segunda-feira, 5 de março de 2012

Agricultor já apela para São José

O mês de março começou sem chuva, agravando a situação do home do campo, que vive da agricultura e da pecuária e já vem recorrendo ao mandacaru para alimentar seus rebanhos.
O período de inverno na região geralmente começa em fevereiro e vai até maio. O problema é que já estamos em março e não temos previsões meteorológicas de chuvas para os próximos dias. Essa é a preocupação do Vereador Gilberto de Belchior que já encaminhou documento à Presidente Dilma, ao Governador e ao Prefeito, alertando para a situação e pedindo providências.
O único apoio do governo, até agora, é a Operação Carro Pipa, do Exército, que ameaça parar por falta de verba. Nos tempos de governos militares havia mais respeito e solidariedade para com o semi-árido nordestino, e, numa situação de estiagem como essa já se falava em frentes de emergência, cesta básica, carros pipas, etc.
Nós sempre corremos o risco de uma estiagem prolongada. No ano passado já não tivemos um ano tão bom e agora estamos vivendo uma estiagem de fato, que não tem data para acabar.
Dependendo da duração da estiagem, as conseqüências podem ser desastrosas se não forem tomadas as medidas corretas no momento adequado. É para isto que estou querendo chamar à atenção.
Não faço apologia à seca e a miséria, apenas gostaria que os governos pensassem mais em medidas definitivas para fortalecer a vida do homem do campo, em vez de medidas eleitoreiras, que desvirtuam, alienam e viciam, como dizia o Rei Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário