sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Formatura do PROERD

A Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura DE Custódia realizou, nesta tarde, a formatura da segunda turma do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas, que tem como objetivo, realizar um trabalho educacional visando "imunizar" as crianças contra o mal das drogas, um trabalho preventivo de grande alcance social, que vem produzindo resultados importantes onde vem sendo ministrado. 
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983.
No Brasil, o Programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo Brasil e conta com três currículos:
  1. PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental;
  2. PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental;
  3. PROERD para Pais/Responsáveis.
O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
 
Em Custódia, o Programa foi ministrado pelo Sargento Andrei, que falou da importância e dos resultados que o PROERD vem alcançando no Brasil e no mundo. Ao final da formatura era grande o assédio das crianças para com o Sargento, comprovando a tese de que o policial militar é a figura ideal para ministrar esse tipo de ensinamento, pois, a criança vê no policial uma espécie de herói, despertando assim, o desejo de escutá-lo e de seguir seus ensinamentos.
 
O prefeito, Luiz Carlos, juntamente com a Polícia Militar irá estender o curso para as demais escolas do Município, inclusive para as da zona rural e quilombolas. O vereador, Gilberto de Belchior vai mais além ainda e defende que esse programa deveria ser transformado em disciplina curricular, sem perder a sua essência, ou seja, que continue sendo ministrado no mesmo formato do PROERD. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário