terça-feira, 29 de abril de 2014

Oposição diz que Hospital negou ambulância no socorro à Reginaldo (Ló)

Os vereadores da oposição ocuparam a Tribuna da Câmara de Vereadores, hoje pela manhã e fizeram grave acusação contra a administração do Hospital, no atendimento ao Sr. Reginaldo de Samambaia, mais conhecido por Ló, o qual deu entrada na referida Unidade de Saúde, com suspeita de infarto.
De acordo com os vereadores, o Hospital se negou a fornecer uma ambulância para o paciente, que teve que ser conduzido à Serra Talhada em um carro particular.
A Mesa Diretora se encarregou de enviar um pedido de informação para apurar a denúncia dos vereadores, mas, diante da gravidade da denúncia, o Primeiro Secretário da Câmara, vereador Gilberto de Belchior procurou a direção do Hospital e ouviu uma versão completamente diferente da que foi relatada pelos colegas vereadores.
O Diretor do Hospital, Sr. Berinho disse que no instante em que se percebeu a gravidade do quadro do paciente, a primeira providência foi ligar para o motorista de plantão, Sr. Gilson, que estava no almoço, e ordenou que suspendesse a refeição e colocasse a ambulância de prontidão. Enquanto isto, a equipe médica fazia os procedimentos de estabilização do paciente e de sua transferência para uma Unidade de Saúde especializada.
Enquanto o médico de plantão providenciava a transferência do paciente, a esposa dele se apresentou e disse que iria leva-lo para seu médico particular, isto já com um carro preparado, do lado de fora, dispensando também a ambulância do hospital, que já estava pronta para a transferência do paciente.
O diretor do Hospital garante que todos os procedimentos estão registrados nos Relatórios Diários dos médicos, enfermeiros e recepção e que irá à Câmara prestar as informações, se for convocado.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Paulo Câmara "Feito cego em tiroteio"

Blog do Magno - Coluna da segunda-feira
 
Sem Eduardo em Pernambuco, por conta da campanha presidencial, Paulo Câmara, candidato a governador pelo PSB, anda devagar, quase parando. É, literalmente, um maior abandonado. Não entrou ainda no ritmo, sua desenvoltura está longe do que era possível se esperar de um candidato: agressividade nas propostas, leveza no contato de rua e discurso convincente.
Entre os próprios socialistas vaza um sentimento de que o rapaz foi jogado no fogo sem mídia training, com um discurso fraco e disperso. Na ausência do padrinho e estrela, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho tem feito um esforço descomunal para suprir as deficiências do companheiro de chapa.
Político experiente, talhado em históricas disputas e com verniz invejável, Fernando não pode ser o carro-chefe da campanha, porque não é candidato a governador, mas a senador. E, historicamente, não há paralelo de que senador elege governador, muito pelo contrário.
Foi assim com Arraes em 86, com Jarbas em 98 e 2002 e com o próprio Eduardo em 2010, quando puxou Armando e Humberto. O ex-governador e o PSB subestimam a força, a capacidade, o talento e a envergadura do senador Armando Monteiro Neto, adversário de Câmara.
Talvez esteja explicada neste descompasso - a descrença numa vitória de Armando - a razão de não submeterem Câmara, que não é do ramo e nunca disputou uma eleição, a um intenso treinamento antes de jogá-lo na arena da sucessão estadual.
A história diz, também, que sapato alto, confiança em excesso e arrogância são maus conselheiros. A impressão que Paulo Câmara passa é que foi jogado na jaula dos leões, estando mais perdido do cego em tiroteio.

Prefeitura recupera a Estrada da Boa Vista

A pá carregadeira nova estreou na obra de restauração da Estrada da Boa Vista, que se encontrava em estado precário. A operação, comandada pelo Secretário Joãozito Moura conta com uma caçamba, duas retroescavadeiras, duas moto niveladora e uma pá carregadeira.
A estratégia da Secretaria de Obras é fazer as estradas principais e no final do período de inverno começar a fazer as ramificações.
O vereador Gilberto de Belchior esteve vistoriando as obras, nesta segunda feira, juntamente com o secretário de obras e
aprovou o serviço que está sendo feito nas estradas do Município.

“Armando é mais preparado”, diz prefeita do PSB


Blog do Magno


Sob os olhares atentos de mais de duzentas lideranças de todo o Sertão, o senador Armando Monteiro, pré-candidato a governador de Pernambuco, e o deputado João Paulo, pré-candidato ao Senado, receberam neste domingo o apoio da prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano, do PSB. O ato de apoio ocorreu em Petrolina, durante a passagem de Armando e João pelo município, onde participaram da segunda plenária do Projeto Pernambuco 14, que reuniu mais de mil pessoas neste município, mas que será promovido em todas as regiões do Estado para ouvir os anseios da população e reunir propostas para a composição do programa de governo.

Durante o ato, a prefeita Lúcia Mariano fez questão de ressaltar as qualidades e a experiência de Armando Monteiro, além de lembrar que foi graças às parcerias com o governo federal que os pernambucanos puderam dar um salto nos últimos anos. “Senador, se tem uma coisa que deu certo em Pernambuco e acima de tudo aqui no Sertão, em nossa cidade, foi a parceria com o governo federal. Nós precisamos continuar essa parceria, não podemos investir num projeto presidencial que é o resultado apenas de uma ambição pessoal. Pernambuco tem que continuar nessa trilha”, disparou a prefeita.

Lúcia Mariano afirmou ainda: “Com quem eu converso, só escuto uma certeza: o senador Armando Monteiro tem experiência, é o mais preparado para fazer nosso Estado avançar e garantir que a gente amplie as parcerias e possa levar o desenvolvimento a todas as pessoas, a todas as regiões”. A prefeita lembrou ainda as ações de Armando em favor da qualificação profissional, da reindustrialização de Pernambuco e da interiorização do desenvolvimento.

Armando e João Paulo agradeceram o apoio, mas fizeram questão de ressaltar que é o eleitor quem decidirá a disputa em Pernambuco. Não é a quantidade de prefeitos. “O apoio e a parceria com os prefeitos é muito importante. Mas se o número de prefeitos decidisse uma eleição, Arraes não teria perdido para Jarbas em 98, por mais de um milhão de votos. E Eduardo não teria sido governador”, ressaltou.


 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tensão aumenta entre policiais militares e Governo e ameaça de greve ganha força


policia-militar-de-pernambuco
da Folha de Pernambuco
Após participar de uma reunião para discutir pautas de reivindicação dos policias militares, o governador de Pernambuco, João Lyra, afirmou em entrevista, nesta quinta-feira, que não pretende negociar ganhos salariais para a PM por cumprir valores de aumento previstos em um acordo firmado no ano de 2007. Insatisfeitos com a atual situação, os profissionais programaram uma passeata no Recife, nesta sexta-feira, a partir das 13h30. Segundo Joel da Harpa, um dos organizadores do movimento, a expectativa é que o número de participantes no ato chegue a 10 mil. Após as cenas de violência registradas em Salvador, que recentemente acompanhou a paralisação de policiais, o temor de uma possível greve dos militares em Pernambuco já começa a rondar a cidade.
Depois da afirmação do gestor estadual sobre o encerramento das negociações, um dos integrantes da organização da passeata, que preferiu não se identificar, criticou a posição do Governo e afirmou que os policiais consideram o acordo de 2007 como ilegítimo, por ter sido firmado com um representante da categoria eleito de forma fraudulenta. Além disso, a tensão entre os profissionais e a gestão do Estado, além da possibilidade de uma greve da PM ser decretada já nesta sexta-feira (25), aumentaram após as declarações do governador.
Segundo a fonte do Portal Folha PE, o acordo que o governador se referiu nesta manhã foi firmado com a antiga presidência da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CB). Gestão que não representava os anseios da PM e foi deposta, através do processo de n°0072594-10.2013.8, promovido pela 29° Vara Civil da Capital, por ter sido eleita de forma fraudulenta. “Esse acordo não é válido para a tropa, pois foi feito por um falso representante destituído e que, legitimamente, não nos representava. Então, se a eleição não foi legítima, e nossa tropa enganada no processo eleitoral, o acordo não vale”, afirmou a fonte.
Nesta sexta-feira (25), às 13h30, os policiais realizam uma passeata até o prédio da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), com saída do Memorial de Medicina do bairro do Derby, para solicitar ajuda dos parlamentares da casa. “Estivemos nesta quinta-feira na Alepe, onde pleiteamos a criação de uma comissão que irá receber a tropa, nesta sexta-feira. Elaboramos a pauta de reivindicações, que será entregue aos parlamentares”, informou Joel da Harpa, um dos líderes do movimento. Em entrevista ao Portal FolhaPE, ele não quis adiantar sobre a possibilidade de greve já nesta sexta-feira.
No entanto, segundo informações de outras lideranças do movimento, a pauta com as reivindicações será apresentada à categoria, que analisará as propostas. “Dependendo da forma como a tropa receber as propostas, uma greve pode ser decretada sim. É a tropa quem vai decidir pela paralisação, a depender também da quantidade de policiais que participarem da passeata. Tudo isso será resolvido na hora”, informou a fonte. De acordo com informações extra-oficiais, policiais que demonstraram apoio ao movimento, mas que não participarão do ato, já informaram que vão ficar aquartelados, a partir das 15h30, numa espécie de operação-padrão.
Uma das fontes do FolhaPE ligada ao movimento salienta qual o objetivo do ato. “Queremos dignidade para o serviço e estamos dispostos a tudo. Faremos uma mobilização pacífica, mas não estamos para brincadeira. Queremos melhores remunerações e condições de trabalho e, para isso, precisamos firmar um novo acordo com o governador e colocar uma nova liderança na Associação de Cabos e Soldados da PM e do CB”.
Interior
Lideranças do movimento informaram que dezenas de policiais militares do Interior do Estado já confirmaram participação na passeata, que acontece nesta sexta. Ônibus vindos de Garanhuns, Cabrobró e Petrolina já foram confirmados no ato. “Contaremos com a presença de PMs do Sertão e também do Agreste”, disse Joel da Harpa.
Blog Custódia

Dilma anuncia criação do Pronatec 2
























Agência Brasil.
A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta quinta-feira (24) que vai criar a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no final do ano, quando for cumprida a meta de matrículas. “Temos certeza de que antes do fim do ano vamos ter cumprido os 8 milhões [de matrículas]. Aí vamos criar o Pronatec 2”, disse, durante formatura de alunos do programa, em Cuiabá.
De acordo com a presidente, o programa chegou hoje a 6,8 milhões de matrículas. “Como qualquer coisa na vida, a gente quando conquista uma parte quer outra. O governo também tem de olhar para o futuro e querer mais. Não há país desenvolvido que possa crescer e ficar cada vez mais rico se não tiver cidadãos formados na área técnica”, declarou a petista, após dizer que o Brasil está na fase de “dar um outro salto” e “seguir mais longe”.
A presidente fez as declarações na cerimônia de formatura de 1,2 mil alunos do programa de 18 cidades cuiabanas. “Espero que vocês jamais deixem de estudar. Outros Pronatecs virão, se capacitem sempre. Tragam os amigos que não vieram, avisem os parentes que existem essas chances”, disse aos formandos na solenidade.
Dilma destacou que, além da variedade de cursos e dos parceiros de qualidade, como entidades do Sistema S (Senai, Senac, Senar e Senat) e os institutos federais, o programa tem um "fator importantíssimo", que é a gratuidade, inexistente nos cursos técnicos até então. “Com isso a gente não discrimina ninguém. Todos os brasileiros de todas as idades têm acesso aos cursos. Para isso, o Governo Federal colocou R$ 14 bilhões”, destacou.
Criado em 2011, o Pronatec visa a expandir e interiorizar a educação profissional e tecnológica.
No discurso, Dilma disse também que o Governo Federal não podia investir em educação técnica até 2005, quando foi enviado projeto ao Congresso Nacional propondo a modificação.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Blogueiro repercute apoio de prefeitos do PTB a Câmara

“Caro Magno.
O apoio de prefeitos é inversamente proporcional ao número de votos. Basta lembrar as eleições de Miguel Arraes contra José Múcio, em 1986.
Em Salgueiro, José Múcio tinha o apoio do ex-prefeito Paulo Afonso Valença Sampaio, que viu Roberto Magalhães perder para Mansueto nas festas democráticas ocorridas neste município.
Miguel Arraes ganhou em quase todo o Sertão de Pernambuco. Sendo assim, o apoio de prefeitos é inversamente proporcional ao número de votos.
O candidato precisa ter carisma e sintonia com o povo para que não seja humilhado nas urnas. Aqui, pouca gente segue a orientação de gestores. O nível de consciência aumentou.
Se Paulo Câmara pensa em ser governador, deve fazer o que Arraes fazia: visitar as feiras, conversar com o povo e ouvir propostas.

Esse é o caminho.

Wilson Monteiro.”

Vereador pede esclarecimentos sobre boatos contra a CIOSAC

O vereador Gilberto de Belchior condenou especulações sobre a suposta transferência da CIOSAC, de Custódia para Serra Talhada, segundo a onda de boatos que se escuta em todos os lugares.

Da Tribuna da Câmara, Gilberto disse que desde que a Companhia se instalou em Custódia que forças ocultas tentam tirá-la daqui.

Agente convivia com altos índices de violência numa vasta área rural que engloba os municípios de Custódia, Ibimirim, Betânia e Floresta e a nossa cidade estava sendo usada como refúgio de bandidos que vinham inclusive de outros estados.

Com a chegada da CIOSAC esses índices de violência foram drasticamente reduzidos, tanto no campo quanto na cidade e nós não podemos perder a Companhia, porque se criaria um ambiente propício para a volta da criminalidade.

Gilberto aprovou um Requerimento solicitando informações ao Secretário de Defesa Social, ao comandante da CIOSAC, ao prefeito e ao DNOCS, que é dono do prédio onde a Companhia está instalada. Argumenta no Requerimento, que a disputa pela CIOSAC atende a interesses políticos e não de segurança pública, pois a CIOSAC já vem cumprindo muito bem a sua função.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dilma defende uso de mão de obra nacional na Petrobras

A presidente Dilma Rousseff (PT) fez, nesta terça-feira (22), nova defesa da política de conteúdo nacional para as compras da Petrobras. O assunto, que é motivo de queixas no meio empresarial, foi abordado no programa semanal de rádio veiculado ontem e norteou os discursos feitos pela petista na última semana em eventos públicos em defesa da petroleira, alvo de denúncias de corrupção.
Dilma fez questão de tratar do assunto nos espaços de comunicação oficial veiculados nesta semana, tendo inclusive regravado o programa de rádio originalmente previsto para a segunda-feira.

A presidente afirmou que o país possui atualmente uma indústria naval “forte, pujante, que emprega quase 80 mil trabalhadores” e, ao comparar a geração de empregos no setor desde o início do governo petista, avaliou que “até 2003, a indústria naval brasileira estava desaparecendo”. 

Ao explicar a preferência por componentes nacionais em compras da Petrobras, Dilma afirmou que o lema do governo é "fazer no Brasil porque temos capacidade para fazer". Ainda na avaliação da presidente, as perspectivas para a indústria naval com a exploração do pré-sal são de "números fantásticos, grandiosos".

“Em 2017, segundo as previsões, serão 100 mil trabalhadores contratados na indústria naval. Veja bem, 100 mil empregos diretos. Sabe quantos empregos existiam na indústria naval em 2003? Sete mil, quatrocentos e sessenta e cinco”, disse. “Agora [em 2014], ela foi multiplicada por dez”, acrescentou a presidente, afirmando ainda que a mudança desse quadro decorreu de “uma escolha que mudou a história” feita pelo ex-presidente Lula (PT), de que “o que puder ser produzido no Brasil, deveria ser produzido aqui”.

“Graças à política de compras da Petrobras iniciada no governo Lula e desenvolvida no meu governo, renasceu uma indústria naval dinâmica e competitiva, que irá disputar o mercado com as maiores indústrias navais do mundo”, afirmou.

sábado, 19 de abril de 2014

Ernesto Queiroz passa por reforma

O Colégio Municipal Ernesto Queiroz passa nesse momento por uma reforma e corria o risco de a qualquer momento desabar sob as pessoas, conforme pode ser visto nas imagens postadas nessa matéria.
O vereador Gilberto de Belchior visitou o Colégio recentemente e vistoriou as obras que estão sendo feitas pela Secretaria de Obras.
Parte da cobertura já se encontrava escorada para não desabar e peças do madeiramento apodrecidas e rachadas podiam ser vistas.
Observando a situação em que o colégio foi entregue, Gilberto questiona mais uma vez: O que fizeram com tanto dinheiro nesses oito anos da gestão anterior?
Aliás, não se trata apenas dos cerca de trinta milhões injetados nos cofres municipais pelas obras da transposição e da transnordestina. Muitas outras verbas entraram, via convênio ou através das transferências constitucionais, sem que agente saiba o que fizeram delas.
Um exemplo de verba desviada aconteceu em cerca de oito escolas, onde supostamente foram instalados sistemas de abastecimento dágua, porém nada foi feito na maioria dessas escolas.
De acordo com a prestação de contas feita pela gestão anterior, cerca de R$ 30.000,00 foi gasto em cada escola, totalizando mais de duzentos mil reais. A pergunta é a seguinte: Para onde foi esse dinheiro? O prefeito Luiz Carlos informa que já abriu processo junto ao Ministério Público Federal para apurar o caso, já que se trata de recursos conveniados com a União.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Armando lidera com folga em pesquisa feita pelo Vox Populi

Armando Monteiro _ Foto Alexandre Albuquerque - Divulgação

 Postado em

Pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi, por encomenda do PT, revela que o senador Armando Monteiro (PTB) lidera com folga a corrida eleitoral pelo Governo de Pernambuco.
Segundo a coluna “Folha Política”, do jornal Folha de Pernambuco, que a divulgou com exclusividade nesta quarta-feira, o pré-candidato do PTB tem 55% das intenções do voto, ante 7% do pré-candidato do PSB, Paulo Câmara.
Os dados foram divulgados três dias após publicação, pelo Jornal do Commercio, de pesquisa do Instituto Maurício de Nassau em que o senador apareceu com 38% de intenções de voto, ante 13% do candidato da Frente Popular.
Para o Senado, o pré-candidato do PT, João Paulo, tem 48% de intenções de voto, ante 14% do ex-ministro Fernando Bezerra Coelho (PSB).
A pesquisa foi realizada entre 29 de março e 2 de abril com 1.200 questionários e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Dilma é ovacionada em Serra Talhada

Apesar dos improvisos de um evento decidido em cima da hora, a passagem da presidenta Dilma por Serra Talhada, para inaugurar a segunda etapa da Adutora do Pajeú não deixa dúvidas da sua popularidade no Sertão. Mais de cinco mil pessoas se espremiam para ver Dilma de perto. Aos gritos e de forma espontânea os populares gritavam o nome dela. Muitos gritos de Eduardo "traíra" eram ouvidos também.
Visivelmente emocionada a Presidenta fez uma prestação de contas de suas ações e do governo Lula, em Pernambuco, com destaque para as obras de abastecimento d'água.
O governador João Lira destacou os investimentos feitos pelo Governo Federal, em Pernambuco e reafirmou sua disposição de manter essa parceria até o fim de seu governo. Em nenhum momento o governador fez qualquer referência ao governo Eduardo Campos.

sábado, 12 de abril de 2014

Pesquisa: Armando cresce 50% e lidera em Pernambuco

No Recife, percentual de intenção de voto mais do que duplicou, passando de 17% para 38%
 Apresentando a menor taxa de rejeição entre os pré-candidatos ao governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro(PTB) cresceu 50% e lidera com ampla margem a disputa, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Maurício de Nassau em parceria com o Jornal do Commercio. Armando tem 39% das intenções de voto, contra apenas 12% do pré-candidato do PSB, Paulo Câmara.

Em relação à pesquisa anterior, publicada em outubro do ano passado, Armando subiu 13 pontos percentuais. O candidato do PSB, Paulo Câmara, apresenta hoje índice igual ao do nome socialista cogitado à época, que era o de Fernando Bezerra Coelho. Naquele momento, a Maurício de Nassau/JC apontava Armando com 26%. Fernando tinha 12%. E o nome do PSB agora está no mesmo patamar, apesar da forte exposição de seu nome nos últimos dois meses, por meio de ações governamentais e em viagens ao lado do padrinho de sua candidatura.

A pesquisa mostra indicadores consistentes da evolução de Armando e do grande potencial de crescimento que sua pré-candidatura apresenta. O senador é o que tem menor taxa de rejeição. No levantamento espontâneo, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Armando sobe de 6%, em outubro de 2013, para 21% agora. Ou seja, mais do que triplicou seu percentual.

A força do nome de Armando é registrada em todas as regiões de Pernambuco. No Recife, no levantamento anterior, o senador tinha 17%. Agora, está com 38%. Veja o quadro com os percentuais nas demais regiões de Pernambuco:

RMR (sem Recife)

Armando Monteiro      35%
Paulo Câmara(PSB)       8%

AGRESTE
Armando Monteiro      44%
Paulo Câmara(PSB)       10%

ZONA DA MATA
Armando Monteiro      35%
Paulo Câmara(PSB)       13%

SERTÃO
Armando Monteiro      51%
Paulo Câmara(PSB)       5%

SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
Armando Monteiro      32%
Paulo Câmara(PSB)       10%

NO SENADO - Na corrida ao Senado, o ex-prefeito do Recife e deputado federal João Paulo(PT), que é parceiro de Armando, já aparece com uma vantagem de 12 pontos percentuais sobre Fernando Bezerra(PSB). João Paulo tem 29% e Fernando 17%.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Prefeitos pernambucanos farão protesto na Assembleia Legislativa

josé patriota - reprodução tv globo

Postado em  


A Amupe convidou os prefeitos pernambucanos para um ato político que promoverá na próxima sexta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa, para denunciar a crise financeira que está afetando as prefeituras.
Segundo o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, esta é a pior crise financeira da história.
Para José Patriota (PSB), presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, a crise se agrava ainda mais por conta da maior seca dos últimos 50 anos que Pernambuco está vivenciando.
Ele disse que os municípios estão sobrecarregados de atribuições e o Fundo de Participação, em vez de aumentar, só faz cair.
O ato é também uma preparação para a marcha dos prefeitos a Brasília que está prevista para o próximo mês de março.

Câmara aprova requerimento para exibir a folha de pessoal da prefeitura

Em mais uma Sessão de discussão sobre a polêmica pretensão de alguns professores, de redução da jornada de trabalho, a Câmara resolveu aprovar um requerimento solicitando do Poder Executivo uma cópia de toda folha de pagamento da prefeitura, com a finalidade de esclarecer os valores reais que cada categoria recebe.
Na Sessão anterior alguns professores chegaram a falar em salário de miséria, ontem, no entanto, o diretor do CISMUC, Sr. Vanduilson afirmou, da Tribuna da Câmara, que o maior salário fica em torno de R$4.088,00 que é o teto previsto no PCCRS. O prefeito, Luiz Carlos disse, em seu programa de rádio, que alguns servidores recebem acima do valor máximo previsto no Plano de Cargos da prefeitura, então, nós precisamos abrir essa "caixa preta", que é a folha de pagamento da prefeitura, aprovando mais um requerimento ao Executivo, afirmava o vereador Gilberto de Belchior, que segundo ele, passou os quatro anos de sua legislatura anterior tentando ter acesso à essa folha de pagamento, sem sucesso.
Gilberto sugeriu ainda que não só a folha de pagamento da prefeitura seja disponibilizada para toda sociedade, mas também a da Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara se mostrou indignado com a atitude de uma professora que chegou a comentar que os vereadores recebiam altíssimos salários.
A sociedade precisa saber que nós vereadores recebemos menos que alguns professores e outros servidores municipais, com a dura missão de ter que prestar assistência à centenas de pessoas carentes que nos procuram, afirma Gilberto.
Essa folha de pagamento também irá nos orientar na discussão de novas políticas voltadas ao nosso funcionalismo municipal, de forma que as distâncias entre os maiores e os menores salários sejam reduzidas. Nós temos que combater eventuais discrepâncias entre salários, em se tratando da mesma categoria funcional, ou seja, um professor com determinada especialidade não deve ter salário tão diferente de outro com a mesma especialização, a mesma carga horária e tempos de serviço semelhantes.
O Executivo também vem se queixando dos excessos de atestados para tratamento de saúde, forçando o Município a ter que contratar professores para substituir os que supostamente se encontram em tratamento de saúde.
A secretária de educação, Girleane Maia falou ontem da Tribuna da Câmara e afirmou que a jornada de trabalho dos professores está de acordo com a legislação federal, estadual e municipal. 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Prefeitura distribui filtros na zona rural

O prefeito Luiz Carlos, juntamente com o vereador Gilberto de Belchior fez mais uma distribuição de filtros em comunidades carentes da zona rural do Município. O local escolhido foi a Comunidade Quilombola Serra da
Torre, que envolve os sítios Serra da Torre, Sabá, Cardoso, Engenho, Mocó, entre outros.     Essas comunidades receberam recentemente cerca de trezentas cestas básicas, através da Salve Sertão, uma entidade ligada a
Universidade Estácio, que recolhe alimentos e os distribui em comunidades carentes.
Agora, a prefeitura faz mais uma ação importante nessas comunidades, onde o vereador Gilberto já vem atuando forte na área da habitação rural, com apoio da Coopercasa e dos programas sociais do governo federal.

As voltas que o mundo dá: João de novo amigo de João

joao
Nesta de campanha aberta pela disputa do governo do Estado, o PT pernambucano está sendo um protagonista surpreendente no processo, ocupando largo espaço no noticiário político. E desta fez marca presença de um modo diferente de campanhas anteriores, quando o partido ficou transformado numa rinha em que seus principais dirigentes trocavam diariamente bicadas quase mortais. Agora não. O clima desta vez é de uma 'harmonia'  tal que o impossível aconteceu ontem: João Paulo teceu rasgados elogios a João da Costa, a quem odiava, durante evento na aliança que sustenta a candidatura do senador petebista ao governo do Estado, Armando Monteiro Neto.
'Fazia muito tempo que eu não me encontro emocionado como estou agora. Se tinha uma coisa que ninguém imaginava que seria possível de acontecer seria o PT chegar ao nível de entendimento que pudesse consagrar seja qual fosse a candidatura. Sentimos esses gestos, inclusive, o que muitos não esperavam, do ex-prefeito João da Costa. Ele essencialmente ajudou nesse processo de unificação', disse, inacreditavelmente, João Paulo, a respeito de seu anterior inimigo figadal ex-prefeito do Recife.
Parece que a ‘emoção’  transmitida por João Paulo na sua fala reverberou na  presidente estadual do PT, deputada Teresa Leitão, que chancelou a declaração do agora candidato a senador na chapa encabeçada por Armando Monteiro.
'A referência feita por João Paulo foi muito justa. Sabemos que o que ocorreu entre os dois não se dissolve em um passe de mágica. João da Costa está tendo uma posição política exemplar e não colocou nenhum obstáculo nesse processo interno', completou a deputada, fechando o rasga-seda em torno dos dois petistas, que até agora brigavam sem trégua dentro do PT pernambucano.

domingo, 6 de abril de 2014

DNOCS começa a receber água

O Açude do DNOCS começou a receber água, mesmo que em pequena quantidade, conforme as imagens que acabamos de postar. Se as chuvas continuarem a cair na região de Quitimbú, o fantasma do colapso no abastecimento d'água pode ser afastado.

Prefeitura de Custódia economiza mais de 60% em combustível

O Prefeito de Custódia Luiz Carlos (PT), divulgou números que comprovam uma efetiva economia nos gastos com combustível, mesmo com uma frota maior, de ônibus e máquinas, trabalhando mais em recuperação de estradas, transportes de estudantes ampliado, com caminhão pipa distribuindo água, etc.
Atualmente está sendo gasto menos de 60% do que se gastava com combustível nos últimos meses do ano de 2012. Com uma frota maior e preços mais altos, em 2013 foi gasto em média R$40.388,00 por mês e em 2012 gastava-se R$102.079,00/mês. A Prefeitura de Custódia adotou a forma de aquisição de combustível por cartão. Cada veiculo possui seu cartão magnético, através do qual e feito seu abastecimento, possibilitando um controle melhor e evitando deesvios. O TCE exigiu que fosse implantado um boletim de deslocamento diário (onde detalha todo o deslocamento), o Governo Municipal já está atendendo a essa exigência. Em tempos de crise financeira, é imprescindível medidas como essas, tornando a gestão mais eficiente, moderna e menos onerosa.

TCE aprova contas de Luiz Carlos



Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre de 2013 da Prefeitura de Custódia foi aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE. Uma comprovação de eficiência e equilíbrio nas contas do município. 

Mesmo acima do percentual estabelecido na LRF, de despesa com pessoal (54%), o TCE aprovou, com ressalva, o Relatório, considerando que a gestão atual recebeu a Prefeitura com a despesa acima do limite.

Como instrumento de transparência da gestão fiscal, a LRF instituiu o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) com o objetivo de garantir o equilíbrio nas contas públicas, pelo cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas, com limites e condições para a renúncia de receita e a geração de despesas com pessoal, seguridade, dívida, operações de crédito, concessão de garantia e inscrição em restos a pagar.

Em atendimento a estes dispositivos legais, além de enviar à Câmara de Vereadores e ao TCE, a Prefeitura divulga seus Relatórios de Gestão Fiscal no site: www.custodia.pe.gov.br.