sexta-feira, 30 de março de 2012

Lei Seca


Diante da recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de não admitir provas distintas do bafômetro ou do exame de sangue para condenar motorista que dirige embriagado, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu mudanças urgentes na Lei Seca.
O ministro explica que a intenção do governo federal é fazer alterações, sem mudar o espírito da lei. “O objetivo é permitir que uma pessoa em visível estado de embriaguez possa ser condenada também por outros meios de provas admitidos em direito, como testemunha, vídeo, entre outros”.
Não entendo porque tanta polêmica em torno dessa decisão do STJ, se o que eles decidem é em função do que está escrito na lei. Acho que o mais sensato seria o Congresso Nacional corrigir o que fizeram de errado e apresentasse para o País uma lei que atenda ao interesse nacional, dando condições ao judiciário para punir os irresponsáveis que bebem, dirigem e matam inocentes, sem nenhuma conseqüência punitiva.

Eleições 2012

Prefeitura já tem sua chapa fechada
Ao eleitor que me questiona todos os dias a respeito da definição da oposição, com relação à chapa majoritária, eu daria, mais uma vez, a seguinte interpretação: diversas lideranças se colocaram a disposição para encabeçar a chapa majoritária (prefeito), algumas com maior densidade eleitoral, outras sem nenhuma vocação, o fato é que todas elas resistem em fazer uma autocrítica a respeito de suas pretensões.
Estou sendo muito cobrado, tanto pelo eleitor quanto pelos partidos, inclusive pelos pré-candidatos, a respeito de uma definição. Ocorre que já fiz tudo que eu poderia fazer, sacrificando meu próprio projeto, de ser o candidato da oposição, retirando minha pré-candidatura no momento que achei oportuno. Aliás, me preparei para isso, coisa que a maioria dos atuais pretendentes não fizeram e nem estão fazendo.
Entendo que a oposição está acéfala, e, aquele que deveria ser o condutor natural do processo (Zé Esdras) é justamente quem está levando a oposição para um desfecho perigoso, por insistir numa direção contrária a vontade da grande maioria.
Um líder político que se preze não pode levar os interesses domésticos para dentro da política. Ele precisa pensar primeiro no coletivo, em segundo lugar pensar nos interesses individuais dos outros e por último pensar nos seus próprios interesses.
O objetivo de qualquer político e de qualquer partido é vencer uma eleição. Mas, é impossível uma vitória da oposição nas próximas eleições com a quantidade de pré-candidatos que temos. O que essas pessoas estão pensando? Não estão ouvindo os apelos da população? Ou não estão andando para ouvi-los?
Vejo que cada pré-candidato fica esperando que o outro desista para apoiá-lo e vice-versa. Quem quer ser candidato para ganhar uma eleição não pode, na “altura do campeonato”, está se comportando dessa forma! O cara tinha que está pedindo votos ao eleitor, em campanha de fato, como, aliás, está fazendo o candidato da situação. Daqui a dois meses já estaremos fazendo as convenções para formalização das candidaturas e das alianças. Acho que aí, a eleição já estará definida.
O PT, em Recife, que também está em crise, já decidiu: vai chamar o eleitor para decidir quem será o candidato do Partido. No caso da oposição em Custódia, já disse, isso antes, não vejo mais outra saída: Acho que todos os pré-candidatos deveriam retirar suas candidaturas, fazermos uma grande reunião, com todos os partidos da oposição e colocar o próprio eleitor para decidir quem deve ser o candidato. Qualquer outra decisão que leve a oposição a ter mais de um candidato será causa perdida!
Essa é a minha opinião, e além dela, não tenho muita coisa a fazer nesse momento, até porque já tenho um enorme desafio que será minha própria campanha para um novo mandato de vereador.
Vereador Gilberto de Belchior

Tabela salarial dos servidores da educação

Veja como fica a situação de cada servidor da educação, conforme Projeto de Lei enviado pela prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Eduardo e Jarbas juntos


Enquanto conversava com o senador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos (PMDB), ontem, em Brasília, o governador Eduardo Campos (PSB) foi surpreendido ao ver o retrato do seu avô Miguel Arraes pendurado na parede do gabinete do peemedebista. Arraes e Jarbas estiveram do mesmo lado durante longos anos e enfrentaram grandes lutas, antes de se tornarem ferrenhos adversários.
Se foi proposital ou não, o fato é que Jarbas não poderia ter sido mais agradável ao seu visitante, ao expor a mencionada fotografia, num gesto de respeito e reconhecimento à história  desse expoente da política pernambucana e nacional, que foi Miguel Arraes de Alencar.

terça-feira, 27 de março de 2012

Câmara aprova PCCR dos servidores da educação

Por unanimidade, os vereadores aprovaram agora há pouco, o Projeto de Lei 004/2012 que reformula o Plano de Cargos do Magistério Público Municipal, assegurando, não só o novo Piso salarial para os professores, mas também o enquadramento dos demais servidores da educação, ao plano de cargos, bem como um reajuste de 17% para essas categorias.
Embora o Executivo não tenha pedido Urgência Urgentíssima na apreciação do projeto, como geralmente faz em matérias de seu interesse, a Mesa Diretora colocou em votação um requerimento pela urgência urgentíssima, que foi aprovado, por unanimidade, possibilitando a votação do projeto na mesma Seção Legislativa, o que restou acontecendo, com aprovação, também por unanimidade.
Essa era uma luta que se arrastava há três anos, quando a Câmara de Vereadores encaminhou propostas com minutas de planos de carreiras, não só para a educação, mas para todo funcionalismo público municipal, destacou o Vereador Gilberto de Belchior. Agora vamos aguardar o envio dos demais projetos para que possamos votá-los antes do dia 07 de abril, data limite para votação de matéria que verse sobre reajuste salarial.  
Da tribuna da Câmara, o Diretor Wanduilson adiantou que o Sindicato está reunido com a Secretaria de Educação para fechar os últimos detalhes do projeto que trata dos servidores da saúde e das demais secretarias, com uma grande possibilidade de esses projetos serem enviados para a Câmara ainda essa semana, para ser votado na próxima terça feira.  

segunda-feira, 26 de março de 2012

Quitimbu sofre com esgotos



Moradores da Rua Felipe Camarão, em Quitimbu enviaram fotos denunciando os esgotos que correm a céu aberto, prejudicando toda comunidade. Eles dizem que o pessoal da Prefeitura está fazendo propaganda afirmando que Quitimbu está toda saneada, o que não é verdade.

Junto com as fotos, um texto escrito afirma que os moradores estão revoltados, porque estão convivendo com mau cheiro e o risco de doenças. Apesar disto, a rua é considerada saneada, pelas autoridades governamentais do município.

sábado, 24 de março de 2012

Servidores suspendem greve

O Sindicato dos Servidores passou o dia de ontem reunido com o Poder Executivo, que não quis se expor diante de um movimento grevista anunciado depois de uma assembléia realizada na última quinta feira, na sede do SISMUC e acabou fechando um acordo em torno do novo PCCR, que já foi enviado para a Câmara de Vereadores e deve ser aprovado na reunião da próxima terça feira.
Hoje pela manhã, no programa Fala Vereador, a direção do SISMUC declarou que o movimento grevista está suspenso porque a prefeitura atendeu suas principais reivindicações, entre elas o pagamento do novo piso nacional dos professores e a aplicação do PCCR para os demais servidores da educação, incluindo um reajuste de 17%.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Greve geral

