segunda-feira, 22 de junho de 2015

Custodia homenageia Elpídio Pires

Familiares de Elpidio Pires, os vereadores Gilberto de Belchior,
Chico Elizeu e Rone Brabalho, no momento de inauguração do busto.
Com a presença do prefeito, Luiz Carlos, do presidente da Câmara, Ronivlado Pinto Barbalho e dos vereadores, Gilberto de Belchior (Autor do Projeto) e Chico Eliseu, foi inaugurado, nesse sábado, dia 20 de junho de 2015, o monumento com o Busto de Elpídio Pires, que empresta seu nome à Praça localizada no Bairro Mandacaru. Relato da família Pires, representada na pessoa de Élcio Pires conta que Elpídio deixou sua terra, a cerca de 50 anos atrás, forçado pelas circunstâncias da guerra imposta pela política da época, reconstruindo a vida de sua família em terras bem distante, na cidade de Cáceres, Estado de Mato Grosso. 
Detalhe do busto

Sensibilizados, agradecemos penhoradamente, a Gilberto Nunes e seus pares, Vereadores da Câmara Municipal de Custódia, pelo projeto de lei que dá o nome de papai a este logradouro; ao Exmo. Sr. prefeito, Luiz Carlos Gaudêncio, representante do Poder Executivo, pela sanção desta lei, afirmou Élcio.
É uma homenagem tardia, mas justa, desculpem-nos a falta de modéstia, em virtude de tudo que papai representou em vida vivida nesta urbe. Seja como vereador à Câmara Municipal, seja como Prático de Farmácia, como era o título distintivo dos que praticavam essa atividade sem ter formação acadêmica superior, mas que haviam se submetido a exame regulatório exigido pelo Conselho Regional de Farmácia, em Recife. Conta Élcio Pires que naquela época não havia hospital, nem tampouco médicos, exceto em casos esporádicos, ficando a população dependente do saudoso, “Antônio do Posto”, que apesar de não possuir conhecimento e qualificação científica, fazia pequenas intervenções cirúrgicas na farmácia de Elpídio.

Élcio Pires falando da trajetória do pai

Elpídio Pires tinha, em sua farmácia, balança de precisão, pipetas e matéria prima para preparação de alguns medicamentos. Naquela época não havia seringa descartável e as agulhas e seringas eram esterilizados em água fervente e reutilizados em seguida. Os medicamentos vendidos pelos laboratórios não tinham data de vencimento, mas não se tinha conhecimento de problemas de infecção ou de óbitos causados pela ingestão desses medicamentos. Regozijados e enaltecidos, plantamos nesta praça o busto de Elpídio Pires Ferreira, para que seja lembrado, perenemente, como um custodiense que contribuiu, política, social, econômica, moral e eticamente, para o progresso contínuo da Custódia de outros tempos. 
O vereador Gilberto de Belchior ao lado do prefeito Luiz
Carlos  e dos vereadores, Rone Barbalho e Chico Eliseu
Élcio concluiu seu discurso agradecendo, mais uma vez esta homenagem póstuma, prestada a seu pai, abraçando todos os custodienses nas pessoas dos tios: Jandira e Zé Colônia e família; aos primos Pires, Dondon, Enildo, Edilma, Edione, Mário Cesar, filhos e netos e aos primos Souza: Osminda, Zé Carneiro, Fernando, Jailson, João, Zito, Dadinha, Janise, Dedeta, Maria, Jorge, Jânio, Eliane, Sérgio, Ana Cláudia e Toinho, filhos e netos. O vereador, Gilberto de Belchior, autor do Projeto, casado com Edilma Pires, sobrinha do homenageado fez o discurso de abertura da solenidade de inauguração do busto de Elpídio Pires, destacando sua trajetória de vida. Na sequência falou o representante da família Pires, Élcio Pires, o vereador Chico Eliseu e o prefeito Luiz Carlos.

VEJA OUTRAS IMAGENS NO FACEBOOK DA PREFEITURA DE CUSTODIA E DO VEREADOR GILBERTO DE BELCHIOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário