar o nosso futuro, a partir da nova realidade que Custódia viverá. Antes não tínhamos muitas perspectivas de desenvolvimento, mas agora não. Precisamos pensar o que fazer com a transposição por onde passará água em abundância; a mesma coisa com relação à transnordestina que irá transportar principalmente milho e soja, além de outros produtos.   Futuramente teremos estrada asfaltada ligando Iguaracy a Ibimirim, o que fará de Custódia um importante entroncamento rodoviário, aumentando significativamente o fluxo de pessoas e mercadorias em nossa cidade.
Para se fazer um bom planejamento e aproveitar as potencialidades que essas obras estruturantes irão nos proporcionar, precisaremos de um governo municipal competente, coisa que o atual não está sendo, basta ver a falta de perspectivas nessa área do desenvolvimento com geração de emprego e renda.     
O debate está aberto. Com a palavra o povo de Custódia.

sábado, 12 de novembro de 2011

Câmara de Vereadors homenageia Elpídio Pires

A Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei encaminhado pelo Vereador Gilberto de Belchior, homenageando o ex-Vereador  Elpídio Pires Ferreira, mais conhecido por Elpídio Pires, batizando com seu nome, uma paraça recém construida no Bairro Arnoud Tomaz. O projeto vai agora para sanção do Prefeito. Veja a seguir as justificativas apresentadas pelo Vereador.

JUSTIFICATIVAS


Elpídio Pires, membro de tradicional família do nosso Município, desempenhou papel importante em nossa cidade, contribuindo de forma decisiva com o processo de desenvolvimento político-econômico e social, através das diferentes atribuições por ele desempenhadas.

Seguindo a tradição da família Pires, Elpídio Pires ou Pídio Veio como atualmente é chamado por familiares e amigos mais íntimos, nasceu em Iguaracy e transferiu-se para Custódia ainda criança, para morar com seu tio, Zuzu Pires, importante liderança política da época.

Iniciou suas atividades comerciais quando ainda muito jovem, atuando no ramo de farmácia, tendo recebido da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco o Título de Prático de Farmácia, que significava muito, tendo em vista a carência de profissionais de saúde naquela época, isto em maio de 1957.

O Título de 1º Substituto Preparador de Juiz de Direito da Comarca de Custódia, recebido da Justiça de Pernambuco, em 22 de março de 1947 comprovara a sua capacidade de conciliar e servir ao próximo com justiça e amor.

Todavia, foi a população custodiense quem lhe conferiu o título mais importante, o de Vereador, conforme Diploma expedido pela Justiça Eleitoral em 10 de novembro de 1955. Naquela eleição, foi apurado um total de 3.351 votos, dos quais 130 votos garantiram a eleição de Elpídio Pires para a Câmara de Vereadores.

Elpídio era casado com Alzira de Souza Pires, filha de Samuel Carneiro, com quem teve cinco filhos.
Tendo sido um dos personagens da conturbada política custodiense, da época, Elpídio Pires preferiu mudar-se para a cidade de Cáceres-MT, onde concluiu os estudos dos filhos, dando início a uma nova história, de paz, alegrias, amizades e sucessos, sem jamais esquecer os familiares e amigos aqui deixados.


Por tudo isso, Senhor Presidente e Senhores Parlamentares, encaminho essa justa homenagem àquele que um dia por esta Casa também passou, fez história em nossa cidade e cultivou a paz, o amor e o carinho por onde passou.

Sala das Seções Legislativas, em 04 de novembro de 2011


GILBERTO NUNES VALERIANO
     Vereador Projetista

Vereador Gilberto de Belchior encaminhou projeto do asfalto Custódia a Ibimirim

Durante o Seminário Todos Por Pernambuco, realizado pelo Governo do Estado, realizado em Arcoverde, o Vereador Gilberto de Belchior defendeu a necessidade do asfalto Iguaracy a Custódia se estender até a BR que liga Ibimirim a Floresta, passando pelo Distrito de Samambaia.
Gilberto falou sobre a importaencia dessa obra, que irá interligar a região do Pajeú com a região do São Francisco, fazendo de Custódia um importante entroncamento rodoviário que irá contribuir com o desenvolvimento de toda região e de Custódia especialmene.
Pelo visto, a proposta do Vereador foi bem aceita pelo governo estadual, tanto isso é verdade, que o DER já publicou Tomada de Preços para os estudos de engenharia da obra.
O Seminário Todos Por Pernambuco foi uma importante iniciativa do Governo de Pernambuco, porque através dele qualquer liderança pode encaminhar propostas, seja qual for a área de interesse, para ser incluído no Plano Plurtianual - PPA para os quatro anos do atual mandato.
Naquela oportunidade o Vereador Gilberto de Belchior solicitou também a reativação do Perímetro Irrigado do DNOCS, através da água da transposição, o que pode gerar até mil empregos diretos.