domingo, 15 de abril de 2012

A estiagem se agrava


Visitando algumas áreas da zona rural do município de Custódia, nesse final de semana, vi de perto os prejuízos que já ocorrem na agricultura e na pecuária, em virtude da estiagem que a cada dia se agrava, em todo semi-árido nordestino, especialmente na região do Moxotó. Os danos maiores estão acontecendo em nossos rebanhos, bovino, caprino e ovino, sem esquecer que os eqüinos, muares e asininos também estão ameaçados pela fome e sede, em virtude dessa estiagem que está apenas começando.
Em 22 de fevereiro do corrente ano o Vereador Gilberto de Belchior Fez um alerta às autoridades governamentais sobre uma possível estiagem, em virtude da falta de previsões meteorológicas consistentes, para o ano em curso. Esse alerta foi dado através da Indicação de nº 07/2012, de 22 de fevereiro de 2012, encaminhada à Presidente Dilma, ao Governador Eduardo Campos e ao Prefeito Nemias Gonçalves, com cópia para os deputados, federais e estaduais, mais votados, bem como para os senadores pernambucanos.
Nessa Indicação foram propostas algumas ações que poderiam ser implementadas, em caráter emergencial, tais como: ampliação da frota de carros pipas, sob a responsabilidade do Exército; cadastramento de famílias carentes, em situação de risco; perfuração e instalação de poços artesianos e a retomada das obras da transposição e da transnordestina.
Essa estiagem já pode ser considerada a mais grave dos últimos dez anos e atinge praticamente todo nordeste, afetando drasticamente a nossa produção agrícola, e, principalmente a nossa pecuária. Na região sudoeste do Município de Custódia, que engloba as sub-regiões da Boa Vista, Samambaia, Fazenda Nova, Ingá, Açude dos Costas, Maravilha e suas respectivas circunvizinhanças, muitos animais já estão morrendo de fome e sede.
Como disse antes, a situação pior é a da pecuária, porque ela demora muito mais tempo para se recuperar, necessitando para isto, de anos seguidos de bons invernos, o que é raro, em se tratando de semi-árido nordestino. Daí a necessidade de se pensar em medidas para tentar salvar, pelo menos uma parte do rebanho de cada criador.
Nesse sentido, o Vereador Gilberto de Belchior pretende encaminhar solicitação ao Governo do Estado e à Prefeitura, a fim de que seja disponibilizado o bagaço de cana hidrolisado, um volumoso de baixo custo, que poderia ajudar a salvar a vida de muitos animais, pelo menos a base do nosso criatório, minimizando, dessa forma, os danos que essa estiagem poderá causar em nossa economia regional.
Vereador Gilberto de Belchior - PSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário