quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resgate da Memória

Era muito comum, nas campanhas eleitorais em Pernambuco, os partidos imprimirem cédulas com fotos de suas lideranças como forma de arrecadar dinheiro para suas campanhas. A cédula impressa pelo partido era trocada junto aos simpatizantes da sigla.
O Partido Comunista Brasileiro – PCB – imprimia cédulas com a foto de Carlos Prestes e entregava aos jornalistas da “Folha do Povo”, jornal do partido editado em Pernambuco. Os jornalistas trocavam as cédulas com retrato de Prestes por dinheiro com os militantes e simpatizantes. E assim muitos sobreviviam e mantinham suas famílias.
A “Folha do Povo” circulou pela primeira vez em julho de 1935. Quatro meses depois da inauguração foi fechada em meio ao processo de repressão à Intentona Comunista, em Recife, por contribuir para a construção de um olhar diferenciado sobre o cotidiano social. O periódico voltou a circular dez anos depois como integrante da rede de jornais do Partido Comunista do Brasil (PCB), junto com mais sete jornais alocados nos principais centros urbanos do país, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Salvador.

Do Blog de Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário