quinta-feira, 18 de abril de 2013

Novo abatedouro entra em operação



O prefeito Luiz Carlos, juntamente com técnicos da Adagro fez uma palestra para comerciantes de carnes, para explicar detalhes da operação do novo abatedouro, bem como os dias de abate, operação de entrega dos animais abatidos, regras de segurança e de higiene, obrigatoriedade da GTA, etc.
O novo abatedouro foi construído pelo Governo do Estado, em convênio com a prefeitura, que ficará responsável pela operacionalização do mesmo, podendo abater animais para serem comercializados dentro e fora do município.

São instalações modernas, que garantem maior rapidez no processo que vai do abate do animal até sua destinação, seja para o carro frigorífico, seja para a câmara fria. Todo processo pode durar apenas 10 minutos, depois que toda equipe estiver bem treinada, garante do Dr. Gutemberg, da Adagro.
O abate do animal é feito com uma descarga de ar comprimido na cabeça do animal, suficiente para deixa-lo completamente desacordado, enquanto é feito a sangria, sem sofrimento posterior.
Para maior segurança das pessoas, é expressamente proibido o uso de bebida alcoólica das pessoas envolvidas no trabalho, isto porque, são utilizados equipamentos de ar comprimido, serras elétricas, guindastes, caldeira a vapor, além de outros equipamentos e objetos que podem causar acidentes fatais.

O prefeito ouviu as sugestões dos comerciantes e juntamente com eles definiu as datas e horários dos abates dos bovinos, ficando assim determinado: Quarta-feira, depois das 12:00 horas; sábado, depois das 12:00 horas e domingo, depois das 12:00 horas. Com relação ao abate dos animais de pequeno porte (ovinos, caprinos e suínos), ficou acertada uma reunião para amanhã, às 10:00 horas, no auditório da Secretaria de Educação, juntamente com todos os comerciantes de cerne desses animais, para definir dias e horários de abate.
Detalhe mostrando a operação de retirada da pele do animal
A caldeira que irá fornecer vapor quente para tratar partes do animal
Câmara fria, onde será estocada a carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário