quinta-feira, 7 de março de 2013

A briga pelos Royalties

Congresso derruba os vetos dos Royalties do petróleo 

Para que o cidadão comum entenda o que significa essa briga, Royalties do petróleo são os tributos pagos pela produção de petróleo, através dos contratos que a União firma com as companhias exploradoras, que desde a criação da Petrobras vem beneficiando, principalmente, os chamados Estados Produtores, a exemplo do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.
Na verdade esses estados nunca foram produtores de petróleo, porque o óleo bruto que se extrai das profundezas do Oceano Atlântico foi gerado pela deposição de matéria orgânica há milhões de anos, talvez, quem sabe, quando o globo terrestre se dividiu, separando o continente americano do africano e europeu.
Então, se esse óleo bruto está lá, um bem da União, explorado pela União, como Estado A ou B que nem fabricou, nem tampouco explora pode querer se beneficiar sozinho dessas receitas?
Se nós ainda temos tantas desigualdades regionais, regiões pobres, estados pobres, município pobres, se nós temos tantos problemas para resolver em algumas regiões do País, como é o caso, por exemplo, da seca do Nordeste, da má qualidade da nossa educação e tantos outros, por que não dividir os recursos desses Royalties de forma igual para todos os estados e municípios?
Nós só temos que parabenizar o Congresso Nacional por essa atitude corajosa, de derrubar um veto tão importante de uma presidente da República, coisa que até bem pouco tempo atrás não se via. Que venham logo esses recursos tão disputados, porém tão importantes para nós nordestinos, e, VIVA A DEMOCRACIA BRASILEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário