domingo, 30 de dezembro de 2012

FALTAM APENAS DOIS DIAS

Veja como o prefeito está entregando a sua cidade
(Imagens de 30/12/2012)


Há dois dias para entregar o comando do governo municipal, o prefeito Nemias não se preocupou sequer com a sujeira que toma contas das ruas de Custódia, além, é claro, da sujeira que praticou no trato com o dinheiro público, ao longo dos doze anos que ficou no cargo máximo do poder executivo.
Durante os quatro anos da atual legislatura, eu e alguns companheiros da Casa João Miro da Silva temos denunciado os desvios, tanto de dinheiro quanto de conduta, desse governo que está terminando.
Afinal, o município recebeu, além do que normalmente é repassado para todos os municípios da federação, mais de trinta milhões de reais, referente à arrecadação de ISS das obras que estão sendo executadas em nosso território.
Onde todo esse dinheiro e os demais repasses foram parar? Vão dizer por aí que fizeram muito! Mas, muito o que? Calçamento mal feito, redes de esgoto que não funciona, reformas que não terminaram, obras feitas pelo Estado ou pela União, enfim. Digam-me, por favor, como irão justificar tanto dinheiro jogado fora.
Os servidores, inclusive os inativos, penaram para receber seus salários e olhem que pagar em dia era a principal bandeira desse governo. Mesmo com a justiça bloqueando contas, apesar das demissões em massa, dos protestos, estão entregando o município com salários atrasados.
A saúde não se fala. Sem dó e sem piedade dos que sofrem, muitos deles com doenças graves, retiraram os médicos e demais profissionais dos postos de saúde e do próprio hospital. Os serviços de saúde estão praticamente paralisados.
O município perdeu uma grande oportunidade de se estruturar para crescer. Poderia ter aproveitado o bom momento vivido nesses quatro anos para implantar seu distrito industrial e contratar uma consultoria especializada, a fim de atrair investimentos que possam gerar emprego e renda.
A incompetência desse governo foi tamanha, que não conseguiu trazer para o município sequer um canteiro de obras, seja da transposição, seja da transnordestina. Todos ficaram em Sertânia (Lote 11, Lote 12, Encalço e Vila para os reassentados)
A transnordestina chegou a instalar escritórios em Custódia, até porque seria o local estratégico para gerenciar a obra, mas acabou fechando os escritórios e instalando seus canteiros em Serra Talhada e Arcoverde. Em vez de negociar, o prefeito entrou com ações na justiça para cobrar mais impostos. Quem saiu perdendo foi o nosso município que perde empregos, diminui o dinheiro circulando na economia, o comércio vende menos. Sem falar que as instalações dos canteiros das obras poderiam servir para implantar uma faculdade ou uma escola técnica, por exemplo.
Então, sob esse olhar, o que temos que analisar e questionar, é o que deveria ter sido feito, principalmente nesses últimos quatro anos de arrecadação record e não apenas o que fizeram.
Sem nenhum escrúpulo e zelo pelo bem público, passaram a dilapidar o patrimônio público, depois do resultado das eleições. O sucateamento das máquinas, dois veículos, o sumiço de mobiliários, de materiais de construção, serão difíceis de serem recuperados.
Tiveram a ousadia de entregar máquinas a terceiros para ganhar dinheiro alugando para particulares, foi assim com a perfuratriz, que está sendo entregue com motor batido e com outros de tipos de máquinas. Isto nunca ocorreu em qualquer outro governo da história de Custódia.

Enquanto o lixo se acumula nas ruas, praças e avenidas, o mesmo não se pode dizer de materiais de construção das obras paralisadas, que vêm sendo roubados a luz do dia. Nesse domingo, 30 de dezembro, várias pessoas ligaram para a redação do blog para denunciar a retirada de pedras de calçamento na Vila Paulista. Fomos até o local e fotografamos um caminhão, supostamente de propriedade do prefeito, retirando as pedras que deveriam ser utilizadas no calçamento da mesma.
Seguimos o trajeto do caminhão e constatamos que todo material está sendo depositado em um loteamento particular. Um detalhe é que o referido caminhão quebrou justamente em frente ao cemitério, nas proximidades do loteamento.
Local onde as pedras estão sendo depositadas (um loteamento particular)

Enfim, um governo novo, uma esperança nova.
Um Feliz Ano Novo

sábado, 29 de dezembro de 2012

Luiz Carlos garante maioria na Câmara


Apesar de ter sido eleito com minoria na câmara de vereadores, cinco contra seis da oposição, o prefeito eleito, Luiz Carlos irá assumir seu mandato, no próximo dia 01 de janeiro, com maioria folgada na Casa João Miro da Silva, serão sete contra quatro da oposição.

Em reunião que aconteceu agora a pouco, na residência do vereador, Paulino Avícola, ficou fechada a chapa da Mesa Diretora, toda governista, com o vereador Nildinho de Biu na presidência, o vereador Gilberto de Belchior na Primeira Secretaria, o vereador Chico Elizeu na Segunda Secretaria e o vereador Rony Barbalho na Vice-presidência.
Participaram da reunião, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nildinho de Biu, Rony Barbalho, Uilson Leandro, Zé Neto, Paulino Avícola e Chico Elizeu, bem como o prefeito eleito, Luiz Carlos e o futuro secretário de administração, Cristiano Lira.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O teste do novo abatedouro foi adiado


Seria realizada uma visita às instalações e um teste do novo Abatedouro Público de Custódia, nesta quinta-feira, dia 27/12, com a presença do prefeito eleito, Luiz Carlos, comitiva e uma equipe enviada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado – SARA.
O teste, que seria feito com o abate de dois bovinos, acabou não acontecendo, porque o sistema pneumático, que aciona a pistola responsável pelo abate do animal, não funcionou.
O abatedouro está sendo construído com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da SARA, num terreno doado pela Câmara de Vereadores e será administrado pela prefeitura.
Os assessores da SARA, Dr. Gutemberg Maciel e João Pereira garantiram ao prefeito eleito, Luiz Carlos que na primeira quinzena de janeiro serão feitos os testes definitivos e a inauguração do abatedouro.


A Festa da Posse

O Prefeito Luiz Carlos estará assumindo os destinos do governo municipal, na próxima terça-feira, dia 1º de janeiro, juntamente com o vice, Manuca de Zé do Povo e os vereadores eleitos.
A programação da festa de posse começa no dia 31, segunda-feira, com a celebração da missa em ação de graça, que será celebrada na Igreja Matriz, em horário ainda não confirmado. As 15:00 horas da terça-feira haverá a posse dos vereadores, seguida da eleição da Mesa Diretora e em seguida a posse do Prefeito.
Depois da posse, a Nação Amarela irá fazer a festa, animada pelo Trio Elétrico, Pantera e uma banda baiana, Bonde do Maluco, provavelmente na Av. Inocêncio Lima. Tá dado o recado.

Saneamento Básico

Afogados da Ingazeira será a 1ª cidade do Pajeú a ficar 100% saneada

Publicado em: 26-12-2012 | Por: Inaldo Sampaio | Em: Blog, Sertão

Na presença do prefeito Totonho Valadares (PSB), o governador Eduardo Campos assinou nesta quarta-feira a ordem de serviço para a execução das obras do sistema de esgotamento sanitário do município.
Quando elas estiverem concluídas, será a primeira cidade do Pajeú a ter 100% de suas residências saneadas.
A obra, que terá início agora em janeiro, tem um investimento previsto de R$ 32,5 milhões.
Ela prevê a construção de duas estações de tratamento de esgoto e de cinco estações elevatórias, a implantação de 195 quilômetros de tubulação para coleta de esgoto e a instalação de emissários. O prazo para sua conclusão é 18 meses.
O prefeito eleito José Patriota (PSB), que também participou da solenidade, disse ser importante que nesse período de seca “protejamos nossos mananciais”.
Ele fez um apelo aos outros prefeitos da região para que ajudem a salvar o Pajeú que hoje é praticamente um rio morto.

O projeto de saneamento de Custódia ficou engavetado, a cerca de três anos, porque o prefeito não fez sua parte, a desapropriação do terreno onde deveria ser construída a Estação de Tratamento dos efluentes. O prefeito de Afogados, como os de outros municípios fizeram direitinho a parte deles, garantindo essas obras tão importante, tanto para a saúde, quanto para o meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das respectivas populações.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Diplomação dos eleitos 2012

A Justiça Eleitoral fez a diplomação dos vereadores eleitos, suplentes de vereadores, prefeito e vice-prefeito, numa solenidade que reuniu políticos, seus familiares e correligionários de todos os partidos, coroando com sucesso, um processo eleitoral dos mais tranquilos dos úlitmos tempos.
O diretor do Cartório Eleitoral, Sr. Lauro foi o grande responsável pelo sucesso do pleito, como o próprio juiz eleitoral faz questão de frisar.
Lauro comandou e orientou os partidos e candidatos, de forma que ninguem saiu prejudicado, do início até o final do processo, inclusive com relaão as prestações de contas.
PARABENS LAURO, PARABENS AOS QUE FAZEM A JUSTIÇA ELEITORAL







sábado, 8 de dezembro de 2012

NATAL DE VACAS MAGRAS

Normalmente as pessoas utilizam o 13º para as compras de final de ano, aquecendo a economia e gerando novos empregos, mesmo que temporários.
Com os atrasos que vem ocorrendo no pagamento dos servidores municipais e a incerteza com relação ao 13º e o mês de dezembro, as pessoas preferem não se arriscarem e acabam indo as compras.
Muitos comerciantes já estão se queixando da falta de movimento em suas lojas, enquanto o Natal se aproxima. Não estaria na hora de o prefeito anunciar o pagamento do 13º e do mês de dezembro?

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Vereador contesta qualidade da ração animal

Em fevereiro do corrente ano o Vereador Gilberto de Belchior enviou Requerimento aos governos, Municipal, Estadual e Federal, alertando para provável seca que acabaria acontecendo, sugerindo providências a fim e evitar o colapso, principalmente no setor agropecuário.
De lá para cá muitas promessas foram feitas, porém, ações concretas e eficazes praticamente não aconteceram ainda. Atualmente o nosso rebanho praticamente desapareceu, restando algumas cabeças que de tão fracas, não sabemos se resistirão até a chegada das chuvas.
O noticiário do momento mostra o Governador Eduardo Campos prometendo bagaço de cana e cana inatura, para ajudar a salvar o rebanho.  A cana de açúcar é um alimento de difícil digestão, que deveria ser misturada a outros alimentos de fácil digestão e de melhor valor nutricional.
Então, esse bagaço de cana ou até mesmo a cana inatura, pode agravar ainda mais a situação do rebanho que ainda resta. O Governo do Estado poderia amenizar essa situação, fornecendo, além da cana, a ureia animal e o sal mineral, que manejado corretamente, teríamos uma alimentação de melhor qualidade e de baixo custo.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O prefeito Luiz Carlos e o Vereador Gilberto recebem homenagem


Foi realizada na noite desta quarta-feira (05), no plenário da Câmara Municipal, a festa para homenagear os Melhores do Ano em Custódia. Empresários, comerciantes, médicos, secretários municipais, políticos e religiosos, receberam o título de Honra ao Mérito, pelos relevantes serviços prestados à população.
Ao receber o Certificado, o Vereador Gilberto de Belchior destacou a difícil tarefa de exercer a missão parlamentar e afirmou que essa premiação é uma extensão de outras provas de reconhecimento do seu trabalho: Em maio de 2012 eu fui classificado em 1º LUGAR na pesquisa de Preferência e Simpatia Pública no Segmento de Vereador, realizado pela Embrapp; em 07 de outubro fui reeleito com uma votação ampliada em quase quatrocentos votos em relação a minha primeira eleição, mesmo estando na oposição, então acredito que esse Título seja merecido.
O prefeito eleito, Luiz Carlos também recebeu o Certificado de Político do Ano, destacando as propostas de governo que pretende implantar a partir de 1º de janeiro próximo.
O jornalista do Pajeú, Itamar França foi o responsável pela pesquisa e entrega dos certificados, destacando a seriedade e a credibilidade desse trabalho que vem sendo feito em outros municípios da região.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Que o espírito natalino ajude a fortalecer a autoestima do povo brasileiro, de modo especial do povo custodiense - e que o sentimento e solidariedade, humildade e união prevaleça na luta contra os obstáculos da vida, entre eles, essa que é a pior seca dos últimos 50 anos, que afeta os nossos irmãos nordestinos, principalmente os moradores da zona rural. FELIZ NATAL e PRÓSPERO ANO NOVO.
São os votos do Vereador Gilberto de Belchior.

Instituto Excelência elege os Melhores do Ano

Será no plenário da Câmara de Vereadores, hoje 05 de dezembro, a festa de premiação dos melhores do Ano. O evento será transmitido pela Rádio Custódia FM e serão premiados as melhores empresas e profissionais de diversas categorias que contribuíram, com seu trabalho, para a sociedade custodiense no ano de 2012.

Na cerimônia, haverá entrega de títulos aos eleitos em cada modalidade, que vai desde profissionais da área de saúde e direito até segurança, por exemplo. A pesquisa foi feita pelo Instituto Excelência, onde a população manifestou sua opinião. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram entrevistadas. A festa dos Melhores do Ano é uma iniciativa do Blog do Itamar França e Jornal O Binóculo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Concurso da saúde

O Vereador Gilberto de Belchior quer saber por que os aprovados no processo seletivo para agentes de saúde e de endemias não foram ainda nomeados.
O prefeito só veio a homologar o resultado no dia 19 do corrente mês, através do Decreto 030/2012, publicado no DOE no dia 22/11/2012. Resta saber se a Secretaria de Administração publicou a relação dos aprovados antes dos 90 dias que antecederam as eleições, conforme determina a lei eleitoral.
Gilberto lembra que em Sertânia, a mesma empresa realizou processo seletivo idêntico, dois dias depois de Custódia e a prefeitura já nomeou todos os aprovados. Então – por que os de Custódia não forram inda nomeados?
Será que estão querendo sabotar o processo para jogar a culpa no governo futuro? A justiça bem que deveria dá um veredicto nessa questão!

MP afasta prefeita de Bezerros

Blog do Magno
Bezerros: Ministério Público determina afastamento da prefeita
Em contato com o blog, o vice-prefeito do município de Bezerros (Agreste Central, a 107 km do Recife), Carlos Francisco (PCdoB), confirmou, há pouco, o afastamento da prefeita Bete de Dael (PR) pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão é de autoria da juíza da 2ª Vara de Bezerros, Christiana Caribé.

Segundo o Ministério Público, a ação é fruto da atuação do órgão, que desde as últimas eleições municipais, em outubro, investiga denúncias de interrupção de serviços públicos de educação e saúde, uma possível retaliação da ex-prefeita por não ter sido reeleita.

No último dia nove, os promotores de Justiça Bianca Stella Azevedo e Flávio Henrique dos Santos entraram com uma ação junto ao Ministério Público para restabelecer o transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Bezerros, suspenso há vários dias. Ao mesmo tempo, os promotores instauraram inquérito civil para apurar as demissões de cerca de 200 servidores da administração pública. O MPPE obteve liminar na Justiça Eleitoral ordenando a Prefeitura a reintegrar os servidores afastados, o que não foi cumprido pela ex-prefeita Bete de Dael.

De acordo com Carlos Francisco, que no momento está se dirigindo ao Ministério Público para ser instruído sobre como proceder agora que assumirá o cargo de prefeito, os advogados de Bete de Dael ainda estão se inteirando sobre a decisão do MP para só então prestar declarações sobre o ocorrido.

Em Custódia os serviços de saúde estão praticamente parados, bem como as obras, limpesa urbana, etc. de acordo com o diretor do SISMUC, Vanduilson, os servidores da ação social ainda não receberam o mês de outubro. Cadê a justiça nossa?

sábado, 24 de novembro de 2012

Construção de muro ameaça casas da Redenção

Blog de Itamar França:
Custódia: Moradores temem inundação e reclamam de fechamento de passagem de água no bairro Redenção
Moradores da Rua José Mariano de Resende, Bairro Redenção em Custódia, reclamam do fechamento de uma via que serve como passagem de água e esgoto. Eles alegam que no período chuvoso em anos anteriores, mesmo com a passagem houve inundações e com o fechamento da passagem da água, o problema poderá ser agravado. Na tentativa de que fosse impedida a construção, um abaixo assinado foi encaminhado ao Ministério Público, mas nada foi resolvido. Agora os moradores pedem que seja aberta uma outra via no referido terreno.
Na opinião do Vereador Gilberto de Belchior, o problema começou quando a prefeitura construiu a praça ao lado da BR, sem fazer a galeria de águas. O erro continuou, agora, com a emissão do Alvará, permitindo a construção desse muro, que servirá de parede para represar as águas de chuva, inundando as casas que ficam a montante.
Se há uma lei que não pode ser descumprida, é a lei da natureza e da gravidade. Se interromper a passagem natural das águas, vai ter problema, garante Gilberto, que já havia denunciado o problema de alagamento daquelas residências, em virtude da obra da praça.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Consciência Negra

20 de novembro comemoraram-se o Dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, um dos grandes líderes da nossa história, símbolo da resistência e luta contra a escravidão. Zumbi lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial.
A luta pela libertação, ou melhor dizendo, pela inclusão social dos negros continua. Porém, é de se destacar que muitos avanços já ocorreram e continuam ocorrendo, notadamente através das políticas sociais da era Lula.
Um marco histórico, como prova desse avanço na inclusão político-social dos negros no Brasil, foi a posse do novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, que teve um papel de destaque no julgamento do “Mensalão”.
As políticas sociais da era Lula poderiam está avançando muito mais rapidamente, não fosse a interferências dos brancos nessas políticas. Não se justifica, por exemplo, uma associação quilombola ou qualquer outro tipo de organização quilombola ser dirigida por um branco, quando poderiam está sendo dirigidas por negros ou negras.
O governo federal está priorizando os projetos destinados as áreas quilombolas, mas, infelizmente, o dinheiro acaba servindo para promover projetos eleitoreiros, ou desviados para outras finalidades.
Acho que existe uma grande distorção com relação aos programas quilombolas e que a melhor forma de se promover e fortalecer esses movimentos, seria entregar aos próprios quilombolas a gestão dos programas a eles destinados, bem como a direção de suas próprias organizações.
Então, se realmente queremos a libertação ampla geral e irrestrita, por que não colocarmos um negro ou uma negra na direção da escola quilombola prestes a ser inaugurada na zona rural do município de Custódia?

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A seca continua castigando sem nenhuma solução

Os animais estão morrendo e o homem também

O anúncio do programa Mais Irrigação, lançado esta semana pela presidente Dilma, como forma de combater os efeitos da seca que vem arrasando o semiárido nordestino é a prova viva que o governo não tem ainda nenhum plano concreto e eficaz para enfrentar o problema.
Pensar em irrigação onde não se tem água para o consumo humano e animal, onde as pessoas clamam por um carro pipa, onde não existem tradição nem solos apropriados para isto, é pura ilusão. A menos que alguém queira se aproveitar da seca para defender seus interesses empresariais ou políticos.
Em Pernambuco, por exemplo, apenas nas margens do Rio São Francisco ou em algumas bacias sedimentares, como a de Jatobá e Belmonte existe água para irrigação. A maioria dos perímetros irrigados já está inviabilizada, devido ao baixo volume de água.
Então, que benefício às famílias que moram em Maravilha ou Samambaia iria ter com projeto de irrigação em Belém de São Francisco ou Inajá, por exemplo? Alguém precisa chegar junto à presidenta Dilma e dizer que não é por aí (irrigação), que vamos resolver o problema da seca.
Está claro que para enfrentar essa seca terrível, que já matou mais da metade do nosso rebanho e pode dizimar o restante em poucos meses, o governo precisa pensar em benefícios diretos ao produtor rural, que se encontra financeiramente arrasado, não bastasse o abalo físico, moral e psicológico pelo sofrimento que vem passando.
Como político, Agrônomo, cidadão e produtor rural, defendo medidas concretas, como: abastecimento d’água, investimentos na infraestrutura hídrica rural com perfuração e instalação de poços, tratamento de água por dessalinizadores, barragens subterrâneas, recuperação de nascentes, construção e recuperação de barragens e outras ações que se mostrem viáveis, dependendo de cada região; pesquisa e melhoramento para recuperação da palma forrageira, reforço dos programas assistenciais, como o Bolsa Família e outros, remissão das dívidas dos agricultores, junto aos bancos, etc.
Não tem mais nenhum sentido essas dívidas continuarem sendo cobradas, nem mesmo judicialmente, porque simplesmente o produtor rural, seja pequeno, médio ou grande, não tem mais nenhuma capacidade de pagamento. Estão apenas gerando um custo desnecessário com os trâmites administrativos e judiciais.
A sociedade como um todo tem que pressionar o governo, porque todos serão direta ou indiretamente afetados pelos efeitos dessa seca. O comércio perde vendas, porque o homem do campo deixa de gastar com roupas, festas e outros itens de menor necessidade, para comprar ração e água para seus rebanhos. Com isto a indústria também sofre, afetando toda cadeia de empregos.

Gilberto Nunes Valeriano
Agrônomo e Vereador




quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Justiça bloqueia contas da prefeitura de Custódia

Acatando pedido do Sindicato dos Servidores Municipais – SISMUC, a justiça determinou o bloqueio da contas da prefeitura, em virtude dos atrasos de pagamento de salários.
A notícia vem do próprio Sindicato, que ainda não tomou conhecimento dos termos da decisão judicial. O governo atual tinha como principal bandeira, o pagamento em dia dos servidores. Porém, depois da sua derrota nas urnas, o prefeito vem promovendo demissões em massa e atrasando os salários, algumas categorias ainda não receberam o mês de setembro.  

Estamos consumindo carne sem inspeção

 No rol das demissões em massa, promovidas pelo Prefeito Nemias, está a do único veterinário, Dr. Sílvio Jader, responsável pela inspeção da carne que comemos.
Atualmente, Custódia abate 250 bovinos por mês, 600 ovinos e caprinos e 100 suínos, que são destinados ao nosso mercado local. Pela lei, todo animal, antes de ser abatido, precisa passar por uma inspeção, para atestar se o animal está em condições de ser abatido e consumido. O animal pode está doente ou gestante, por exemplo. Há inclusive doenças que são transmissíveis ao ser humano. Então imaginem o risco que corremos nesse momento, ao consumirmos carne sem qualquer inspeção.
Alegar problemas de falta de recursos nesse caso seria incabível, pois, parra cada animal abatido se paga uma taxa ao tesouro municipal. No caso dos bovinos essa taxa é de 20,00 por animal, ovino e caprino, 3,00 e suíno 6,00. Por mês se arrecada R$ 7.400,00, um valor bem superior ao salário do veterinário.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Prefeito quer fechar Casa de Apoio

Em visita à Casa de Apoio, em Recife, no dia de ontem, o prefeito eleito, Luiz Carlos ficou sabendo que o atual prefeito já avisou que a Casa fechará suas portas no próximo dia 30 de novembro, deixando os doentes que fazem tratamento, na capital, no olho da rua.
Luiz Carlos relatou, na Reunião desta terça-feira, que as pessoas que utilizam a Casa de Apoio estão revoltadas e desesperadas, porque não têm para onde ir, nem onde ficar. É mais uma atitude criminosa, desumana e irresponsável, declarou Luiz Carlos.
O Vereador Gilberto de Belchior fez mais uma denúncia, da Tribuna, contra os atos praticados pelo atual prefeito, nesse final de gestão: os saques que estão ocorrendo nas escolas, a utilização de máquinas da prefeitura para uso privado (aluguel), o atraso no pagamento dos servidores, o lixo que toma conta das ruas, a falta de médicos, no hospital e postos de saúde, a paralisação de obras, etc.
Gilberto disse, da Tribuna, agora a pouco, que é um grande contrassenso, a prefeitura fazer calçamentos, em tempo record, na Vila Mutirão, deixando outras tantas obras paralisadas. Esse calçamento, disse Gilberto, é mais uma obra irresponsável, pois contraria uma lei federal que só permite transferências de recursos federais, para obras de calçamento, quando for comprovado que já existem serviços de água e esgoto implantados.
O vereador disse ainda ter certeza que esse calçamento, de ultima hora, no Mutirão, não está sendo feito por amor àquele povo, porque se assim fosse ele teria levado outros benefícios nesses doze anos no poder. Ele esta fazendo para "lavar" dinheiro e desviar o máximo que puder nesse resto de mandato. É só analisar a qualidade da obra e comparar com a despesa que ele vai apresentar, na prestação de contas.
Os vereadores aprovaram requerimento pedindo explicações ao prefeito e se colocando contrários a atitude.

domingo, 11 de novembro de 2012

A imágem de Custódia hoje

Com a demissão em massa dos contratados e o abandono das nossas praças, ruas e jardins, os animais estão fazendo a festa. Até a Praça Pe Leão já está sendo invadida pelos animais.
As cenas mais patéticas ficam por conta das ruas, onde os animais reviram o lixo abandonado, em busca de comida. É o retrato do desprezo e do abandono. Custódia não merece isto! Será que depois de três mandatos de prefeito, onde todos da panelinha estão saindo arrumadinhos, não deviam pelo menos entregar a cidade bem cuidada? Que essas cenas não caiam no esquecimento do povo, tão facilmente!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sai a Comissão de Transição de Custódia


Cristiano é o coordenador da Comissão do novo governo
Finalmente o Prefeito Nemias respondeu ao pedido de instalação da Comissão de Transição, através do Ofício GBA/424/2012, colocando todos os atuais secretários municipais como membros da comissã0, tendo o Procurador Jurídico, Edilson Xavier como coordenador.
Pelo lado do Prefeito Eleito, Luiz Carlos, a Comissão de transição será composta por: Jailson Simões, Vagner Moura e Dr. Rivelino, tendo Cristiano Dantas como coordenador.
Edilson Xavier irá coordenar a Comissão pelo governo atual
Já está sendo agendada a primeira reunião para a próxima terça feira, que deverá acontecer no Anexo da Câmara de Vereadores, quando será elaborada uma pauta para os trabalhos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Máquina da prefeitura está sendo alugada


O Vereador Gilberto de Belchior denunciou ontem da tribuna da Câmara Municipal, a utilização da máquina perfuratriz, da prefeitura, a título de aluguel, o que é vedado por lei.
Gilberto advertiu que a prefeitura, enquanto órgão público, não pode cobrar pelos serviços que presta à população. É muito estranho que essa perfuratriz tenha ficado durante toda campanha perfurando poços, em troca de votos, sem cobrar nenhum valor monetário. Agora, depois da eleição, a máquina é entregue a particulares, como se a máquina fosse deles.
É realmente perniciosa essa relação que o prefeito tem para com seus cúmplices. Acredito que ele tenha ficado com muitas dívidas de campanha e agora esteja pagando parte dessa dívida com máquinas da prefeitura, trabalhando em forma de aluguel.
A lei proíbe essa forma de prestação de serviço, porque assim, quem acaba pagando a conta é o cidadão, que nada tem a ver com isto. Quando essa máquina for entregue ao novo prefeito, quem irá pagar a conta para recuperá-la? Claro que a prefeitura e consequentemente a população.
O Vereador Paulino defendeu a utilização da máquina em forma de aluguel, mas, de acordo com moradores da Região de Quitimbu, ele seria um dos interessados nesses serviços.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Prefeito eleito vai à Brasília

Depois de participar de uma reunião, nessa segunda feira, dia 05, com o Secretário de Agricultura, Ranilson Ramos, o Prefeito Luiz Carlos viajou para Brasília, onde pretende incluir recursos no Orçamento da União, para ações no município, voltadas principalmente para abastecimento d’água, saneamento e infraestrutura.
A grande preocupação, a partir de sua posse, será resolver os problemas deixados pela atual administração, principalmente no dia respeito às dívidas com o INSS, que impedem a captação de recursos através de convênios. O Vereador Gilberto de Belchior acha que o novo prefeito terá que escalar uma boa assessoria técnica para equacionar os problemas das dívidas o mais rapidamente possível, bem como para elaboração de bons projetos, o que irá facilitar a captação de recursos.
Na Secretaria de Agricultura, o Prefeito, juntamente com os vereadores, Gilberto de Belchior e Luciano Lira, pediram providências para o enfrentamento da seca, que continua castigando a região. Entre as providências solicitadas estão: recuperação dos dessalinizadores de Quitimbú, Samambaia, Caiçara, Ingá e Maravilha; a instalação de poços artesianos e a contratação de carros pipas.

Humberto Costa fala sobre a seca, no Senado

Matéria da Folha de Pernambuco, de hoje

Após visitar, no último fim de semana, municípios do Sertão pernambucano, entre eles Custódia, o senador Humberto Costa subiu, nesta terça-feira (30), à tribuna para falar sobre o problema da seca. Para o petista, a situação crítica exige uma articulação entre o Congresso, os gestores e a União. O pedido do petista entre em consonância com o discurso do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Em carta endereçada à presidente Dilma Rousseff (PT), o líder socialista cobrou agilidade em ações federais no que se refere ao combate à estiagem no Semiárido nordestino.

sábado, 27 de outubro de 2012

Humberto Costa participa de reunião em Custódia


 O Senador Humberto Costa, juntamente com o Presidente do PT, Deputado Pedro Eugênio, com o Ex-prefeito de recife e Deputado Federal, João Paulo e o Deputado Estadual, Manoel Santos, participaram de reunião na Câmara de Vereadores de Custódia, neste sábado, onde se debateu a conjuntura atual dos municípios, a seca, os projetos a serem encaminhados pelo Prefeito Luiz Carlos, além de outros temas que foram abordados pelos parlamentares e pelas lideranças locais.
João Paulo discorreu sobre as dificuldades que os municípios irão enfrentar a partir janeiro, em virtude da queda de arrecadação, que tende a se agravar, por causa da diminuição da atividade econômica, não só no Brasil, mas internacionalmente.
O deputado Pedro Eugênio iniciou sua fala relembrando a contribuição dada pelo ex-prefeito Belchior e seu filho Gilberto, na campanha de Arraes e no seu segundo governo, quando ele era Secretário de Agricultura e Gilberto desempenhava importante missão na Cisagro. Eugênio defendeu uma anistia ampla para as dívidas dos agricultores junto aos bancos, ideia que também foi compartilhada por Humberto Costa e João Paulo.

O Senador Humberto Costa, colocou seu gabinete a disposição do prefeito e prometeu articular uma reunião dos prefeito do PT com uma equipe técnica, a fim de sejam prestadas todas as orientações a respeito de emendas, projetos e toda burocracia que existe na tramitação pelos ministérios. Não irá faltar apoio ao novo governo em Brasília, garantem os parlamentares.
O Vereador Gilberto de Belchior destacou a importância das obras da transnordestina e da transposição, que precisam ter suas obras retomadas e que, depois de concluídas, podem impulsionar atividades econômicas que possam gerar empregos e renda para a nossa região, como por exemplo, o desenvolvimento de toda cadeia avícola, despe a produção de ração, de frango e até mesmo o abate.
Com essas obras, Custódia ficaria numa posição privilegiada, porque essas duas obras estarão se cruzando em nosso território. Por aqui irão passar o grão (soja e milho), trazidos diretamente da fonte produtora (sul do Piauí e do Maranhão), com um custo de frete mais barato e a água, do São Francisco, uma das melhores do planeta, que aliado ao clima favorável, a boa logística, a oferta de mão de obra, alem de outros fatores favoráveis, deixarão Custódia numa posição extremamente competitiva nesse tipo de atividade econômica. Mas, para que possamos tornar esse sonho realidade, precisamos sensibilizar o governo e os empresários, com o apoio dos senhores que aqui se encontram, concluiu Gilberto.
O Prefeito Luiz Carlos, que presidiu a reunião, agradeceu a visita dos parlamentares e o apoio prometido, reafirmando seu compromisso de fazer um governo participativo, sendo batante elogiado pelo ex-prefeito João Paulo, que aplicou com sucesso, em Recife, essa forma de governar.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Prefeito Luiz Carlos na Rádio Itapuama

Do blog do Magno

Custódia: prefeito eleito denuncia cortes na saúde e na educação


Durante entrevista concedida na manhã da última quinta-feira (25) à rádio Itapuama FM, o prefeito eleito de Custódia (Sertão do Moxotó, distante 340 km do Recife), Luiz Carlos (PT), denunciou o cancelamento da utilização de ônibus para o transporte de alunos que estudam em cidades vizinhas ao município. Para o petista, a comunidade está sendo punida por não ter eleito Dra. Anne, candidata do atual prefeito, Nemias Gonçalves de Lima (PSB).
Ao longo da conversa, o petista enumerou diversos problemas enfrentados pela população. “A cidade tem hoje um hospital ultrapassado, saneamento precário, desabastecimento de água seríssimo e uma educação ruim em relação aos outros municípios”, criticou. Luiz Carlos afirmou, também, não acreditar que haja democracia no processo de transição, baseando seus argumentos no não pronunciamento por parte da atual administração quanto ao ofício enviado por ele, onde solicita os nomes que constituirão a equipe de transição.
O prefeito eleito ainda revelou que recorreu ao Ministério Público Federal porque todos as unidades do Programa de Saúde da Família de Custódia foram desativados, ficando apenas uma atendente. Médicos, enfermeiros, dentistas e agentes de saúde foram dispensados. Ele disse ainda que identificou profissionais inscritos nos PSFs e que nunca prestaram serviços.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Prefeito eleito de Custódia vai à Compesa


O prefeito eleito, Luiz Carlos, juntamente com o Primeiro Secretário da Câmara Municipal, Vereador Gilberto de Belchior e os vereadores, Nidinho de Biu e Luciano Lira estiveram com a diretoria da Compesa, ontem pela manhã, na companhia do Deputado Júlio Cavalcante, para cobrar providências com relação ao abastecimento d’água da cidade.
A ativação da adutora de Fátima através do reservatório do Cruzeiro, para atender aos bairros do Cruzeiro, da Cohab, do Mandacarú e adjacências, foi a principal reivindicação, além de providências junto a SCAVE, com relação a reposição de calçamentos, que tem deixado a desejar, segundo as lideranças do Município.
A contratação de carros pipas para atender, emergencialmente, as áreas sem água, foi outro assunto da reunião, o que se faz desnecessário caso o sistema de Fátima seja ativado, esclarece o Vereador Gilberto.
O diretor de Operações do Sertão, Dr. Fernando Lobo garantiu que será enviada uma equipe para avaliar a situação da Adutora de Fátima, com relação a vazamentos e perfurações para desvio de água, e que, em quinze dias haverá outra reunião com as lideranças políticas, para definir as providências que deverão ser tomadas, para que haja a ligação do sistema de abastecimento.
A Caixa d’água do Cruzeiro irá atender aos Bairros do Cruzeiro, Cohab, Mandacaru e adjacências. Com isto, nós iremos desafogar o restante da cidade, que será abastecida pelos reservatórios antigos e outro novo que já se encontra em fase de conclusão, na Estação de Tratamento da Compesa.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Custódia parou

Obra da Central de Abastecimento paralisada

Atendendo as reclamações da população, a respeito da falta de médicos, dentistas e dos serviços que a saúde pública deveria está prestando, os vereadores, Gilberto de Belchior, Nidinho de Biu e Luciano Lira realizaram uma visita aos postos de saúde da cidade, nessa sexta-feira, dia 18 e não encontraram nenhum profissional, médico ou dentista trabalhando, em nenhum deles.
Na policlínica da Redenção os vereadores foram informados que o prefeito afastou o psicólogo, o pediatra, a nutricionista e o ginecologista, deixando a população sem os serviços prestados pelos respectivos profissionais.
Nesse último domingo não havia nenhum médico na Unidade Mista Elizabeth Barbosa e uma adolescente com suspeita de fratura na perna teve que ser levada para Arcoverde, sem encaminhamento.
A população reclama da falta de medicamentos, de exames e faz fila no hospital a espera de um médico.
Os programas sociais também estão sendo prejudicados, depois da derrota do prefeito nas urnas. O “MÃE CORUJA”, criado pela esposa do Governador, Renata Campos, para apoiar as gestantes, foi despejado da casa que era alugada pela prefeitura e agora está funcionando, precariamente, no prédio do IPA, no mesmo ambiente onde os técnicos atendem aos agricultores.
Os animais estão por toda parte, sujando a cidade e destruindo as praças, como é o caso da Praça Elpídio Pires. Em todos os lugares o que se vê são animais espalhando o lixo a procura de alimentos.
Tudo está parado. As obras, a limpeza pública, as máquinas que trabalhavam incessantemente, na compra de votos, alguns caminhões pipas que ainda rodavam, até os carros do transporte escolar foram reduzidos. Será que a ordem agora é “ECONOMIZAR PARA DESVIAR”?
Uma coisa que nos preocupa é a possibilidade de sucateamento do patrimônio público, como por exemplo, a retirada de peças e acessórios de veículos, máquinas e equipamentos, bem como de mobiliários e outros bens que eventualmente não constem em nenhum inventário, adverte o Vereador Gilberto. Nós temos muitos servidores dentro das diversas secretarias e departamentos, observando tudo que acontece. O nosso prefeito eleito certamente irá fazer uma auditoria em toda administração, até para não correr o risco de assumir responsabilidades por eventuais erros da atual gestão.
Uma coisa é certa: O prefeito colocou toda a máquina pública a serviço de uma eleição e agora, derrotado nas urnas, não tem mais nenhum interesse na população. Precisa, certamente, cortar gastos para cobrir o rombo deixado pela campanha.
Não poupa sequer os contratados, que vestiam a camisa vermelha e ajudavam a encher os eventos da campanha e agora são dispensados, como diz o velho ditado: “com uma mão na frente e a outra atrás”.