sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Estado deixa pecuaristas sem o milho da CONAB

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Pernambuco, vem sofrendo uma forte pressão dos criadores e pecuaristas para que volte a liberar, nos postos de distribuição, no interior, o milho subsidiado pelo Governo Federal em portaria já assinada pela Presidente Dilma Rousseff (PT).
O que está travando a chegada do milho aos produtores em geral não é a burocracia da CONAB, nem a falta de vontade do governo Dilma, mas o fato de o governador João Lyra Neto (PSB) não ter assinado a portaria, a qual o Estado abre mão do recolhimento do ICMS, na venda do milho subsidiado.
Essa portaria já era esperada para entrar em vigor desde o último dia 19 e em razão disso quem está pagando o pato é a CONAB, que não tem como distribuir o milho solicitado pelos agricultores e pecuaristas.
 
O vereador, Gilberto de Belchior afirma que o governo do PSB abandonou o agricultor em 2014, cancelando o Programa Terra Pronta e a distribuição de sementes para o plantio. Tradicionalmente o Estado sempre apoiou o homem do campo com distribuição de hora máquina para preparo da terra para o plantio e com distribuição de sementes.
 
Esse ano tivemos um inverno regular e muita gente conseguiu colher alguma coisa, mas poderia ter sido muito melhor se o Governo do Estado tivesse feito sua parte, afirma Gilberto.
A presidenta Dilma está doando o milho, através da CONAB, ficando os governos estaduais com a responsabilidade de transportar esse milho até os armazéns mais próximos dos pecuaristas, mas, infelizmente o governador João Lira sequer assinou a portaria dispensando a cobrança do ICMS, e quem sofre com isso é o nosso tão sofrido homem do campo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário