segunda-feira, 10 de junho de 2013

Campanha da Vacinação Contra a Paralisia Infantil

Dia D de Mobilização deflagrou neste sábado (8) a ação da Secretaria de Saúde contra a paralisia infantil. Crianças de 6 meses a menores de 5 anos podem ainda ser vacinadas até 21 de junho, em todas as unidades básicas de saúde, bem como na Unidade Mista - UMEBE. 
Além das unidades permanentes de vacinação, Um posto móvel foi instalado no Dia D na Praça Pe. Leão. Centenas de pessoas se envolveram com a campanha, que ficou marcada pela organização e alegria, com a qual a equipe de saúde recebeu cada criança superando todas as expectativas.

ENTENDA A CAMPANHA DESTE ANO – Em 2012, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças no país, o que representou 99% do público alvo. Desde 2012, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam.


Já neste ano, o público alvo da campanha são as crianças a partir dos 6 meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável (VIP) nos postos de vacinação. Os pais devem sempre levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial.

VACINA ORAL - Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação, que protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos – como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina –, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.



CASOS – O último caso registrado de poliomielite no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário