sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Eleições 2012

Se existe uma coisa que me deixa frustrado na política é a falta de interesse da classe política e da própria sociedade pelo debate das idéias e dos projetos, sem os quais não conseguiremos atingir o progresso e o desenvolvimento que todos sonhamos.
Custódia tem potencial para crescer, gerar muitos empregos e renda, mas é preciso que haja interesse da sociedade e conseqüentemente da classe política para que isto aconteça. Enquanto a sociedade não estiver consciente disso, nós vamos continuar trocando seis por meia dúzia e convivendo com os mesmos problemas: são as políticas ineficientes, fisiológicas, paternalistas e eleitoreiras de sempre.
O desenvolvimento de Pernambuco começa a adentrar pelo interior do estado, conforme podemos constatar em muitas cidades interioranas. Olhando a Folha de Pernambuco de hoje, vemos a notícia da instalação de uma indústria de peças automotivas, a WHB Fundição, no município de Glória de Goitá, um investimento de 300 milhões de reais que deve empregar cerca de 1.800 pessoas. Também em Glória já se iniciaram as obras para instalação de uma fábrica da Nissin Ajinomoto Alimentos Ltda, um investimento de 46 milhões de reais que irá empregar outras 200 pessoas.
Aqui bem pertinho, em Carnaíba, uma fábrica de cimento deverá iniciar suas atividades ainda em 2012, outras de alimentos e argamassa deve se instalar em breve por lá. Estamos falando de pequenos municípios, com potencial inferior ao nosso.
Então, eu não consigo pensar em desenvolvimento sem pensar em emprego e renda, e não há outra forma de se fazer isto que não seja atraindo os investimentos para o nosso lugar.
É fato que estamos muito atrasados nesse quesito, porque os investimentos privados demandam tempo, planejamento e articulações políticas, coisa que o nosso Governo Municipal teve tudo para fazer, mas não o fez.
Agora, com o debate sucessório, poderíamos aproveitar para discutir projetos dessa magnitude, em vez de alimentar as tradicionais picuinhas, com questiúnculas de ordem pessoal, deixando de lado o essencial.
Sem se descuidar de temas importantes e imprescindíveis como educação, saúde, cultura, água, saneamento e tantos outros, nessa próxima campanha eleitoral deveríamos propor alternativas, aproveitando as obras estruturantes que irão contemplar o município de Custódia, como a transnordestina, a transposição e o entroncamento rodoviário, cujas obras deverão ser iniciadas em breve, além da BR 232.
Poucos municípios do interior de Pernambuco podem oferecer tantas vantagens ao mundo capitalista como o nosso: relativa proximidade aos principais portos e aeroportos do Nordeste, clima favorável, oferta de mão-de-obra, logística de primeira, com a BR 232 e diversos acessos asfaltados aos estados vizinhos, e uma ferrovia por onde serão transportados grãos, gesso, etc.
Evidente que o atual governo municipal está perdendo a grande oportunidade de promover esse progresso que tanto defendo, levando em consideração o fato de que o Prefeito Nemias tem amplo respaldo político do Governador Eduardo Campos e disponibilidade de recursos financeiros para tocar qualquer projeto de desenvolvimento. Essa, aliás, é a principal crítica que faço a atual gestão no tocante à falta de política de desenvolvimento com geração de emprego e renda.
Essa, sem sombra de dúvida, deveria ser a principal bandeira oposicionista, fazendo a diferença para o atual governo. Propor um ambicioso projeto de desenvolvimento, com geração de emprego e renda, com base nas potencialidades que dispomos, é o caminho para a oposição ganhar a próxima eleição.
A oposição ainda discute nomes para compor sua chapa majoritária, todavia, há muito tempo já deveria está discutindo um projeto de desenvolvimento para apresentar à sociedade custodiense na próxima eleição. Eu tenho cobrado isso desde janeiro de 2011 quando fizemos a primeira reunião, mas, lamentavelmente até hoje não conseguimos nenhum avanço nessa direção.
Pensar que irá ganhar a eleição com o mesmo discurso de sempre é pura ingenuidade. A oposição precisa de um candidato com um discurso contagiante, renovador, empreendedor, capaz de sensibilizar a nossa população e fazer com que ela acredite nas mudanças que haveremos de propor.
É o que penso, é o que defendo.

Vereador Gilberto de Belchior   

Nenhum comentário:

Postar um comentário