quarta-feira, 29 de maio de 2013

Segurança Pública




O prefeito Luiz Carlos, juntamente com os vereadores Gilberto de Belchior, Uilson Leandro e Rony Barbalho teve audiência com o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, para reivindicar algumas providências com relação à segurança pública em Custódia.
Acompanhado pelo deputado, Júlio Cavalcante eles pediram urgência pela nomeação de um delegado titular para o Município, que há mais de dois meses está sem delegado.
O vereador e 1º Secretário, Gilberto de Belchior entregou ao Secretário Damázio um Requerimento, aprovado em plenário, solicitando providências com relação a apreensão de armas, com registro na Polícia Federal. Os vereadores querem a suspensão imediata dessas apreensões, porque, o foco da política de desarmamento deve ser os bandidos e não o cidadão de bem, trabalhador, a maioria agricultores sofridos pela estiagem que castiga a região.
O governo incentivou e facilitou o registro de armas, fazendo com que o cidadão de bem registrasse sua arma, coisa que bandido nenhum o faria, alega Gilberto em seu Requerimento. Agora, na hora de renovar esses registros, o cidadão tem enormes dificuldades pela frente, como curso de tiro, psicotécnico, pagamento de taxas, viagens, coisas que o homem do campo, muitas vezes semianalfabeto não pode fazer. Muitos policiais, se aproveitando de informações privilegiadas (relação das pessoas com registro de armas), se dirigem as residências dos que têm registro, apreendem essas armas, trazem os proprietários delas para a delegacia, onde são autuados e têm que pagar fiança para não ficar preso.
Os  vereadores ainda pedem, a suspensão dos inquéritos e uma mudança na forma das abordagens: Em vez de apreensão e detenção,  os policiais, ao encontrar alguém com arma em sua residência, com registro vencido, que aconselhem essas pessoas a entregarem suas armas ou definam um prazo par a renovação do registro. Dessa forma, o bônus oferecido pelo governo ficaria com o proprietário que entregar sua arma e não com o policial.

O Secretário, Wilson Damázio destacou a política de desarmamento do Estado, mas deixou bem claro que a prioridade nesse momento não é desarmar o cidadão, mas o bandido e prometeu analisar todas as reivindicações e atender o que for possível, inclusive a que pede o fortalecimento da Patrulha Rural e a nomeação de um delgado.
O prefeito e os vereadores ficaram impressionados com a capacidade e a seriedade do secretário, que já foi superintendente da PF, onde também desempenhou diversas outras funções de destaque, a nível regional e nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário