quinta-feira, 8 de março de 2012

Gilberto propõe solução para impasse da oposição

Depois de retirar seu nome da disputa majoritária, como forma de colaboração para a união das oposições, o Vereador Gilberto de Belchior defende agora a mesma solução que foi dada para a eleição onde disputaram Belchior e Zé Wilson contra Luizito e Djalma.
Naquela época, Belchior estava preparado para enfrentar Luizito, quando, na véspera da convenção, Zé Wilson se colocou também como candidato, gerando um grande impasse.
A solução encontrada foi reunir um grande grupo, incluindo candidatos, dirigentes partidários, lideranças políticas, correligionários e eleitores, todos da oposição, para decidir quem deveria ser o candidato. Belchior foi o escolhido por ampla maioria, ficando na “cabeça” e Zé Wilson na Vice. A oposição, é claro, venceu aquela eleição, contra Luizito.
Hoje, da forma como está, a oposição não chegará a lugar nenhum. Estão fazendo política ingênua e infantil, sem agregar absolutamente nada. Enquanto isto, o tempo vai passando e as chances de vitória diminuindo.
Há mais de um ano eu já defendia e cobrava a definição de critérios para escolha do candidato a prefeito, preocupado com a grande quantidade de pretendentes. Infelizmente, ninguém deu importância a isto.
Acho que a oposição ainda tem chances reais de vitória, desde que se apresente para a campanha unida, com uma boa chapa e um bom projeto de governo.
Para que isto aconteça, só vejo uma solução:
1.     Todos os pretendentes retiram suas candidaturas;
2.     Os partidos de oposição se juntam e organizam um grande ato, semelhante ao que foi feito naquela campanha de Belchior;
3.     Através do voto secreto, o grande grupo escolheria o nome do candidato, de uma lista elaborada pelos partidos.
Se bem executado, o processo feito dessa forma terá grande repercussão em todo município, até porque pessoas de todas as partes serão chamadas para opinar.
Assim, teremos um candidato competitivo e fortalecido pelo próprio eleitor e pelos partidos, abrindo espaço para as composições que precisam ser feitas com os partidos aliados.

Gilberto de Belchior
         Vereador

Nenhum comentário:

Postar um comentário