Servidores municipais decretam greve
Em assembléia realizada na manhã de hoje, os servidores municipais lotaram a sede do Sindicato (SISMUC) e decidiram paralisar todas as atividades, principalmente na área  da educação. Está previsto para outra assembléia para logo mais, desta feita com os servidores da saúde e outras áreas que participaram da assembléia realizada na manhã de hoje.
Os servidores reivindicam os projetos de planos de cargos e carreiras que se encontram engavetados, há anos. No caso específico dos servidores da educação, a Secretaria de Educação diz ter um projeto de reformulação do plano de cargos, mas, até essa data não o enviou para a Câmara de Vereadores.
Durante a reunião da última terça feira, no momento em que se discutiam as reivindicações dos servidores, a Secretária de Educação ligou para a Vereadora Yolanda garantindo que mandaria o projeto, no máximo até a manhã do dia seguinte (quarta feira), com o intuito, talvez, de desestimular o movimento grevista dos servidores.
A assembléia de hoje já preparou uma programação que inclui debate em emissora de rádio, passeata pelas ruas da cidade, na próxima segunda feira, concentração na Câmara de Vereadores, durante a reunião da próxima terça feira, etc.   
Essa paralisação, inédita, não tem data para acabar. Desde a fundação do SISMUC não se via tanta disposição e tanta mobilização dos servidores. Foi preciso dividir em duas assembléias, porque seria impossível colocar todo mundo nas dependências do Sindicato.
O prefeito comemora a pesquisa feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN, que coloca Custódia em primeiro lugar na gestão do dinheiro público. O principal fator para obtenção desse índice é a relação entre despesas com pessoal sobre a receita municipal.
Por que Custódia obteve o primeiro lugar nessa pesquisa? Porque sua receita aumentou muito, em virtude das obras (transposição e transnordestina) e a despesa com pessoal não aumentou nessa mesma proporção! E por que não aumentou? Foi por causa de uma política administrativa austera e responsável? Claro que não! Pelo contrário. Contratou-se e se contrata a “toque de caixa”. Não aumentou justamente porque não se paga ao servidor o valor que ele merece.

terça-feira, 20 de março de 2012

O jumento é nosso irmão

Querem levar nosso jumentinho para a China

Alunos do 2º grau da Escola José Pereira Burgos irão promover um ato contra a exportação do jumento, para a china, conforme prevê um acordo celebrado há cerca de um mês, pelo qual foi liberado o intercâmbio do animal com aquele país.
Os chineses pretendem importar 300 mil jumentos nordestinos, por ano, e já existe até um programa proposto por empresários chineses chamado Projegue, que prevê até linhas de crédito para incrementar o comércio.
O assunto é polêmico  e merece uma reflexão por parte das autoridades do governo, quanto a relação custo/benefício dessa transação, levando em consideração, além do aspecto econômico, o valor cultural e afetivo que o animal representa para o Nordeste.
O evento em defesa do nosso jumentinho será realizado no próximo sábado, dia 24, às 17:00 horas, sob a organização de Fernando Aldo Negrão, segundo o qual, contará com a presença da TV. Vamos conferir.

Educação premiada em Sertânia

Sertânia: Professores recebem premiação do SAEPE
Na manhã desta segunda-feira (19) professores e alunos da Escola Municipal Presidente Vargas em Sertânia receberam a premiação válida pelo excelente desempenho no SAEPE 2010.

A escola que obteve a segunda melhor nota na 6ª Região do Estado recebeu um laboratório móvel com 31 net books com a cesso a internet, além de um computador equipado com impressora para cada professor, num valor total de R$ 66 mil.
Por blog de Itamar França, em 20/03/2012

domingo, 18 de março de 2012

Cisterna de plástico é cara e não presta

Cisterna tradicional - mais barata e aprovada pelos usuários
Cisterna de plástico - deformada pelo calor do sertão


Depois de não alcançar a meta de construir um milhão de cisternas no semiárido nordestino entre 2003 e 2008, o governo federal está adotando um novo modelo de reservatório, feito de polietileno, para tentar acelerar uma das principais políticas de combate aos efeitos da seca na região. 
As 300 mil cisternas de plástico --como ficaram conhecidas no Nordeste-- custam mais que o dobro daquelas construídas com placas de cimento. A escolha virou alvo de reclamações e protestos, que aumentaram este mês, quando as novas cisternas tiveram que ser substituídas depois de apresentarem deformações, em menos de três meses de uso. 
Para o governo federal, a tecnologia é segura e será uma solução mais rápida para completar a conta de um milhão de cisternas até 2014, quando se encerra o mandato da presidente Dilma Rousseff. Ao todo, nesses três anos, serão construídas também 450 mil cisternas de placa de cimento.
Números oficiais apontam que cada cisterna de polietileno tem custo total (equipamento e instalação) de R$ 5.090, ou seja, mais que o dobro da cisterna de placas de cimento –que, segundo a ASA (Articulação do Semiárido), sai por aproximadamente R$ 2.200. Levando em conta os dados apresentados, enquanto as 300 mil cisternas de polietileno vão custar R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos, se a tecnologia utilizada fosse a de placas, esse valor seria de R$ 660 milhões. 
O sonho de garantir o armazenamento de água para consumo aos nordestinos durante as estiagens é antigo e ganhou força em 2003, quando a ASA (que congrega 750 organizações civis da região) lançou o projeto “Um Milhão de Cisternas para o Semiárido”. A ideia teve e financiamento do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), e a meta deveria ser cumprida em cinco anos. Mas, passados nove anos do lançamento, apenas 40% do total foi alcançado até 2011 –contando apenas as cisternas feitas em placas de cimento.
Nos oito anos do governo Luiz Inácio Lula da Silva foram construídas 325.960 cisternas – média de 40 mil por ano. Em 2011, primeiro ano da gestão Dilma, essa média cresceu significativamente e o total de equipamentos entregues chegou 83.248. A estimativa oficial é que, considerando outras iniciativas públicas e privadas, tenham sido construídas até hoje 482 mil cisternas no Nordeste.  
Para acelerar ainda mais e chegar à meta estipulada em 2003, o governo Dilma Rousseff garantiu que vai construir 750 mil cisternas --número que o governo considera suficiente para universalizar o armazenamento de água no Nordeste.
Com da experiência frustrada do projeto inicial, o governo resolveu adotar novas táticas e tecnologias. Para isso, lançou no ano passado o programa "Água para Todos", coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MDS). A ação acabou com a quase exclusividade da ASA na construção das cisternas, tirando também a gestão do assunto do MDS. Agora, Estados e municípios são os principais parceiros, indicando as necessidades das regiões e recebendo diretamente os recursos para a implantação.
Deformações
O problema são as cisternas de polietileno já entregues às famílias. Algumas delas apresentaram problemas menos de três meses após montadas. O caso ocorreu no município de Cedro, no sertão do Ceará, onde duas cisternas deformaram, supostamente por conta do forte calor da região. Fotos divulgadas pela ASA foram suficientes para uma série de protestos, inclusive nas redes sociais.
Em nota, a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), responsável pela instalação e manutenção das cisternas, informou que a responsável pela fabricação foi notificada e já teria entregado duas novas cisternas. “Ressalta-se que o Ministério da Integração Nacional adota rigorosos procedimentos de controle de qualidade durante a fabricação e a entrega das cisternas.” Ainda segundo a Codesvasf, o tempo de vida útil da cisterna é de no mínimo 20 anos.
O argumento é rebatido por especialistas. "Essas cisternas têm um ciclo pequeno. Daqui a um tempo, vai ser um monte de lixo plástico espalhado pelo Nordeste. Além disso, estive falando com famílias, e elas questionam, porque não têm como entrar e lavar, o manuseio é diferente. Na cisterna de placa, a própria família pode consertar. São cisternas para 30 anos, mas essas com três meses estão deformando. Eles repuseram, mas vão repor até quando?", alegou o técnico do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, em Juazeiro (BA), José Carlos dos Santos Neri

sexta-feira, 16 de março de 2012

Moxotó desprezado

O Deputado Ângelo Ferreira ainda não disse ao Moxotó para que foi eleito deputado estadual, por duas vezes, a julgar pela falta de ações na Região, principalmente no que diz respeito ao abandono da PE 280, que liga Custódia e BR 232 a cidade de Sertânia.
A estrada encontra-se em situação deplorável, com grandes trechos quase intransitáveis, causando prejuízos a quem precisa transitar por ela, principalmente aos caminhões de grande porte que entram no Estado da Paraíba transportando grãos, madeira, gesso, frutas, etc.    
Mesmo sabendo que essa é uma atribuição do DER, não é possível que um deputado da base do governo, que desfruta da mais estreita intimidade com o governador, que fez parte desse governo, ocupando cargo no primeiro escalão, que comanda a prefeitura de Sertânia, também prejudicada pelo descaso na estrada, há mais de 15 anos, não tome nenhuma iniciativa para resolver o problema.
As estradas do Pajeu já foram ou estão sendo restauradas, conforme podemos acompanhar pelos blogs da região. Por que o nosso Moxotó não pode ter estradas de qualidade? Essa PE 280 já foi pavimentada diversas vezes, porém, nunca recebeu um tratamento de qualidade. Nem mesmo os serviços de manutenção são feitos e quando o fazem é pela metade, enquanto isto, os buracos vão ficando por anos, sem nenhuma providência.
Fica aí o nosso recado e o nosso apelo ao amigo Deputado Ângelo Ferreira, até porque o Moxotó só tem você, como representante na Assembléia Legislativa, aliás, esse não é o nosso único problema. Aqui em Custódia nós já temos muitos criadores alimentando seus rebanhos com mandacaru e macambira. Falta, portanto, alimento e água, em pleno período de inverno.
O que pode acontecer com a nossa economia rural, com reflexos para a área urbana, se as chuvas não começarem a cair muito em breve? O que será de milhares de famílias que já começam a passar fome em algumas áreas mais pobres da zona rural?
 Ninguém do governo, Federal, Estadual ou Municipal parece está preocupado com a situação! Nem mesmo nos governos militares se via tanta insensibilidade, pois, naquela época se mandava salários, alimentos e água, nas chamadas Frentes de Emergência, em qualquer estiagem que acontecia. Atualmente, alguns caminhões pipas, sob a responsabilidade do Exército, que deveriam fazer o abastecimento da zona rural só rodam no máximo 15 dias, porque o Governo Federal não manda os recursos necessários.
Vereador Gilberto de Belchior
          PSD - Custódia

quarta-feira, 14 de março de 2012

ENCONTRO DE LIDERANÇAS DO PSD

O PSD fará seu primeiro encontro de lideranças de Pernambuco, no próximo dia 31 do corrente mês, com a presença do Presidente Nacional e fundador, Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do Presidente Estadual, André de Paula e dos prefeitos, vereadores e presidentes dos diretórios municipais do Estado.
As lideranças do Partido aguardam esse encontro com grande expectativa, não só porque é a primeira reunião, desde sua fundação, mas, principalmente porque todos querem saber qual a diretriz do Partido com relação às próximas eleições.


Padroeiro São José

Ontem foi a noite das comunidades e quem teve o privilégio de assistir a celebração, na Matriz de são José, ficou emocionado com a participação do Pe da cidade de Ingazeira, que deu um verdadeiro show em seu sermão, cantando diversas músicas, da Igreja e de artistas famosos, a exemplo de Luiz Gonzaga, em homenagem ao nosso padroeiro.
Os fiéis ficaram deslumbrados com a voz e a afinação do padre, que, é claro, fez também uma brilhante pregação religiosa, trazendo importante contribuição para o fortalecimento da Paróquia, que vem sofrendo grandes transformações sob a administração do Pe Roberto Luciano e sua equipe de colaboradores.     

Água da Compesa jorra na Manoel Borba

O retrato do descaso no abastecimento dágua de Custódia podia ser visto durante praticamente todo dia de ontem, na Av. Manoel Borba, onde um cano estourado ficou toda tarde, entrando pela noite, jorrando grande quantidade de água, sem nenhuma providência por parte da Compesa.
O pior é que a água passava na calçada do escritório da Companhia, o que nos faz crer que ninguem está nem aí para o drama que a população vive devido a falta dágua nas torneiras. Como diz o âncora da TV, Boris Cazoy, "isto é uma vergonha".
Fica então mais um apelo deste blog e do Vereador Gilberto de Belchior, para que o Governo do Estado e a direção da Compesa tomem as providências cabíveis com relação a gestão dos serviços de abastecimento de Custódia.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Gilberto propõe solução para impasse da oposição

