sexta-feira, 10 de maio de 2013

Publicados os editais de licitação do Projeto São Francisco

O Ministério da Integração Nacional publicou, nesta semana, no Diário Oficial da União, os avisos de licitação das Metas 3N e 3L do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Os editais têm como objetivo a execução das obras complementares de cinco lotes: o Lote 6, em Mauriti (CE); o Lote 7, em São José de Piranhas (PB); o Lote 10 e o Lote 11, em Custódia (PE); e o Lote 12, em Monteiro (PB).

Com a conclusão do processo licitatório da Meta 3N, os trechos do Lote 6, em Mauriti (CE) e no Lote 7, em São José de Piranhas (PB) serão retomados no Eixo Norte.  No Eixo Leste, as atividades dos Lotes 10, 11 e 12 serão reforçadas nos municípios de Custódia e Monteiro (PB).

 Para intensificar o ritmo das obras do Projeto São Francisco, o Ministério da Integração Nacional tem reforçado as frentes de trabalho. Nos últimos cinco meses, foram emitidas cinco ordens de serviço, sendo duas para o Eixo Norte e três para supervisão de obra nos dois eixos (Norte e Leste). Desde dezembro do ano passado, o empreendimento já soma mais de mil contratações.

Atualmente mais de cinco mil trabalhadores atuam diariamente nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além disso, no Eixo Norte, nas obras executadas em São José de Piranhas (PB), Salgueiro e Cabrobó (PE), há trabalhadores atuando 24 horas por dia.

Outro certame licitatório está em fase final: o das Metas 1L e 2L. Com a conclusão deste processo, mais de 1,5 mil pessoas deverão ser contratadas. Até o final de junho, todos os contratos das obras complementares do Projeto São Francisco estarão firmados. Com isso, o número de trabalhadores mobilizados chegará a seis mil.

O Projeto São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica já realizada no Brasil e está entre as maiores do mundo. Após analisar várias alternativas, ficou constatado que a integração do rio às bacias do Nordeste Setentrional é o mais eficiente para garantir o fornecimento adequado de água para região.


Do Blog do Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário