terça-feira, 25 de junho de 2013

Pesquisa para Governador

Armando Monteiro venceria em todos os cenários
 
amn gde

Na primeira pesquisa para governador de Pernambuco encomendada por este blog ao Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), o senador Armando Monteiro Neto (PTB) e o deputado federal João Paulo (PT) aparecem na frente, empatados tecnicamente. Armando lidera com 23,1% e João vem logo em seguida, com 21,7%. Em terceiro vem o ex-prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSC), com 8,6%.

É muito provável, entretanto, que os entrevistados tenham confundindo o ex-prefeito do Cabo com o ex-presidente Lula (PT), embora na cartela esteja claramente o nome Lula Cabral, que entrou, vale a ressalva, porque o presidente nacional do PSC, partido que Lula preside no Estado, assumiu a legenda com a condição de abrir um palanque para o candidato a presidente da sigla, Pastor Everaldo.

O Instituto Opinião testou quatro cenários por causa da indefinição do PSB. Neste primeiro, entrou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que aparece em quarto lugar, com 7%, enquanto o vice-governador João Lyra Neto (PDT) desponta com 5,1% das intenções de voto. O último é o pré-candidato do PMDB, Júlio Lóssio, com 2,5%. Brancos e nulos somam 10,8% e 21,2% dos entrevistados se apresentaram indecisos.

Na estimulada, modelo pelo qual o eleitor é forçado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio do disco que contêm os nomes dos postulantes, quem lidera é o governador Eduardo Campos, com 17%, mas este não entra na disputa porque já foi reeleito. Em seguida vem Armando Monteiro, com 2,5%, e João Paulo com 2,2%.

Outros nomes foram citados pelos entrevistados: Eduardo da Fonte (1,6%), Jarbas Vasconcelos (1,6%), João Lyra Neto (1%), Lula Cabral (0,8%), Fernando Bezerra (0,7%), Geraldo Júlio (0,4%), Antônio Figueira (0,3%), Humberto Costa (0,3%), Daniel Coelho (0,2%) e Tadeu Alencar (0,1%).

Foram lembrados ainda Lula (0,1%), José Múcio (0,1%), Paulo Rubem (0,1%), Cadoca (0,1%), Ana Arraes (0,1%), Edilson Silva (0,1%), Raquel Lyra (0,1%) e Yves Ribeiro (0,1%).

Nesta modalidade, os indecisos sobem para 64,1% e brancos e nulos representam 6%.

O levantamento foi a campo entre os dias 14 e 17 deste mês em 80 municípios do Estado, cobrindo todas as regiões da Zona da Mata aos sertões do Pajeú, Moxotó, Araripe, Sertão de Salgueiro e Vale do São Francisco, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Armando tem mais intenção de voto entre os eleitores do sexo masculino – 26,4% contra 20,2% do feminino; aparece bem situado entre os eleitores que ganham acima de dez salários (31,9%), entre os eleitores com grau de instrução superior (26,8%), e entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (24,3%). Seu menor indicativo de voto está entre os com grau de instrução até a quarta-série (19,4%).

João Paulo, que desponta em segundo, também tem sua maior taxa entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários (28,7%), entre os eleitores com grau de instrução no ensino médio (26,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 23 a 34 anos (22,9%). Sua menor taxa de indicação de voto aparece entre os que cursam até a quarta-série (14,6%).

O ministro Fernando Bezerra Coelho, que pode deixar o PSB e disputar o Governo do Estado por outra legenda, tem sua maior taxa de indicações de voto entre os eleitores que ganham entre três e cinco salários (10,7%) e menor entre os eleitores com renda entre cinco a dez salários (2,8%).

Por região, João Paulo bate Armando na Metropolitana, mas perde nas demais áreas do Estado. No Grande Recife, ele aparece com 37,8% contra 20,1% de Armando. Mas a partir da Zona da Mata, passa a ser engolido pelo trabalhista, que tem 21,8% das intenções de voto contra 19,5% de João.

É a partir do Agreste, entretanto, que Armando começa a se distanciar de João Paulo. Ele aparece com 30,2% das intenções de voto contra 7,9% do petista. Nos sertões em geral, Armando tem 27% contra 4,9% de João e no São Francisco a diferença pró-Armando é de 11,3% para 5,3%.

Por ser da Região Metropolitana, Lula Cabral tem 8,9% nessa região e 12,4% na Mata, desaparecendo no Sertão. Já o ministro Fernando Bezerra tem seus maiores indicações na sua região, o Vale do São Francisco, onde desponta com 38,4%. É no São Francisco também, onde Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina, aparece melhor: 15% das intenções de voto.

Na Região Metropolitana, Fernando Bezerra só tem 3,6% e Lóssio 0,8%. Já o vice-governador João Lyra Neto, que hoje está no PDT, mas pode migrar para o PSB, tem no Agreste, sua região de atuação - a partir de  Caruaru -, 12,5% das intenções de voto, enquanto na Região Metropolitana não passa de 2,4%.

METODOLOGIA - Foram realizadas duas mil entrevistas em 80 municípios de Pernambuco divididos proporcionalmente na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste, Sertões do Pajeú, Moxotó, Alto Sertão, Sertão de Itaparica e Sertão do São Francisco. O intervalo de confiança estimado é de 95,5% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

grafico gde

Nenhum comentário:

Postar um comentário