quinta-feira, 27 de junho de 2013

II Conferência Municipal de Educação

Foi aberta, ontem a tarde, a Segunda Conferência Municipal de Educação, que irá abordar sete Eixos, entre os quais, o Plano Nacional de Educação, Diversidade, Justiça Social, Direitos Humanos, Democracia, Cultura, Sustentabilidade e muitos outros.

O vereador Gilberto de Belchior fez a abertura da conferência, representando a Câmara de Vereadores. A secretária de educação, Nerice fez uma explanação geral da Conferência e em seguida o prefeito, Luiz Carlos declarou aberta a Conferência.

Depois da leitura e aprovação do Regimento Interno da Segunda Conferência Municipal de Educação, o professor Otacílio Góis fez uma retrospectiva da educação no Brasil, desde a chegada da Família Real até os dias atuais. Segundo ele, o País teve seu primeiro plano nacional de educação em 1932, quando o País se preparava para elaboração de uma constituinte, vindo a discutir uma lei de diretrizes e bases, por volta de 1946.

Até o final dos governos militares, apenas a classe média e a elite tinham acesso à educação. A partir daí, houve investimento pesado na educação, com ampliação das vagas nas escolas públicas e privadas, com a inclusão de todas as classes sociais no processo educacional, em detrimento da qualidade do ensino, situação que perdura até os dias atuais.

O vereador Gilberto de Belchior foi convidado para representar o Município, na condição de Delegado, perante a Conferência Estadual, falando sobre o Eixo “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário