segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A educação em Custódia avermelhou

O resultado do último IDEB divulgado pelo MEC vem comprovar que a política de educação levada a cabo pelo governo municipal é desastrosa, conforme vem sendo denunciado pelo Vereador Gilberto de Belchior, desde o início de sua legislatura.
Depois de fechar a maioria das escolas da zona rural e abolir o critério do concurso público, recomendado pela legislação vigente, como regra geral para seleção de profissionais da educação, o resultado do ensino público municipal só vem caindo, projetando um cenário nebuloso para o futuro das nossas crianças, que atualmente se encontra em idade escolar.
É chegado o momento de olharmos para as nossas crianças e decidirmos o que queremos para elas, se uma educação pelo menos razoável, ou um futuro incerto, diante de um mundo que cada vez mais se torna exigente em matéria de conhecimentos e profissionalismo.
Está provado que o governo municipal não tem competência para levar uma educação de qualidade para nossos filhos, então nos resta discutir o que fazer para mudar, o quanto antes, essa triste realidade. Em matéria de educação, já fomos deixados para trás por municípios bem mais atrasados do nosso Estado, a exemplo de Quixaba e até Manarí que foi eleito um dos piores do País, conforme podemos ver no quadro abaixo, divulgado pelo MEC:

Custodia, PE. Rede municipal, 8ª série.
Observando as escolas do município.
Filtrar escolasGráfico animado das escolas
IDEB
acima da meta
abaixo da meta
crescimentoqueda
Fluxo
http://ideb.meritt.com.br/media/img/ideb/slider_fluxo.gif
0
1
crescimentoqueda
Proficiência
http://ideb.meritt.com.br/media/img/ideb/slider_proficiencia.gif
0
10
crescimentoqueda
Mostrando todas as 7 escolas. (nenhum filtro aplicado)
IDEB 2009
Escola
IDEB = Fluxo × Proficiência
2.3
0.64
3.60
2.6
0.69
3.72
1.9
0.50
3.80
2.7
0.76
3.61
Ø
0.33
Ø
2.6
0.70
3.70
3.0
0.85
3.47


Observemos que as principais escolas municipais, da sede, encontram-se no vermelho, com setas indicando que a qualidade do ensino está caindo, como é o caso das Escolas Ernesto Queiroz, Manoel Rodrigues e Creuz a Arcoverde, com IDEB de: 2.3 – 2.6 – 1.9, respectivamente. No geral Custódia apresenta um IDEB de 2.4, enquanto Carnaíba está com 4.3 e Manarí 3.0.

É evidente que não podemos culpar o professor por esse resultado vergonhoso, isto é consequencia de uma administração desastrosa que tenta manter-se no poder a qualquer custo, fazendo dos programas educacionais instrumentos de promoção eleitoral. Um exemplo clássico disto é a distribuição dos computadores para os professores, que mesmo tendo sido solicitada a autorização à Câmara de Veradores, em caráter de Urgência Urgentíssima, até hoje não foi feita a entrega, simplesmente porque estão esperando a conclusão das obras da quadra do Ernesto Querioz, para se fazer uma festa política.
Então, o objetivo dos computadores seria ajudadar o aprofessor a melhorar seu desempenho na sala de aula ou promover o prefeito, com dividendos eleitorais na entregsa dos mesmos?

Com a palavra a população custodiense.



Nenhum comentário:

Postar um comentário