sábado, 19 de novembro de 2011

Fala Vereador apresenta soluções para a educação

No Programa Fala Vereador que é transmitido pela Rádio Panorama FM todos os sábados, das 9:00 as 9:30 horas, o Vereador Gilberto de Belchior falou da sua preocupação com o futuro das crianças em idade escolar, em virtude dos indicadores divulgados recentemente pelo MEC, mais conhecido como IDEB, que mede o desempenho educacional em todo País.
Na opinião do vereador, o problema da educação é muito mais grave que o da saúde, que todo mundo sabe, vai muito mal também. Na saúde, quem sofre são apenas dos doentes que precisam de um atendimento, de um remédio ou de um exame, que de alguma forma acabam sendo socorridos, mesmo que precariamente.
Na educação, todas as crianças, no futuro irão sofre as consequencias de uma educação de má qualidade, e o que é pior, não  terão como consertar mais essa deficiência. Daí a nossa veemente indignação contra esse sistema que atualmente está voltado, única e exclusivamente, para os interesses eleitorais de quem governa.

O Vereador Gilberto de Belchior diz o que faria para melhorar o nível de ensino:
  1. Processo de capacitação específico, de forma que cada professor possa se reciclar, tanto no aspecto técnico quanto no pedagógico, por disciplina lecionada.
  2. Elaboração de uma política educacional para o Município, que contemple maior tempo de permanência do aluno na sala de aula, introdução de disciplinas estimulantes como: educação física voltada para atividades exportivas; musica; belas artes, etc.
  3. Política de valorização do professor, através da qual possamos oferecer salário justo, aperfeiçoamento profissional, premiações por cumprimento de metas, etc.
  4. Política de valorização do aluno, mediante maior integração inter-escolar, através de torneios exportivos e culturais diversos, palestras, premiações, encaminhamento profissional, etc.
  5. Concurso público como única forma de selecionar o professor
  6. Estabelecimento de metas e cobrança de resultados
  7. Etc.
Educação não é apenas construção ou reforma de prédios, contratação de frotas de caminhões para transporte de alunos, festas de inaugurações ou discursos fáceis. Educação é coisa muito mais séria e desafiante, que deve ser tratada com profissionalismo e muita dedicação. 

Sugestões ou críticas: Favor enviar para o email do Vereador Gilberto de Belchior: renovacustodia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário