sexta-feira, 30 de março de 2012

Eleições 2012

Prefeitura já tem sua chapa fechada
Ao eleitor que me questiona todos os dias a respeito da definição da oposição, com relação à chapa majoritária, eu daria, mais uma vez, a seguinte interpretação: diversas lideranças se colocaram a disposição para encabeçar a chapa majoritária (prefeito), algumas com maior densidade eleitoral, outras sem nenhuma vocação, o fato é que todas elas resistem em fazer uma autocrítica a respeito de suas pretensões.
Estou sendo muito cobrado, tanto pelo eleitor quanto pelos partidos, inclusive pelos pré-candidatos, a respeito de uma definição. Ocorre que já fiz tudo que eu poderia fazer, sacrificando meu próprio projeto, de ser o candidato da oposição, retirando minha pré-candidatura no momento que achei oportuno. Aliás, me preparei para isso, coisa que a maioria dos atuais pretendentes não fizeram e nem estão fazendo.
Entendo que a oposição está acéfala, e, aquele que deveria ser o condutor natural do processo (Zé Esdras) é justamente quem está levando a oposição para um desfecho perigoso, por insistir numa direção contrária a vontade da grande maioria.
Um líder político que se preze não pode levar os interesses domésticos para dentro da política. Ele precisa pensar primeiro no coletivo, em segundo lugar pensar nos interesses individuais dos outros e por último pensar nos seus próprios interesses.
O objetivo de qualquer político e de qualquer partido é vencer uma eleição. Mas, é impossível uma vitória da oposição nas próximas eleições com a quantidade de pré-candidatos que temos. O que essas pessoas estão pensando? Não estão ouvindo os apelos da população? Ou não estão andando para ouvi-los?
Vejo que cada pré-candidato fica esperando que o outro desista para apoiá-lo e vice-versa. Quem quer ser candidato para ganhar uma eleição não pode, na “altura do campeonato”, está se comportando dessa forma! O cara tinha que está pedindo votos ao eleitor, em campanha de fato, como, aliás, está fazendo o candidato da situação. Daqui a dois meses já estaremos fazendo as convenções para formalização das candidaturas e das alianças. Acho que aí, a eleição já estará definida.
O PT, em Recife, que também está em crise, já decidiu: vai chamar o eleitor para decidir quem será o candidato do Partido. No caso da oposição em Custódia, já disse, isso antes, não vejo mais outra saída: Acho que todos os pré-candidatos deveriam retirar suas candidaturas, fazermos uma grande reunião, com todos os partidos da oposição e colocar o próprio eleitor para decidir quem deve ser o candidato. Qualquer outra decisão que leve a oposição a ter mais de um candidato será causa perdida!
Essa é a minha opinião, e além dela, não tenho muita coisa a fazer nesse momento, até porque já tenho um enorme desafio que será minha própria campanha para um novo mandato de vereador.
Vereador Gilberto de Belchior

Nenhum comentário:

Postar um comentário