Depois de retirar seu nome da disputa majoritária, como forma de colaboração para a união das oposições, o Vereador Gilberto de Belchior defende agora a mesma solução que foi dada para a eleição onde disputaram Belchior e Zé Wilson contra Luizito e Djalma.
Naquela época, Belchior estava preparado para enfrentar Luizito, quando, na véspera da convenção, Zé Wilson se colocou também como candidato, gerando um grande impasse.
A solução encontrada foi reunir um grande grupo, incluindo candidatos, dirigentes partidários, lideranças políticas, correligionários e eleitores, todos da oposição, para decidir quem deveria ser o candidato. Belchior foi o escolhido por ampla maioria, ficando na “cabeça” e Zé Wilson na Vice. A oposição, é claro, venceu aquela eleição, contra Luizito.
Hoje, da forma como está, a oposição não chegará a lugar nenhum. Estão fazendo política ingênua e infantil, sem agregar absolutamente nada. Enquanto isto, o tempo vai passando e as chances de vitória diminuindo.
Há mais de um ano eu já defendia e cobrava a definição de critérios para escolha do candidato a prefeito, preocupado com a grande quantidade de pretendentes. Infelizmente, ninguém deu importância a isto.
Acho que a oposição ainda tem chances reais de vitória, desde que se apresente para a campanha unida, com uma boa chapa e um bom projeto de governo.
Para que isto aconteça, só vejo uma solução:
1.     Todos os pretendentes retiram suas candidaturas;
2.     Os partidos de oposição se juntam e organizam um grande ato, semelhante ao que foi feito naquela campanha de Belchior;
3.     Através do voto secreto, o grande grupo escolheria o nome do candidato, de uma lista elaborada pelos partidos.
Se bem executado, o processo feito dessa forma terá grande repercussão em todo município, até porque pessoas de todas as partes serão chamadas para opinar.
Assim, teremos um candidato competitivo e fortalecido pelo próprio eleitor e pelos partidos, abrindo espaço para as composições que precisam ser feitas com os partidos aliados.

Gilberto de Belchior
         Vereador

Piso Salarial dos professores

Promotores vão fiscalizar se municípios estão pagando piso nacional ao professor

Os promotores de Justiça irão fiscalizar se as prefeituras municipais estão respeitando a lei federal que fixou o novo salário base do magistério público em R$ 1.451, por 40 horas semanais de trabalho. A recomendação foi feita pelo procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon.
O objetivo é fazer com que o piso nacional dos professores seja cumprido por todos os municípios de Pernambuco. A recomendação foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial.
Caso os prefeitos não estejam cumprindo a lei, o procurador deve recomendar aos membros do Ministério Púbico de Pernambuco que adotem as medidas necessárias, que incluem ações judiciais.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Novo Piso para os professores

CARNAÍBA ANUNCIA QUE VAI PAGAR PISO NACIONAL DA EDUCAÇÃO

A secretaria de educação da prefeitura de Carnaíba divulgou que vai cumprir o que manda a lei e pagar o piso salarial dos professores estabelecido pelo Governo Federal, de R$ 1.451 . Foi a primeira preffeitura do Pajeú a fazer o anúncio. "Como o novo piso foi definido recentemente os professores terão os meses de janeiro e fevereiro  ressarcidos", garante  a Secretaria de Educação, Josefa Rita.


Por Nill Júnior em 07-03-2012 as 10:26
[Comente esta notícia] [0 comentário][Enviar por e-mail] [
 Início ]

segunda-feira, 5 de março de 2012

Eleições 2012 - Esclarecimentos

Em resposta aos questionamentos de leitores e eleitores a respeito de uma eventual aliança com o candidato do prefeito, nas próximas eleições, o Vereador Gilberto de Belchior esclarece:
1.       Coloquei meu nome a disposição das forças de oposição, para uma eventual candidatura a prefeito, por solicitação de uma boa parcela da população, que acredita na minha capacidade de comandar uma campanha majoritária e fazer um bom governo;
2.       Desisti de minha postulação porque, no momento adequado, não obtive os apoios necessários, dos partidos e das lideranças que formam o bloco de oposição;
3.        Não tomei ainda nenhuma decisão com relação ao meu futuro político e só farei isto depois de saber quem serão os candidatos a prefeito e conversar com a direção estadual do meu partido, o PSD, sob o comando do nosso Presidente André de Paula;
4.       A minha prioridade nesse momento é a campanha para minha reeleição (vereador) e não tomarei nenhuma decisão que venha prejudicar esse projeto;
5.       A decisão de ter candidato a prefeito ou apoiar esse ou aquele candidato será do Partido (PSD) e não do Vereador Gilberto de Belchior.
6.       A nossa tomada de decisão levará em consideração, entre outros fatores, o comportamento dos demais partidos, nesse momento pré-eleitoral, e, principalmente, a opinião e o desejo dos nossos eleitores
Dessa forma, espero ter prestado os esclarecimentos necessários, com o compromisso de tornar público qualquer decisão com relação às próximas eleições.
Gilberto de Belchior
   Vereador- PSD

Até que enfim uma previsão de chuva

Estudo afirma que semi árido terá inverno regularPDFImprimirE-mail

Segundo Patrício Oliveira, Gerente de Meteorologia e Mudanças Climáticas do Estado, em entrevista à Rádio Pajeú, de Afogados da Ingazeira, as chuvas fortes que caíram no domingo e segunda de carnaval na região, foram fruto de um evento chamado Vórtice Ciclônico, que causou chuvas em boa parte do estado naquele período. Foi o mesmo evento que fez cair chuvas fortes na abertura de carnaval em Recife e no Galo da Madrugada.
Explica Oliveira que as chuvvas no semi árido deverão chegar a partir da segunda quinzena de março, fruto da Zona de Convergência Intertropical e do fenômeno La  Niña, que terá atuação favorecendo um inverno regular na região. "Será um ano normal de chuvas, dentro da média, com veranicos de até 10 dias", diz Patrício.  O site para mais informações é www.apac.pe.gov.br.
Do site de Nill Junior

Agricultor já apela para São José

O mês de março começou sem chuva, agravando a situação do home do campo, que vive da agricultura e da pecuária e já vem recorrendo ao mandacaru para alimentar seus rebanhos.
O período de inverno na região geralmente começa em fevereiro e vai até maio. O problema é que já estamos em março e não temos previsões meteorológicas de chuvas para os próximos dias. Essa é a preocupação do Vereador Gilberto de Belchior que já encaminhou documento à Presidente Dilma, ao Governador e ao Prefeito, alertando para a situação e pedindo providências.
O único apoio do governo, até agora, é a Operação Carro Pipa, do Exército, que ameaça parar por falta de verba. Nos tempos de governos militares havia mais respeito e solidariedade para com o semi-árido nordestino, e, numa situação de estiagem como essa já se falava em frentes de emergência, cesta básica, carros pipas, etc.
Nós sempre corremos o risco de uma estiagem prolongada. No ano passado já não tivemos um ano tão bom e agora estamos vivendo uma estiagem de fato, que não tem data para acabar.
Dependendo da duração da estiagem, as conseqüências podem ser desastrosas se não forem tomadas as medidas corretas no momento adequado. É para isto que estou querendo chamar à atenção.
Não faço apologia à seca e a miséria, apenas gostaria que os governos pensassem mais em medidas definitivas para fortalecer a vida do homem do campo, em vez de medidas eleitoreiras, que desvirtuam, alienam e viciam, como dizia o Rei Luiz Gonzaga.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Prefeito retira projeto polêmico

O Projeto de Lei 002/2012 que altera a Lei Orgânica, mais especificamente o Artigo 109 relativo aos servidores municipais, foi enviado pelo Poder Executivo e encontra-se tramitando na Comissão de Legislação e Justiça. O projeto foi lido na última reunião, terça feira,   causando polêmica e insegurança no funcionalismo, em virtude das consequências que ele pode trazer para os servidores em geral.
Entre os pontos polêmicos destacam-se: A fixação de um ano para a implantação de um plano de cargos e salários, colocando em risco o que já existe; a regulamentação de contratações por até 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, praticamente extinguindo o instituto do concurso público e consequentemente o fundo de previdêncis municipal, devido a falta de recolhimento, que só ocorre com os efetivos; a possibilidade de demissões, por insuficiência de desempenho, mediante avaliado por comissões nomeadas pelo prefeito, além de muitos outros pontos polêmicos.
De acordo com informações de membros do Governo Municipal, o Prefeito estaria disposto a enviar ofício para a Câmara de Vereadores retirando o projeto, até porque, da forma como está dificilmente seria aprovado, apesar de alguns pontos positivos que o texto contempla.